terça-feira, 21 de junho de 2011

BOLÍVIA OFICIALIZA O ROUBO ( CONTRABANDO) DE CARROS


América Latina

Bolívia vai legalizar mais de 70.000 carros contrabandeados

O presidente Evo Morales concedeu uma anistia ao contrabando de automóveis

Motoristas bloqueiam rua da cidade boliviana de La Paz para protestar contra anistia de carros contrabandeados de Evo Morales
Motoristas bloqueiam rua da cidade boliviana de La Paz para protestar contra anistia de carros contrabandeados de Evo Morales (Martín Alipaz / EFE)
Os donos de mais de 70.000 automóveis que entraram na Bolívia por contrabando se apresentarão às autoridades da alfândega até esta terça-feira para pedir sua legalização devido a uma anistia do presidente Evo Morales.

Segundo a alfândega nacional, nos primeiros dez dias de vigência da anistia, que será encerrada em primeiro de julho, foram registrados 70.248 veículos ilegais. O número é sete vezes maior que os 10.000 que as autoridades disseram que havia, e próximo aos 100.000 que calcularam os sindicatos de transportadoras.

"Realmente é um escândalo, porque foi constatado que o contrabando aumentou no país", disse o gerente do Instituto de Comércio Exterior, Gary Rodríguez.

As alfândegas da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Peru enviaram à Bolívia relatórios de automóveis roubados para tentar evitar que fossem legalizados, informou a presidente da Alfândega boliviana, Marlene Ardaya.

(Com agência Efe)

Nenhum comentário: