quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

PINHEIRINHO POR DENTRO


Nossa Região
V NEWS
 
Atualizado em: 19h03min - 24/01/2012
Por dentro do Pinheirinho: veja imagens inéditas do local
Barracos de madeira dividiam espaço com casas de alvenaria e até sobrados
Pela primeira vez após a reintegração de posse, a equipe de reportagem da Rede Vanguarda entrou no Pinheirinho. Casas estão sendo demolidas e moradores tentam salvar móveis, roupas e materiais de construção.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda

A Polícia Militar espera finalizar os trabalhos nesta quarta-feira (25) e entregar o terreno à Justiça. As ruas estavam desertas. O barracão, que abrigava reuniões do Movimento Sem-Teto e também missas, está no chão. Alguns moradores, acompanhados por policias e oficiais de justiça, tiravam os móveis das casas. A moradora Sheila juntou os poucos pertences em um carrinho de reciclagem. Durante dois anos, ela morou com o marido em um barraco de madeira. E já pensava em fazer uma casa melhor, de alvenaria. Mas foi surpreendida no domingo, pela Tropa de Choque da Polícia Militar.


“A gente estava feliz porque o líder daqui falou para a gente ficar sossegado porque no fim de semana não ia ter confronto porque eles não poderiam entrar aqui para tirar a gente. Aí pegaram todo o mundo de surpresa às 5h da manhã”.

Ela não aceitou ajuda da prefeitura. Por enquanto está alojada na igreja do Campo dos Alemães. “Perdi o emprego, perdi a casa, agora eu vou lutar para conseguir pagar aluguel”.

Dentro da área invadida há muitos contrastes. Ao lado de barracos de madeira, estão casas de alvenaria, onde percebemos que o morador investiu. Casas bem acabadas e sobrados chamam a atenção. Em uma das casas, o morador fez uma pequena piscina. Ela foi construída em agosto do ano passado, quando já havia uma ordem de reintegração de posse.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda

O morador Oliveira fazia hoje a sua mudança. Ele investiu no Pinheirinho. Abriu uma mercearia e nos fundos construiu uma casa confortável, com piso de cerâmica, azulejos, móveis de qualidade e até projetor de cinema. Agora vai começar uma vida nova mais distante daqui, em Jacareí. “Isso aqui não é nada. Estou levando a minha família, o que sobrar é lucro”.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda

Na área, 40% das casas já foram demolidas, segundo a Polícia Militar. O que se vê é muito entulho pelas ruas. E tratores trabalhando no local. A PM espera entregar o terreno à Justiça até esta quarta. “Até amanhã (quarta), meio dia a gente quer fazer a entrega à Justiça do terreno. Nós estamos com 400 policiais na área e a força tática fazendo patrulhamento. A preocupação nossa não é depois de entregue a área, não é com a área, a área vai ser entregue ao seu proprietário, mas com os moradores da região, aí nós vamos manter um trabalho de policiamento forte”. Ainda segundo o comandante da PM, desde a reintegração, 32 pessoas foram detidas e nove permanecem presas.

Nenhum comentário: