sexta-feira, 21 de outubro de 2011

KADHAFI FOI EXECUTADO, NÃO HÁ DÚVIDAS!!!



Morte de Kadhafi é cercada por versões contraditórias

Capturado vivo, ex-ditador líbio morreu a caminho do hospital.
Há suspeitas de que ele tenha sido executado.

Do G1, em São Paulo

As circunstâncias da captura e da morte do ex-ditador da Líbia Muammar Kadhafi estão cercadas de contradições, mistério e informações incompletas. O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos pediu nesta sexta-feira (21) que seja realizada uma investigação sobre o caso. Capturado vivo, ele morreu antes de chegar ao hospital, e há suspeitas de que ele tenha sido executado - não foi revelado exatamente quem o matou, ou de que forma.
Leia abaixo as principais informações divulgadas a respeito da operação que capturou e matou Kadhafi.
Contradições nas versões da morte de kadhafi arte (Foto: Editoria de Arte/G1)
Combatente leal aos ex-rebeldes da Líbia atira contra kadhafistas em combate nesta quarta-feira (19) em Sirte (Foto: AP)Combatente leal aos ex-rebeldes da Líbia atira contra
kadhafistas em combate nesta quarta-feira (19) em
Sirte (Foto: AP)
- As tropas leais ao governo provisório da Líbia capturaram na madrugada de quinta-feira (20) as últimas posições das forças de Kadhafi na cidade natal dele, Sirte, último reduto importante das forças do ex-ditador. "Sirte foi libertada. Não há mais forças de Kadhafi", disse o coronel Yunus Al Abdali. "Nós agora estamos caçando seus combatentes que estão tentando fugir."
- Segundo a Al Jazeera, Kadhafi estava entre esses combatentes que tentavam fugir de Sirte. Ele partiu de madrugada, cercado por dúzias de seguranças em um comboio com dezenas de veículos, segundo a França (15 caminhões, segundo a Al Jazeera).
Forças da Otan, com caças franceses e um avião não-tripulado dos EUA, atingiram o comboio às 8h30 da manhã(hora local - 3h30 em Brasília). A Otan alega que não sabia que Kadhafi estava no grupo de 75 veículos.
- Segundo a Otan, o ataque atingiu um veículo e dispersou o comboio. O bombardeio então concentrou forças em um grupo de 20 veículos, destruindo 10 deles. Segundo a Al Jazeera, o ataque matou cerca de 50 dos homens de Kadhafi.
- Segundo a Associated Press, tropas rebeldes lutaram contra os soldados de Kadhafi que faziam parte do comboio por três horas após o ataque da Otan. Kadhafi teria tentado fugir do local e se escondido durante esta batalha.
Combatente líbio mostra tubulação onde o ex-ditador líbio, Muammar Kadhafi, teria sido capturado. (Foto: Philippe Desmazes/AFP)Combatente líbio mostra tubulação onde o ex-ditador
líbio, Muammar Kadhafi, teria sido capturado.
(Foto: Philippe Desmazes/AFP)
- O ex-ditador líbio e alguns dos seus seguranças escaparam e fugiram em direção à principal rodovia da região a oeste de Sirte, se escondendo em uma tubulação.
- Tropas do Conselho Nacional de Transição (CNT) que perseguiam o comboio tentaram atirar em Kadhafi à distância, segundo a Al Jazeera, mas não conseguiram atingi-lo.
jornal paquistanês fala sobre a morte de Kadhafi (Foto: Anjum Naveed / AP Photo)jornal paquistanês fala sobre a morte de Kadhafi
(Foto: Anjum Naveed / AP Photo)
- Segundo um dos membros do grupo do CNT, a tropa chegou ao local onde Kadhafi estava e retirou o ex-ditador da tubulação. "O que há de errado? O que está acontecendo?", teria dito Kadhafi, segundo a Al Jazeera. "Não me matem, meus filhos", disse Kadhafi, segundo relato de outros soldados da CNT.
- Segundo o premiê líbio, Mahmoud Jibril, Kadhafi não reagiu ao ser capturado. "Quando começamos a transportá-lo, ele levou um tiro no braço direito, e quando ele foi colocado na caminhonete ele não tinha outros ferimentos."
- O ex-ditador estava ferido a bala na perna e nas costas, segundo um soldado do CNT.
- Segundo Omran Jouma Shawan, outro soldado do CNT, "um dos guardas de Kadhafi atirou no peito dele".
- Os seguranças do ex-ditador foram mortos.
 - Kadhafi foi colocado em uma caminhonete ainda vivo, conforme vídeos gravados por celulares e divulgados pela mídia. Em uma das cenas, é possível ouvir rebeldes gritando: "Não o matem".
- Ele foi transportado para um hospital, mas chegou morto.
- Segundo o premiê, Kadhafi ainda não estava fatalmente ferido quando foi capturado, mas morreu em um tiroteio ocorrido durante seu transporte para o hospital.Ele levou um tiro na cabeça que, segundo ele, não se sabe se partiu dos rebeldes ou de forças do ex-ditador.
- O médico que acompanhou o transporte do corpo de Kadhafi em Sirte afirmou que o ditador líbio foi morto com dois tiros no peito.
- O premiê nega que Kadhafi tenha sido executado. Não foram reveladas informações sobre quem matou o ex-ditador.

tópicos:

Nenhum comentário: