segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

CÂMARA DE SÃO JOSÉ E A SUA CAIXA PRETA


REGIÃO
Jornal O VALE
January 1, 2012 - 04:02

Gastos dos vereadores são mantidos em sigilo na Câmara

Câmara de São José
Victor Moriyama
Não há hoje qualquer mecanismo de transparência que permita ao eleitor fiscalizar despesas individuais de cada político
Filipe ManoukianSão José dos Campos
Os gastos individuais dos vereadores das duas maiores cidades do Vale do Paraíba, São José dos Campos e Taubaté, com combustível, divulgação da atividade parlamentar, celular, entre outros, são mantidos em sigilos pelas Câmaras.
A opção por esconder as despesas de cada gabinete segue política contrária à adotada nas outras esferas do Poder Legislativo --a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa.
Na região, entre os grandes municípios, apenas Jacareí permite que o eleitor tenha acesso à prestação de contas dos vereadores.
Na prática, o eleitor hoje consegue ter, por meio dos Portais de Transparência, apenas uma visão global do quanto as Câmaras gastam.
A forma como as despesas são conduzidas dentro de cada gabinete, porém, é uma incógnita. Em alguns casos, os próprios vereadores admitem a falta de transparência, amplamente criticada por cientistas políticos.
“Gostaria muito que cada vereador prestasse contas individualmente. Mas os próprios vereadores não aceitam. Talvez com a imprensa cobrando, com a população em cima, a gente consiga forçar essa prestação”, admitiu o presidente da Câmara de São José, Juvenil Silvério (PSDB).

Obscuro. A Câmara de São José, inclusive, tem um agravante no que diz respeito à prestação de contas individual por gabinete.
Na cidade, cada vereador recebe, mensalmente, R$ 23.888 mil para contratar até 11 assessores.
Não há qualquer mecanismo de transparência que permita ao eleitor fiscalizar a aplicação dessa verba.
Nos últimos 10 anos, o Ministério Público chegou a investigar denúncias de que alguns vereadores cobrariam pedágio dos assessores.
Eles ficariam com parte do salário do assessor sob ameaça de demissão. No entanto, inquéritos foram arquivados por falta d e provas.
Diferentemente, em Taubaté, os salários dos seis assessores a que cada vereador tem direito, é pago diretamente pela administração da Câmara.
As duas Câmaras, contudo, mantém em sigilo quanto cada vereador gasta com regalias como combustível, papel sulfite, celular e postagens.

Avaliação. A não transparência com as despesas individuais dos vereadores, fere princípios básicos da Constituição, na avaliação do sociólogo político Alacir Arruda.
“O serviço público é regido pelo princípio da publicidade e da moralidade. Por se tratar de um gasto público, o mínimo que o político deve fazer é prestar suas contas, de forma integral”, afirmou.
Cientista político e professor da Unitau (Universidade de Taubaté), Fábio Ricci, em acordo com o vereador Juvenil, identifica uma falta de mobilização da sociedade civil para cobrar maior transparência dos vereadores.
“Temos que aprofundar a transparência, mas, para tanto, é preciso de que sociedade civil, instituições, cobrem, fiscalizem os vereadores”, afirmou o professor.
Para ele, existe hoje dentro de muitas Câmaras “um corporativismo muito grande”, em que “um encoberta o outro”. “É o que acontece no caso dos gastos por gabinete. Não se exige isso entre os vereadores porque é interessante para que eles que a situação fique assim”, completou Ricci.

Outro lado.
 Presidente da Câmara de São José, Juvenil afirmou que voltará a discutir com os vereadores da cidade maneiras de ampliar a transparência neste ano.
Por sua vez, o presidente na Câmara de Taubaté no ano passado, Jeferson Campos (PV) afirmou que a Casa “já é transparente”, e que as despesas efetuadas hoje pelos vereadores “é necessária para as atividades parlamentares”.

ENTENDA O CASO
TransparênciaLei sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em maio de 2009, exige que os órgãos públicos disponibilizem todos os seus gastos em Portais da Transparência

ModeloNo Legislativo, a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa mantém o Portal da Transparência, detalhando gastos da Casa, e outro mecanismo para mostrar as despesas individuais de cada gabinete com viagens, postagens, telefone, entre outros

Região
Em São José dos Campos e Taubaté, maiores cidades do Vale do Paraíba, porém, os gastos dos gabinetes dos vereadores são mantidos em sigilo

AgravanteEm São José, ainda há um agravante. Cada vereador recebe R$ 23,8 mil por mês para contratar assessores. Não há nenhum mecanismo para fiscalizar a aplicação dessa cota parlamentar para contratações
 
O povo unido,as classes representativas desta cidade, fazendo uma vigília constante e manifestando-se, exigindo transparência e levantandos dados sobre estes vereadores e outros que por lá passaram e estão enfurnados na administração municipal desta e de outras cidades e no próprio estado, forçando-os a saírem desta caixa preta e de outras, somente assim, a lisura estará a vigorar nesta cidade, neste estado e neste país.É realmente uma pouca vergonha...pobretões agora são milionários ou estão com a vida ganha, " somente com o salário da vereança?". Isto é incrível! MP, TCU, PF, MF, não se manisfestam e ainda vem uns caras de paus dizendo que não pretendem fazer uso do aumento e ainda registram em cartório., mas é claro que não! Não querem o leite, querem é a gordura que é mais consistente. Pobre Pátria Amada, pobre cidade... Um dia, tudo irá mudar, com certeza! E um aviso aos espertalhões ou que se acham espertos, o caixão de vocês não tem e não terão gavetas, entenderam? Irão deste mundo, como vieram e com um agravante, com a consciência pesada, muito pesada. Pensem neste fato!
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 02/01/2012 06:04
Fala sério!!!! Se não é, mais uma vez, O VALE esse desmando se perpetuaria... E o dinheiro que foi pago para realização do concurso que foi anulado??? Fica por isso mesmo?
Comentado por Atila, 01/01/2012 22:14
NÓS TEMOS AS ELEIÇÕES EM OUTUBRO PARA TIRAR QUEM NAO PERMITE A TRANSPARENCIA DAS CONTAS MUNICIPAIS. POVÃO OUTUBRO TAÍ...
Comentado por critico, 01/01/2012 17:45
TCU NELES!!. TCE NELES!!. CADÊ A AUDITORIA DO ESTADO NELES?. SENHORES DO TRIBUNAL DE CONTAS ESTADUAL, ISTO ESTÁ CORRETO???. NÃO DEVERIA HAVER TRANSPARENCIA NA PRESTAÇÃO DE CONTAS MUNICIPAL?. CADE A IMPRENSA ALÉM DO JORNAL O VALE (PARABENS AO OVALE PELA NOTICIA), MAS QUERO VER ESTA REPORTAGEM NO VNEWS!. NÃO TEM TRANSPARENCIA?. NÃO TEM PRESTAÇÃO DE CONTAS?. ACORDA POVÃO!!!.
Comentado por critico, 01/01/2012 17:43
Parabéns aos nobres vereadores, pelos nomes dados as ruas,avenidas,pontes,praças e demais logradouros públicos.
Comentado por sergio tulio tucci, 01/01/2012 17:36
Esse juvenal é um cara de pau. Isso sim, como que ele pode dizer uma coisa dessa, sendo que ele faz parte da maioria da camara?? Então pq ele num fez uma proposta de lei e colocou para aprovação para liberar esses dados obscuros que eles fazem tanta questão de esconder.. Por que não convem a ninguem, a povo tem que ir lá QUEBRAR o pau, queimar o filme deles, para que assim seja feita essa mudança... VERGONHOSO.. temos que renovar 100% dessa camara.
Comentado por Paulo, 01/01/2012 17:13
PQP!! ESSES RATOS NÃO SE EMENDAM,É TUDO FARINHA DO MESMO SACO,NÃO VALEM NADA. SE VC JUNTAR TODOS ELES NUM SACO,AMARRAR A BOCA E JOGAR NO CÓRREGO SENHORINHA(POLUÍDO),É CAPAZ DE SER MULTADO PPO ESTAR JOGANDO PORCARIA NO RIO. CHEGAMOS EM 2012, E ESTE ANO TEREMOS ELEIÇÕES,É CHEGADA A HORA DE EXTERMINAR ESTES POLITICOS PROFISSIONAIS DA CIDADE, QUE SÓ TRABALHAM PARA SI,E AOS SEUS,CHEGA!! NÓS NÃO PRECISAMOS DESSES POLITIQUINHOS DE QUINTA,POIS OQUE ELES FAZEM, QUALQUER UM FAZ(BATIZAR RUAS E PRAÇAS,HOMENAGEAR CABEÇA DE BAGRE,ETC),E DIZER AMÉM AO SEU DONO(O PREFEITO), É ISSO MESMO, SÓ OBEDECEM AO PREFEITO,SÓ DIZEM AMÉM A ELE, É O CORPORATIVISMO MAIS DESCARADO QUE JÁ VI. FORA CAMBADA,OUTUBRO ESTA AÍ!!
Comentado por Nilton Sales, 01/01/2012 15:08
O QUE VOCÊS ME DIZEM DO ALEXANDRE DA FARMÁCIA. POBRE DO SANTA INEZ E HOJE TEM UMA MANSÃO NO COLINAS !!! O POVO DO SANTA INEZ TÁ P...!!!
Comentado por sapucahy, 01/01/2012 14:09
É POR ESSAS E OUTRAS QUE NINGUÉM QUER PERDER A BOQUINHA !!!
Comentado por sapucahy, 01/01/2012 14:07
É incrível, criminoso. Os vereadores-tiriricas que chegaram pobres e enriqueceram as nossas custas não prestam contas, fazem o que bem entendem. O pior são as afirmações do professor Fábio Ricci de que o corporativismo existente permite que um vereador-tiririca acoberte o outro. Ou seja, formação de quadrilha sob as vistas grossas ou cegas do Judiciário e do MP. O jornalista Pedro Pórfirio esclarece bem: “Querem a carne seca, a cocada preta, qualquer coisa que lhes sacie os olhos maiores do que a barriga. Cada uma puxa a brasa para sua sardinha. E embora seja farto o coração de mãe, a palavra de ordem é meu pirão primeiro.” - PQP, nunca imaginei que São José dos Campos chegasse a este ponto. Que cidade!
Comentado por Ricardo Faria, 01/01/2012 13:12
Se o ex presidente LULA sancionou a essa lei" Portal da transparência", então porque esses irresponsáveis político da região não o fazem!!, como um rato quer encobertar o outro...; dá nisso, cada POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE!!!, SOLUÇÃO?, 2012 tá chegando( FIM DO MUNDO)!, E COMO OS AMERICANOS TÃO DESCOBRINDO PLANETAS QUE PODEM SER HABITADOS!!!; NÃO DIGO NADA NA HORA "H", ESSES RATOS,COM NOSSO DINHEIRO, BANCAREM UMA VIAGEM E não duvidem se PASSAREM A ENGANAR OS "ETs"!! KKKKKKKK!!!
Comentado por zetty, 01/01/2012 12:45
Bem pelo que parece a oposição é somente para atravancar o andamento dos projetos do executivo. Onde estão os vereadores que sempre são do contra? Como estão gastando esse dinheiro? Porque tem tanto medo de prestar contas? Sempre a mesma maracutaia.
Comentado por Glauco, 01/01/2012 11:46
O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
É expressamente proibida a postagem de comentários discriminatórios, racistas, que ofendam a imagem ou a moral ou que desrespeitem a legislação em vigor. Informamos que seu IP e seus dados serão fornecidos à Justiça, caso seja requisitado por autoridade legal.

Nenhum comentário: