terça-feira, 21 de junho de 2011

PREFEITO DE TAUBATÉ (SP) É PRESO PELA PF

Política
VNEWS
Atualizado em: 14h59min - 21/06/2011
Roberto Peixoto é um dos assuntos mais comentados no Twitter
Leia mais: Prefeito e primeira-dama de Taubaté são levados para sede da PF



Credito: Foto: Jornal Contato
Roberto Peixoto é comentado em todo Brasil

O prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto (PMDB), é um dos assuntos mais comentados nesta terça-feira (21), em todo Brasil, no micro-blog Twitter. "Roberto Peixoto" chegou ao "Trending Topics" do Twitter, o ranking com os assuntos mais comentados. O Twitter mede os assuntos do dia em todo o mundo e também entre os usuários do Brasil.

Peixoto no Twitter
O que estão falando de Peixoto no Twitter

O Brasil está tuitando sobre Roberto Peixoto. Laly Dias lamentou: "que vergonha esse Peixoto para Taubaté". Alguns internautas da cidade se surpreenderam com a chegada do prefeito ao Trending Topics nacional: "Roberto Peixoto no 'TT' Brasil (...) Para quem gosta de aparecer como ele, nada como ficar famoso via Twitter", ironizou Fábio Ivo Antunes. Gabriela Castro comemorou: "Roberto Peixoto e sua mulher: merecido serem presos".

Transferência para Polícia Federal

O prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto (PMDB), e a primeira-dama, Luciana Peixoto, foram levados na manhã desta terça-feira (21) para a sede da Polícia Federal em São José dos Campos. Eles foram presos durante a Operação Urupês, da Polícia Federal (PF), que investiga fraudes em licitações no município.

A defesa do prefeito e da primeira-dama entraram com um pedido de habeas corpus, que foi negado pela Justiça.

Um cordão de isolamento foi feito pela Polícia Militar em frente à casa do prefeito. Além do prefeito e da primeira-dama, o antigo chefe do departamento de compras e licitações Carlos Anderson também foi preso. Segundo a PF, a prisão temporária de cinco dias é necessária para que os três suspeitos não atrapalhem as investigações.

Mais Roberto Peixoto

Presos pela PF, Roberto e Luciana Peixoto são levados para São José

Casal Peixoto já está preso na sede da Polícia Federal em São José

Suspeita de fraude em licitações culmina na prisão do casal Peixoto

Ministério Público investiga Roberto Peixoto por recebimento de propina

Roberto Peixoto: Dia de se defender das acusações de irregularidades

Entidades de Taubaté fazem protesto contra o prefeito Roberto Peixoto

Roberto Peixoto não comparece para prestar depoimento

Vereadores de Taubaté decidem manter comissão contra prefeito

Roberto Peixoto se defende em depoimento à comissão da Câmara

Veja as fotos do depoimento de Peixoto

Tuiteiros acompanham todos os lances do depoimento
 


Disputa política

Segundo o secretário de governo de Taubaté, Adair Loredo Santos, não há provas de que o prefeito esteja envolvido no esquema de fraudes. O que há, segundo Santos , é um “procedimento investigatório” e Peixoto jamais foi chamado para prestar esclarecimentos. Ele acredita que o prefeito esteja sendo vítima de uma disputa política.

“Respeitamos a diligência feita pela Polícia Federal, bem como do Ministério Público e, principalmente, a decisão do Tribunal [de Justiça] que decretou a diligência de busca e apreensão e também a prisão temporária do prefeito. Nós respeitamos, mas não concordamos com ela porque o prefeito jamais foi intimado para prestar esclarecimentos nesses inquéritos policiais (...) O que existe são movimentos políticos economicamente poderosos que estão se movimentando e estão muito fortes”, disse Santos.

Ainda segundo Santos, o prefeito não vai se afastar do cargo e mesmo detido continuará despachando.

Prisão 

Segundo a PF, a prisão é temporária e tem um prazo de cinco dias, podendo ser prorrogada por mais 30 dias. Ainda segundo a Polícia Federal, a decisão é necessária para que os suspeitos não atrapalhem as investigações.

Novo comando no Palácio do Bom Conselho 

Segundo o presidente da Câmara de Taubaté, quem substituiria Peixoto seria Anthero Mendes Jr., do jurídico, por 10 dias.

Operação 

A operação, denominada ‘Urupês’ (em menção a uma das obras do escritor Monteiro Lobato) começou durante a madrugada desta terça-feira (21), 'com o objetivo de desarticular organização criminosa formada por empresários, políticos e funcionários públicos', diz a nota da Polícia Federal.

Nenhum comentário: