sábado, 3 de março de 2012

S. JOSÉ DOS CAMPOS/SP E A MISÉRIA



REGIÃO
Jornal O VALE
March 4, 2012 - 03:18

Andarilhos se multiplicam pelas ruas e praças de S. José

K.O.M.S, 30, mora em um barraco na base de uma torre de energia, na avenida Teotônio Vilela
K.O.S., 30, mora em um barraco na base de uma torre de energia, na Teotônio Vilela. Foto:Thiago Leon
Longe das áreas nobres, mas bem perto dos centros comerciais, eles se espalham atrás de esmolas e comida, dormem nas portas das lojas e abordam clientes; problema resiste às ações do Poder Público
Chico Pereira
São José dos Campos


Longe da vista dos espigões do Jardim Aquarius e dos condomínios residenciais horizontais que concentram a classe média-alta, São José dos Campos convive com uma realidade social de miséria que resiste às ações do Poder Público.
É visível e crescente o número de andarilhos e pedintes que perambulam pelas ruas, concentrados principalmente no centro e arredores, se queixam comerciantes e moradores da região.
O VALE flagrou cenas que muita gente evita enxergar. Moradores de rua permanecem acampados em praças do centro, como Padre João (Matriz), João Mendes (Sapo), entre outras.
Nos gramados bem cuidados do anel viário é possível encontrar grupo de andarilhos embaixo de árvores, transformadas em varais e ‘moradias’.
Em cruzamentos, como da avenida Benedito Matarazzo com Nelson D’Ávila, nas imediações do hipermercado Extra, não raro crianças aproveitam o sinal fechado para abordar motoristas.
A base de uma das torres de transmissão de energia elétrica em um terreno na avenida Teotônio Vilela (Fundo do Vale), no sentido Vila Industrial, abriga um barraco improvisado onde uma mulher de 30 anos mora há dois meses.
Em frente à torre, um pequeno córrego é utilizado por andarilhos para tomar banho e lavar roupas.
Em avenidas como Nelson D’Ávila e Nove de Julho é comum encontrar pedintes rondando estabelecimentos comerciais, especialmente de alimentação.
“O dia todo é possível encontrar pedintes na avenida. Muitos, inclusive, bem vestidos, que não se intimidam e até ameaçam as pessoas que se recusam a dar dinheiro”, relatou Jorge Ribeiro, da Pluma Colchões, na avenida Nelson D’Ávila.
O presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial), Felipe Cury, disse desconhecer o fato. “Não tenho conhecimento ”, afirmou.
Mendigo na praça do Jardim Paulista
‘Área de lojas é mais visada por pedintes’
São José dos Campos


Comerciantes e moradores do centro são unânimes em afirmar que a mendicância na região é crescente.
Na avenida Nelson D’Ávila, um dos principais corredores de entrada da cidade, os pontos mais visados pelos pedintes e andarilhos são os estabelecimentos que trabalham com alimentação.
“É lamentável ver os pedintes pararem nos bares e lanchonetes da avenida, que é a entrada da cidade”, disse Luís Fernando dos Santos, do Espaço Universitário.
“Acho que parte dos pedintes quer dinheiro para comprar drogas”, afirmou.
Segundo relato de comerciantes da avenida, outro ponto bastante visado são os cursinhos preparatórios para vestibular do corredor viário.
“Normalmente, os andarilhos param na porta das escolas para pedir dinheiro para os estudantes”, contou Edilson Cesar Vieira, que trabalha em um trailer na avenida.
“Toda hora passa pedinte aqui. É um problema sério”, afirmou um comerciante da avenida Nove de Julho, que prefere não se identificar.
“Alguns são insistentes e até brigam com as pessoas”, completou o empresário.


Arredios. De modo geral, a maioria dos andarilhos e pedintes é arredia a qualquer abordagem e chega mesmo a fazer ameaças. K.O.M.S, 30 anos, concordou em conversar com O VALE.
Ela mora em um barraco improvisado na base de uma torre de energia elétrica, na avenida Teotônio Vilela.
A mulher diz que está acampada no local há dois meses depois de ser expulsa de um barracão na mesma avenida.
“Eu morava no Torrão de Ouro 1. Saí de lá porque não fui pras casas da prefeitura. Meus quatro filhos estão espalhados em casa de parentes”, afirmou a mulher.
O VALE FLAGROU? E A REPORTAGEM DA JOSEENSE ABANDONADA E MORANDO EM UM PONTO DE ÔNIBUS NO CENTRO COMERCIAL DO BAIRRO VISTA VERDE EM S.J. DOS CAMPOS/SP? "O VALE flagrou cenas que muita gente evita enxergar. Moradores de rua permanecem acampados em praças do centro, como Padre João (Matriz), João Mendes (Sapo), entre outras." ----- Mensagem encaminhada ----- De: João Paulo Sardinha Para: Alvaro Pedro Neves Pereira <@yahoo.com.br> Enviadas: Sexta-feira, 2 de Março de 2012 11:08 Assunto: Re: Reportagem Seguem os e-mails dele: @bomdiasaojose.com.br Quem irá socorrer-nos? > > Alvaro > PS:- Quem é o editor do Bom Dia? > É o Hélcio? > Passar o e.mail dele para mim, ok? > >> ----- Mensagem encaminhada ----- >> DE: João Paulo Sardinha >> PARA: Alvaro Pedro Neves Pereira >> ENVIADAS: Segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2012 14:29 >> ASSUNTO: Re: Reportagem ACESSE:- http://movimentobrasileirosunidos.blogspot.com/search?q=claudia+kishi >> >> Alvaro, >> Na verdade, quem define são os editores do jornal. Os repórteres >> não >> participam. >> Geralmente, as matérias factuais têm prioridade. Hoje, por >> exemplo, >> houve um assalto com vários reféns no Calçadão. Essa matéria >> não pode >> esperar, porque senão fica velha. >> E como temos um limite de oito páginas de matérias regionais no >> BOM >> DIA, temos que dar prioridade aos fatos que aconteceram no dia. >> Mas acredito que, até o fim de semana, o texto será publicado. >> Quando os editores definirem, eu te aviso. >> >> Att. >> João Paulo >> >> Em Mon, 27 Feb 2012 08:16:39 -0800 (PST), Alvaro Pedro Neves Pereira >> >> escreveu: >>> João Paulo, boa tarde! >>> >>> Espero que esta DEFINIÇÃO não seja demorada, afinal o jornal >> deve >>> servir a comunidade. >>> Grato >>> Alvaro >>> >>>> ------------------------- >>>> DE: João Paulo Sardinha >>>> PARA: Alvaro Pedro Neves Pereira >>>> ENVIADAS: Segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2012 9:19 >>>> ASSUNTO: Re: Reportagem >>>> >>>> Bom dia, Alvaro. >>>> Deu certo, sim. >>>> Ainda vamos definir quando a matéria vai ser publicada. >>>> Quando eu souber te aviso. >>>> Um abraço. >>>> João Paulo. >>>> >>>> Em Sat, 25 Feb 2012 03:28:54 -0800 (PST), Alvaro Pedro Neves >> Pereira >>>> >>>> escreveu: >>>>> João Paulo, bom dia! >>>>> >>>>> Deu certo a reportagem sobre a japonesa do Vista Verde? >>>>> Aguardo retorno >>>>> >>>>> Alvaro >>>> >>>> -- >>>> João Paulo Sardinha >>>> Repórter - BOM DIA São José >>>> (12) 3909- >>>> (12) 3909-
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 04/03/2012 04:36
DESCASO NO BAIRRO VISTA VERDE., JOSEENSE MORA EM PONTO DE ONIBUS CLÁUDIA KISHI, A JOSEENSE ABANDONADA!!! VAMOS INTERNAR O MÉDICO??? CASO CLAUDIA HEIKO KISHI OU SIMPLESMENTE "CLAUDINHA HAYASHI NAOMI CURY" ACESSE:- http://movimentobrasileirosunidos.blogspot.com/search?q=claudia+kishi
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 04/03/2012 04:26

Nenhum comentário: