domingo, 23 de outubro de 2011

PARABÉNS! O JORNALISMO NÃO TEM QUE TER MEDO OU SER SERVIL., TEM QUE TER CORAGEM E RESPONSABILIDADES!!!


REGIÃO
Jornal O VALE
October 23, 2011 - 04:25

‘Vale’ cria serviço on line para receber denúncias de leitores

Ferramenta pode ser utilizada por qualquer pessoa que queira mandar texto ou imagem sobre fatos de interesse público
Xandu AlvesSão José dos Campos
Leia, assista, conecte-se. O slogan de O VALE ganha um elemento a mais a partir de hoje: denuncie. O jornal lança na internet a página de OVALEleaks, serviço de recebimento de informações e arquivos de interesse público que possam vir a se tornar reportagens do veículo.

A página pode ser acessada pelo endereço ovaleleaks.ovale.com.br ou pelo do site do jornal (www.ovale.com.br) --que terá um banner permanente para permitir o acesso ao serviço. Basta clicar que o internauta será redirecionado à nova página.

Os internautas interessados em enviar informações poderão mandar textos e arquivos de vídeo, áudio e imagem, com o tamanho máximo de 2 megabytes, que depois de recebidos serão triados pela equipe de reportagem. Para tanto, basta preencher o formulário e anexar os materiais. A colaboração é espontânea e voluntária, sem remuneração.

Aqueles que quiserem enviar arquivos maiores terão que entrar em contato com o jornal, através de OVALEleaks, e informar a existência dos arquivos mais pesados. O O VALE se encarregará de coletar tais materiais, mantendo o sigilo das fontes.

O envio do material não garante que as informações sejam publicadas. Elas passarão por uma rigorosa triagem antes de eventualmente serem usadas para a produção de reportagens no jornal, que se reserva o direito de publicar ou não as informações.
Todo material enviado pode ser feito sem a necessidade de identificação. O jornal garante que as fontes que não quiserem aparecer serão preservadas. Quem preferir se identificar terá os os dados mantidos em sigilo.

As fontes também poderão ser procuradas pela equipe de reportagem caso manifestem o interesse em ser contatadas.

Corrupção. Para Fernando Salerno, diretor responsável do jornal O VALE, o serviço servirá para promover uma participação mais direta dos cidadãos no combate à corrupção nos organismos públicos.

“O jornal pretende estimular a sociedade a ter acesso a informações de interesse público, criar barreiras à malversação de bens do Estado e, consequentemente, punir corruptos”, disse Salerno.

Hélcio Costa, editor-chefe de O VALE, acredita que a página irá aproximar os leitores ainda mais do jornal, estreitando a ligação entre os dois lados da notícia.

Denúncias. Aurélio Moreira, editor de Web de O VALE, considera OVALEleaks uma oportunidade para os internautas interagirem de forma ainda mais direta com a equipe do jornal. O parâmetro de interação entre as partes, segundo ele, será o interesse público das informações.

“A garantia de anonimato permite que pessoas com acesso a informações exclusivas possam ajudar o jornal a investigar assuntos relevantes”, disse.
 

Arte Valeleaks

Especialistas apoiam a iniciativaSão José dos Campos
A iniciativa de O VALE de lançar a ferramenta de OVALEleaks foi bem recebida por especialistas em comunicação. Para eles, os leitores e internautas poderão enviar ao jornal materiais relevantes que serão usados em reportagens e apurações jornalísticas.

Carlos Alberto Di Franco, doutor em Comunicação pela Universidade de Navarra e diretor do Master em Jornalismo, elogiou a atitude do jornal em permitir contato mais direto dos leitores na produção das reportagens. Mas ele fez uma ressalva: o material deve ser usado como pauta, mantendo o jornal com a decisão de usar ou não as informações. “Acho interessante[A FERRAMENTA], com os devidos cuidados. O leitor pode trazer fatos, mas é importante considerá-los apenas como pauta”, afirmou.

Debate. Formado pelo ITA e especializado em Ciência da Computação, Silvio Meira considera o formato leaks um sistema que representa a contemporaneidade. Para ele, a ferramenta rende boa discussão.
 

Nenhum comentário: