segunda-feira, 15 de julho de 2013

BNDES BENEFICIOU EIKE BATISTA

Negócios

BNDES alterou contrato para beneficiar empresas de Eike, diz jornal

O banco de fomento estendeu recursos e diminuiu as exigências em 15 contratos no valor de 10,7 bilhões de reais com empresas do grupo X

Empresário Eike Batista
Empresário Eike Batista (Marcos D'Paula/AE)
Contratos de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sofreram alterações para beneficiar empresas de Eike Batista, segundo reportagem desta segunda-feira do jornal O Estadao de S. Paulo. As mudanças adiaram prazos, estenderam recursos e relaxaram exigências. Documentos enviados ao Congresso e obtidos pelo veículo mostram que foram firmados 15 contratos no valor de 10,7 bilhões de reais com empresas do grupo, de janeiro de 2009 a dezembro de 2012, com juros baixos, garantias em ações das próprias companhias ou bens que ainda seriam adquiridos.
Uma das prorrogações foi assinada a apenas quatro dias do prazo em que a empresa deveria ter feito o pagamento. Em 15 de setembro de 2012 a UTE Parnaíba, que tem a MPX como sócia, deveria ter pagado ao BNDES 242,7 milhões de reais. No dia 11 de setembro de 2012, porém, um aditivo mudou o pagamento para março de 2013.
O adiamento ocorreu também em contrato de 240 milhões de reais firmado em dezembro de 2009 com a empresa UTE Porto de Itaqui Geração de Energia S.A., que tem a MPX como sócia. O contrato original previa amortização equivalente a cinco parcelas em junho de 2012, mas um aditivo postergou a quitação em 13 meses.
Outro acordo, com a Porto do Pecém Geração de Energia, na qual a MPX está envolvida, o BNDES prorrogou a exigência de desempenho técnico em seis meses: de dezembro de 2011 para junho de 2012.

Nenhum comentário: