domingo, 4 de março de 2012

CRIE SUA PRÓPRIA RÁDIO NA WEB



Conheça fãs de rádios e quem faz emissoras on-line

DANILA MOURA
DE SÃO PAULO




Neste domingo (4), a sãopaulo traz uma reportagem sobre as atuais mudanças no dial paulistano com o fim de duas rádios customizadas, a Oi FM e a Mit FM. Ambas traziam uma programação com músicas menos comerciais, de rock indie e afins.
Apesar de o rádio ainda ser alvo de questionamentos em meio a tantas novas tecnologias e queda de audiência, ainda tem muita gente que gosta de sua linguagem e busca até fazer sua própria emissora improvisada (leia mais abaixo).
Que a relação do rádio com os ouvintes é mais intimista, ninguém discorda. Afinal, o locutor discorre ao vivo como se estivesse numa conversa entre amigos. E por isso, até nos dias de internet e impessoalidade, alguns fãs continuam fiéis.
Christian von Ameln/Folhapress
O ouvinte da Kiss FM Denis Amorim, que tatuou na perna o logotipo da rádio em 2009 por conta de uma promoção
O ouvinte da Kiss FM Denis Amorim, que tatuou na perna o logotipo da rádio em 2009 por conta de uma promoção
"Já aconteceu de uma menina ficar apaixonada pelo locutor Marco Antônio. Ela vinha aqui todos os dias e ficava por horas em silêncio olhando fixamente para ele, dava até medo", brinca a radialista Rosângela Alves, da Kiss FM. A emissora roqueira mantém, provavelmente, o admirador mais "eternamente" empolgado. O paulistano Denis Fabiano de Amorim, 32, tatuou em 2009 o logotipo da emissora na perna esquerda, durante uma promoção em que era preciso fazer uma loucura pela rádio.
Alguns conseguem até ultrapassar as radiolas e tomar conta dos microfones. Foi o que aconteceu com a estudante Larissa Versolato, 22, que de tanto visitar os bastidores do programa de humor Chupim, da rádio Metropolitana FM (98,5 FM), desde os 11 anos, atualmente vira e mexe dá uma palhinha e pitacos ao vivo na atração.
"Vou depois do trabalho, saio correndo para lá, torço para o ônibus não atrasar", arremata ela, que trabalha numa empresa longe da emissora localizada na avenida Paulista, e mora em São Bernardo do Campo. Tomou tanto gosto pelos estúdios que se formou em Rádio e TV.
Christian von Ameln/Folhapress
Detalhe da tatuagem do logo da Kiss FM de Denis Amorim
Detalhe da tatuagem do logo da Kiss FM de Denis Amorim
Mas há também os que preferem criar sua própria rádio on-line. A internet, livre de concessões, oferece ferramentas fáceis para quem deseja produzir sua emissora improvisada.
O tecnólogo Marcelo Lourenço Tibério, 43, teve a adolescência embalada pelos flashbacks da rádio Pool FM, criada em 1982 e que por um ano ocupou o sinal 89,1. Foi o suficiente para ele se apaixonar. "Gostava tanto que resolvi refazer a emissora via internet, com um amigo. Comprei o nome da rádio e mantive a programação musical do jeitinho que era", conta. A emissora foi a primeira rádio customizada do FM, outrora pertencente à marca de roupas Pool, hoje a versão on-line não tem vínculos com a grife.
O projeto de Tibério é intitulado Pool Web Radio (www.poolwebradio.com ) e promove festas e eventos musicais antenados com a trilha sonora das pistas de dance music de antigamente.
Já o criador de trilhas para desfiles de moda e artista multimídia Jackson Araújo preferiu dar um caráter mais artístico para sua rádio online, a Shhh (www.shhh.com ).
O nome é uma referência para as pessoas fazerem silêncio e ouvirem as canções com atenção. "Pesquiso músicas diariamente e gosto de dividir minhas descobertas", afirma o artista, que também conheceu muitas canções por causa dos ouvintes. "O mais legal é receber uma mensagem dizendo que uma das trilhas que coloquei na rádio serviram de estímulo para um dia de trabalho entediante".
Conheça outras web-rádios de São Paulo
Metanol FM - www.metanol.fm
Criada pelo DJ e produtor cultural Akin Deckard, que será uma das atrações do festival Sónar em São Paulo, a rádio disponibiliza som apurado, de pesquisa musical entre vertentes de ritmos como hip hop e dubstep.
Rádio Sarkosi www.sarkosi.com
A rádio é um deleite para os roqueiros e leva o nome do seu criador. Rock pesado e metal dominam a programação. Para as bandas novatas, uma boa: a rádio dá oportunidade de enviarem material e, eventualmente, participarem da programação.
Rádio E-Balada http://www.e-balada.com/
Voltada ao público GLS, rádio paulistana é cheia de graça. Dance music, tribal house e estilos musicais mais afeitos a boates como "The Week" são o forte da seleção musical. Divirta-se com programas batizados com nomes como "Drag Hits" e afins.
FAÇA SUA PRÓPRIA RÁDIO
1) ESTRUTURA
Um computador e uma sala com pouco barulho são o mínimo de estrutura para produzir uma rádio pela web. Microfones simples de computador também dão conta do recado
2) TRANSMISSÃO
Para não ter problemas com direitos autorais, a sua rádio deve ser transmitida no modo streaming, que é ao vivo. Assim, o ouvinte não poderá gravar as faixas. Essa ferramenta pode ser baixada de graça pelo site freestreamhost.org.
3) PROGRAMAS
Com a ferramenta de streaming, dá para fazer a rádio pelo programa Sambroadcaster (sambroadcaster.com). Conforme os planos, podem custar a partir de US$ 200 ao ano, pagos via cartão de crédito internacional e outros
4) ENTREVISTAS
Pelo Sambroadcaster, é possível montar a rádio incluindo arquivos em MP3 na programação. Entrevistas e locução podem ser gravadas ou transmitidas ao vivo, com efeitos sonoros e músicas de fundo
+ CANAIS

Nenhum comentário: