sexta-feira, 16 de março de 2012

JAMES BOND, NORTH KOREA WITH LOVE - 사랑 북한

Coreia do Norte anuncia o lançamento de satélite em abril

Ação do país asiático viola a resolução do Conselho de Segurança da ONU

Líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong-un, treina artilharia durante visita a fábrica de armas
Líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong-un, treina artilharia durante visita a fábrica de armas (AFP)
A Coreia do Norte anunciou nesta sexta-feira que lançará em abril um foguete com o propósito de pôr um satélite em órbita, em uma ação que viola a resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas adotada após um lançamento anterior, em 2009.
A operação está prevista para ocorrer entre os dias 12 e 16 de abril, para comemorar o centenário de nascimento do fundador da Coreia do Norte, Kim Il-Sung, segundo informou a agência oficial norte-coreana KCNA.
Um foguete Unha-3 lançará o satélite de observação terrestre norte-coreano Kwangmyongsong-3, revelou a KCNA, citando um porta-voz do Comitê de Tecnologia Espacial. 
A Coreia do Norte lançou em abril de 2009 o foguete Taepodong-2 com o satélite de comunicações Kwangmyongsong-2, que, segundo o governo norte-coreano, entrou em órbita, embora os serviços de inteligência da Coreia do Sul e dos Estados Unidos assegurem que caiu ao mar sem alcançar seu objetivo.
Pyongyang multiplica por 20 seus mísseis de longo alcance

O lançamento do foguete Taepodong-2 valeu ao país a condenação de parte da comunidade internacional, que interpretou o caso como o teste disfarçado de um míssil balístico de longo alcance.

À época, a ONU considerou o lançamento uma violação da resolução 1718 de seu Conselho de Segurança, que restringe os testes de mísseis balísticos e nucleares do país comunista, mas não chegou a decretar sanções por falta de acordo. 
(com Agências EFE e France-Presse)

Nenhum comentário: