quarta-feira, 28 de março de 2012

TRANSPLANTE FACIAL


Norte-americano reagiu bem à cirurgia facial

EUA: Soldado recebe transplante de cara e maxilar

Richard Norris, um ex-soldado norte-americano que recebeu uma nova cara e maxilar através de uma arriscada intervenção cirúrgica, está a ter uma boa recuperação.
Por:M.M. com agências
 Reuters
Richard sofreu um acidente com uma arma de fogo

Aos 37 anos, o antigo soldado da Marinha submeteu-se ao maior e um dos mais complexos transplantes deste género realizados até hoje. Numa operação que durou cerca de 36 horas, Richard recebeu parte da cara, maxilar, parte da língua e dentes.
Segundo os médicos da Universidade de Maryland, o caso do ex-soldado encontrava-se em processo de análise desde 2005, ano em que a França realizou o primeiro transplante facial.
A intervenção cirúrgica foi financiada pela Marinha dos EUA, com a intenção de ajudar na evolução técnica deste tipo de operações que visam, num futuro próximo, o tratamento de soldados: estima-se que actualmente existam mais de 200 militares norte-americanos que necessitam de transplantes faciais.
Richard vivia atrás de uma máscara desde que, há 15 anos, sofreu um acidente com uma arma de fogo. Além de ter ficado com a cara desfigurada, o soldado perdeu os lábios e o nariz.
O principal objectivo da cirurgia foi “restaurar as funções e ter resultados estéticos satisfatórios”, adiantou Eduardo Rodríguez, o médico responsável pela intervenção.

Nenhum comentário: