terça-feira, 30 de julho de 2013

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE MARGARINAS E CREMES VEGETAIS?

Cremes Vegetais ou Margarinas?
maragarina ou creme vegetal


Análise feita pela PRO TESTE Associação Brasileira de Defesa do Consumidor apontou os cremes vegetais como opções mais saudáveis (com menores teores de ácidos graxos saturados e trans). Melhores até que as margarinas lights. No teste de degustação não se percebeu a diferença entre as margarinas e os cremes vegetais, nem mesmo entre normais e lights.

A Associação levou para o laboratório 39 produtos, sendo 22 margarinas tradicionais, 11 margarinas lights, 5 cremes vegetais e um creme vegetal light, todos com sal. Foram analisadas as diferenças, vantagens e desvantagens para a saúde, rotulagem, quantidade e qualidade da gordura, do sal e, por fim, qual o mais gostoso.

O problema é que nem mesmo lendo a embalagem o consumidor consegue distinguir os diferentes produtos. A informação, nem sempre estava nos rótulos. Nenhum dos rótulos analisados foi considerado ideal. A denominação errada do fabricante e a indicação da temperatura de conservação foi o que mais tirou ponto na avaliação das marcas. A Doriana light informa no rótulo que é um creme vegetal light, e logo abaixo, em espanhol, que é margarina light.

Havia uma margarina com 80% de gordura e outra, com 20%. Por isso, foram encontradas margarinas comuns “mais lights” do que as comuns. Isso se deve à legislação do setor que é muito permissiva. Tão permissiva que nem garante que os cremes vegetais estejam livres de gordura animal. Por isso, a PRO TESTE, com base nos resultados desta avaliação, notificará o Ministério da Agricultura e a Anvisa por permitirem o desrespeito ao consumidor.

Ao final, o creme vegetal Sadia Vita ficou com o título de o melhor do teste e a escolha certa ficou com o Deline Lanche. Nesta avaliação houve ainda um produto considerado o barato do teste: o Soya. Ele apresenta qualidade acima de aceitável e com um preço bem abaixo dos demais. Entre as margarinas light o título de o melhor do teste, e de a escolha certa, ficaram com a Qualy Light e, entre as tradicionais, com a Qualy Cremosa. A íntegra da avaliação na revista PRO TESTE é distribuída exclusivamente aos 150 mil associados e disponibilizada no site: www.proteste.org.br .

Foram testados os cremes vegetais: Sadia Vita, Deline Lanche, Becel, Becel Pró-Active e Soya Lanche. E Doriana como creme vegetal light. Entre as margarinas lights foram avaliadas: Qualy light, Primor light, Delícia light, Carrefour Cremosa Light, Extra Light, Good Light (Pão de Açúcar), Great Value Light (Wal-Mart), Mais por Menos Light (Wal-Mart), Piraquê Light, Sendas Light, e Vigor Light.

Entre as margarinas tradicionais foram analisadas: Qualy cremosa, Leco cremosa, Doriana Vital, Delícia cremosa, Cyclus Saúde, Doriana Cremosa, Claybom cremosa, Mesa, Cyclus Vitalidade, Carrefour cremosa, Mesa, CompreBem cremosa, Extra cremosa, Franciscano, Great Value (Wal-Mart), Pão de Açúcar cremosa, Piraquê Alva, Piraquê cremosa, Piraquê Lev & Cremosa, Primor cremosa, Sendas Cremosa, Vigor cremosa e Villalva.

Nenhum comentário: