segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

PINHEIRINHO :- STJ diz que reintegração de posse é válida



23/01/2012 - 00h47

STJ diz que reintegração de posse é válida

JULIANNA GRANJEIA
FOLHA
ENVIADA ESPECIAL A SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
O presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Ari Pargendler, decidiu na noite deste domingo que a competência de decisão sobre a permissão de reintegração de posse era da Justiça estadual --o que valida a decisão de retirar os moradores da favela do Pinheirinho, em São José dos Campos (97 km de São Paulo).
Ao longo da semana, um imbróglio entre diferentes esferas do Judiciário fez o caso ser transferido diversas vezes entre a Justiça Federal e Estadual. Esta última foi a que concedeu para os proprietários a ordem de reintegração de posse.
Segundo Ophir Cavalcante, presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), quando há um conflito de competências --quando as Justiças Estadual e Federal se dizem competentes de julgar o mesmo processo--, o STJ é que deve analisar o caso e dizer de quem é a competência.
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região tinha suspendido na sexta-feira (20) a ordem de reintegração de posse da invasão da favela do Pinheirinho. A decisão também devolveu o caso para a Justiça Federal. O desembargador federal Antonio Cedenho, que analisou o caso, entendeu que a disputa envolve a União, já que o governo federal manifestou interesse em participar de uma solução do conflito.
REINTEGRAÇÃO
A Polícia Militar chegou ao local por volta das 6h deste domingo. A ação contou com o apoio da tropa de choque, de helicópteros e de PMs da cidade de São Paulo.
As famílias afirmaram que os policiais usaram balas de borracha e gás de pimenta. Ainda de acordo com o grupo, moradores de bairros vizinhos ao Pinheirinho entraram em confronto com a Guarda Civil, que apoava a PM, e quebraram o alambrado que cerca o Centro Poliesportivo do Campo dos Alemães. O local estava preparado para abrigar os moradores após a reintegração de posse.
Durante a reintegração, a PM deteve 16 pessoas, que depois foram liberadas. Oito carros foram incendiados e, segundo informações oficiais, dez pessoas ficaram feridas. Porém, a reportagem da Folha observou um número maior de feridos durante os confrontos.
Por volta das 23h, o clima na região do Pinheirinho era calmo, porém tenso. A tropa de choque se postava na entrada da área desocupada, enquanto moradores que não aceitaram a retirada se organizavam.
O último confronto entre policiais e moradores ocorreu por volta das 20h, quando um carro foi incendidado na rua que dá acesso à favela. O local fica a dois quarteirões da base montada pela Polícia Militar para a ação de reintegração de posse.
Dois veículos da tropa de choque foram enviados ao local. Muitas explosões e tiros puderam ser ouvidos por quem passava perto da barricada. O Corpo de Bombeiros controlou o fogo por volta das 20h30 e o que sobrou do carro incendiado foi retirado do meio da rua.
As tropas da Polícia Militar permanecerão a postos durante a madrugada desta segunda-feira na área da favela do Pinheirinho.

Nenhum comentário: