domingo, 28 de julho de 2013

PAPA FRANCISCO E OS CALHORDAS POLÍTICOS BRASILEIROS

Fiat Idea - Lançado no Brasil no fim de 2005, a minivan Idea é oferecida atualmente em três opções de acabamento e de motorização (Attractive 1.4, Essence 1.6 e Adventure 1.8). Para sua estada no Brasil, o papa Francisco pediu uma versão sem blindagem, acessórios ou vidros escurecidos
Fiat Idea - Lançado no Brasil no fim de 2005, a minivan Idea é oferecida atualmente em três opções de acabamento e de motorização (Attractive 1.4, Essence 1.6 e Adventure 1.8). Para sua estada no Brasil, o papa Francisco pediu uma versão sem blindagem, acessórios ou vidros escurecidos - Divulgação

O despojamento do papa Francisco e a proximidade com o povo brasileiro durante sua visita destoam das autoridades que já estiveram no Brasil. O estilo do pontífice em nada lembra o do emérito Bento XVI, durante sua estada no Brasil, em maio de 2007, quando usou uma versão do papamóvel baseada no utilitário esportivo Classe M 2007, fabricado pela Mercedes-Benz e equipado com uma cabine fechada por vidros blindados.
Mesmo tendo um papamóvel novo em folha, um SUV Classe M 2012, também baseado num Mercedes, o papa Francisco preferiu trazer para a Jornada Mundial da Juventude um veículo mais antigo, baseado em um jipe Classe G. O modelo, de carroceria aberta e pintada de branco, foi utilizado em percursos curtos e lentos. Para trajetos mais longos, o papa usou uma minivan Idea, cedida pela Fiat do Brasil, com a placa SCV (Stato della Città del Vaticano).
A Idea fabricada em Betim (MG) é quase duas vezes menor que o SUV Chevrolet Suburban blindado da comitiva do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante sua visita no fim de maio. Porém ele é apenas um coadjuvante diante do Cadillac One, a limusine usada por Barack Obama em seus deslocamentos por terra e fabricada pela Cadillac a partir de uma versão alongada do sedã de luxo DTS 2008. Apelidado de "The Beast" ("A Fera"), o veículo tem entre outros itens blindagem com materiais como aço, titânio, fibra de carbono e cerâmica - e com espessura de 12 centímetros. As portas, a parte mais vulnerável do carro, trazem proteção balística de 20 cm e o assoalho é reforçado por uma placa metálica de 13 cm, resistente a explosões.
Dias antes de Joe Biden desembarcar em Brasília, Nicolás Maduro, recém-eleito presidente da Venezuela, foi ao Palácio do Planalto em um sedã Azera 2012, da Hyundai. O mesmo modelo serviu ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, durante a Copa das Confederações, sediada no Brasil em junho - a Hyundai era patrocinadora do torneio. Mais humildes, o rei da Holanda Willem-Alexander e o presidente da República da Irlanda, Michael Higgins, foram vistos desfilando pelas ruas de Brasília, no fim do ano passado, a bordo de sedãs Chevrolet Omega 2010 cedidos pelo governo brasileiro.

Nenhum comentário: