sexta-feira, 30 de março de 2012

PERFIL FALSO NO FACEBOOK: LEIA E FIQUE ESPERTA!


Modelo lamenta uso de perfil falso por corretor para chantagear mulheres em troca de sexo

O corretor Lucas Francisco usou a foto de um modelo para criar um perfil falso no facebook e atrair mulheres. Depois, ele invadia o computador das vítimas e usava as informações para chantageá-las. Tudo em troca de sexo. Foi preso ontem, em flagrante

30.03.2012 | Atualizado em 30.03.2012 - 07:00
Visualizações: 5040
Tamanho da letra: -A | +A


Lucas Francisco Pinheiro Freitas, 30, é casado, tem uma filha de 11 anos e trabalha como corretor de imóveis. Mora em Brotas num prédio simples de quatro andares e lá é conhecido pelos vizinhos como um “cara do bem”. Em casa, familiares relatam que é um marido carinhoso.
Mulato, de estatura média, cabelo crespo e gordinho, Lucas é aparentemente um homem comum. Mas é na internet que o pai de família, segundo a polícia, se transforma e mantém uma vida paralela.
Numa página criada por ele no facebook, seu nome é Eduardo Fabull. O rapaz jovem, branco, de olhos azuis, corpo escultural e rosto de modelo é um piloto da companhia aérea TAM bem-sucedido. O novo Lucas é a isca perfeita para atrair mulheres. “E só escolhe mulheres bonitas, bem-sucedidas e jovens”, conta o titular da Delegacia de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Dreof), Charles Leão.

Lucas, o verdadeiro, preso por usar perfil falso do músico e modelo Leandro Vilela
O delegado conta que, após adicionar as vítimas no facebook, Lucas as convence a continuar as conversas no MSN. Lá envia um arquivo, como um link ou uma foto, que contém um programa que permite ele acessar todas as informações do computador das vítimas e ainda controlar a webcam e o microfone do equipamento.
“Esse programa desabilitava o firewall e antivírus do computador. Ele passou a ter acesso a fotos, vídeos, e-mails, tudo sobre aquela mulher. Toda vez que ela acionava o computador, ele controlava até a câmera e podia observá-la e ouvi-la sem ela saber”, explica.
Como príncipe encantado não existe, após um mês de relacionamento virtual, uma outra identidade de Lucas aparecia. “Ele criava um novo perfil, chamado Gustavo Moura para chantagear as garotas”.
O delegado explica que Gustavo mandava um e-mail para a vítima dizendo que interceptou uma conversa entre ela e o Eduardo Fadull e, com isso, sabia onde ela morava, tudo sobre sua vida e mostrava vídeos e gravações que fez sem seu consentimento.


Lucas Freitas criou um perfil falso na rede social com a foto de um modelo, e seduzia as vítimas
Farsa
“Ele fazia questão de dizer que o Eduardo não sabia de nada. Existia o personagem bom e o mau. Depois marcava o encontro prometendo levar o computador dele e formatar na frente da garota para provar que não tinha mais acesso a nada e também dizia que formataria o dela para remover o vírus. Em troca, ela faria sexo com ele”, explica o delegado.
Para Leão, Lucas é um pervertido e seu maior prazer era criar a armadilha. “Ele é o que chamamos de engenheiro social. Muito habilidoso e bom de papo. Estuda o comportamento das pessoas para capturá-las”, opina.
Lucas disse à polícia que aprendeu tudo no Youtube. “Lá existem vídeos que ensinam as pessoas a invadir computadores. Ele é um cracker, ou seja, um racker que usa sua habilidade para o mal. Pela habilidade que ele demonstrou, parece fazer isso há muito tempo e pode ter feito muitas vítimas”.
Ele só foi capturado terça-feira à noite, no estacionamento do Salvador Shopping, porque uma das vítimas, uma engenheira de 30 anos que nasceu no interior, preferiu denunciar o caso a ter que ceder ao estupro. “Ela veio para cá desesperada. Não dormia, vomitava de nervoso. Achava que o computador tinha vida. No desespero lacrou com papel a câmera e o microfone do notebook”, diz o delegado.
Flagrante
Ele diz  que pediu que a engenheira marcasse o encontro para conseguir prendê-lo em flagrante. A estratégia deu certo. “Abordamos eles quando já estavam no carro dela”. No dia do encontro, Lucas utilizou um veículo Gol preto que está no nome da esposa.
Em depoimento, o corretor de imóveis põe a culpa no casamento infeliz por todos os seus atos. “Ele disse que a esposa não o satisfazia sexualmente e por isso ele procurava outras mulheres. Na verdade ele é um pervertido”.
Lucas será indiciado por tentativa de estupro e interceptação ilícita, mas o delegado estima que mais vítimas aparecerão. “No perfil falso há 53 mulheres como amigas e ele confessa ter feito mais duas vítimas. O número pode ser muito maior do que ele está dizendo”, afirma o delegado.

Músico lamenta uso de perfil falso
À polícia, o corretor de imóveis Lucas Francisco Pinheiro Freitas diz em depoimento que escolheu as fotos para criar o perfil Eduardo Fadull no facebook aleatoriamente pela internet. No entanto, parece que ele escolheu a dedo a sua nova carapaça.
O rapaz que aparece como Eduardo é, na verdade, o músico Leandro Vilela Jesus, 27 anos. Ele é paulista, já trabalhou como modelo, hoje toca guitarra na banda Link’ed e tem perfis em várias redes sociais repletos de seguidores. Somente a última foto que postou em seu fotolog há dois dias já tem 617 visualizações. No twitter é seguido por mais de 20 mil pessoas. 
Leandro  conta que não é a primeira vez que usam sua imagem para conseguir sexo com mulheres e crianças. “Já aconteceram diversos casos parecidos, em que meninas e mulheres foram enganadas com minhas fotos e acabaram se envolvendo sexualmente pela internet. Muitas já vieram através de facebook ou twitter me difamar, acreditando que a pessoa em si seria eu, ou até mesmo perguntar se eu as conhecia”, relata.
Até mesmo fora do Brasil, as fotos de Leandro já foram usadas para seduzir mulheres. “Uma venezuelana veio para me encontrar depois que o fake (falso) passou meu endereço verdadeiro para ela. Me deparei com uma situação chata, expliquei e ela acabou voltando para seu país bastante chateada”. Em relação ao caso de Salvador, o músico diz que ficou triste com sua imagem sendo usada para o crime. 

Parentes se dizem surpresos
Lucas mora na Alameda Monte Carmelo, em Brotas, em um edifício de quatro andares há cinco anos, relatam os vizinhos. Ele vive com a esposa e uma filha de 11 anos. A prima da mulher dele diz que toda a família está abalada e surpresa com a prisão do corretor. “Ele é um marido carinhoso. Levam uma vida normal. Não entendo como isso foi acontecer. Não esperávamos”, revela.
O titular da Dreof, Charles Leão, afirma que desde que foi preso, na terça-feira, a esposa não foi visitá-lo. “Nem mesmo ligou. Ele tem um advogado, mas imagino que tenha sido contratado pelo pai ou irmão. Temos informação que o pai é dono de uma loja de material de construção e é próspero”.
Ele também conta que Lucas é sócio da esposa na empresa de esquadrilhas de alumínios, Aunbox, mas declarou em depoimento que a firma está falida.
No bar localizado no início da rua onde mora, os amigos do corretor descobriram pelo noticiário que o vizinho está preso e custam a acreditar que ele pode ser um estuprador. “Conheço ele desde criança e sempre foi um cara gente boa, família, sabe? Sempre vinha tomar cerveja, mas não demorava. Ia logo para casa e sempre estava acompanhado da esposa e filha. Nunca podia imaginar”, diz o eletricista Marcelo Coelho. “Essa notícia é uma bomba. Não conhecemos as pessoas de verdade”, completa outro.
Já o psiquiatra Luiz Fernando Pedroso diz que o corretor pode ter sintomas de maníaco. “É a fantasia de grandeza. De dizer que é bem-sucedido. Ele pode até ter uma doença. Mas isso só pode ser diagnosticado após estudar  o caso”, diz.

Para especialistas, modo de agir é de psicopata
Para o psiquiatra Luiz Fernando Pedroso, o comportamento do corretor Lucas Francisco demonstra uma psicopatia e um desejo grande de ter o controle sobre as  mulheres. “O prazer de dominar e deixar o outro subjulgado fisicamente e psicologicamente é enorme nesse caso. Ele machuca essas vítimas de todas as formas. É um comportamento bastante psicopático”, afirma.
O psiquiatra ressalta que o fato de Lucas criar um perfil no facebook com características tão diferentes das dele evidencia que ele se sente inferiorizado.
“Ele se acha sem atrativos.  Provavelmente tem uma visão deteriorada dele mesmo. E diante dessa impotência  precisa assumir o controle para conseguir a  mulher que ele deseja e acha que nunca poderia conquistar se não fosse com chantagem”.
A psiquiatra Rosa Garcia descarta a possibilidade de rejeição e carência ter levado as mulheres a  caíram no golpe. “O que as atrai é a ideia da perfeição. O homem bonito, bem-sucedido, inteligente. Além disso a profissão de piloto já cria uma fantasia no imaginário feminino. Para algumas pessoas é mais fácil viver um sonho do que a realidade. Aí viram presas fáceis para esse tipo de homem”.

Nenhum comentário: