domingo, 30 de outubro de 2011

CIGARRO E O CÂNCER


Cigarro.

..O Tabaco é uma das drogas mais usadas no novo mundo no qual existem muitos usuários de diversas drogas. Para termos uma noção, 20,8% da população de São Paulo é dependente químico do Tabaco. Oque prejudica ainda mais a saúde das pessoas, pois respirar o ar de São Paulo é o mesmo que fumar dois cigarros por dia. Agora, imagine alguém que respira o ar de São Paulo diariamente em seu cotidiano e ainda fuma o equivalente a um maço de cigarros por dia. É suicídio, não concordam?

O Tabaco é uma droga bastante prejudicial a saúde e pode matar mais de 1 bilhão de pessoas no século XXI.

Oque o cigarro pode fazer com seu corpo...
O cigarro pode prejudicar várias partes do corpo como:

A boca: A mucosa absorve as substâncias tóxicas contidas na fumaça e as envia á corrente sanguínea.

Pulmões: As células pulmonares tem ampla capacidade de absorção, por isso recebem e enviam ao cérebro as milhares de substâncias tóxicas do cigarro com a velocidade de uma injeção.

Cérebro: Leva apenas alguns segundos para que a primeira tragada faça efeito no cérebro, liberando a dopamina e provocando a sensação de prazer.

Vasos sanguíneos: Uma vez no sangue, as substâncias tóxicas são levadas a todos os órgãos e membros do corpo, causando danos muitas vezes irreverssíveis.

Cérebro: A nicotina inalada no cigarro pode chegar ao cérebro em 8 segundos, onde tem um potencial comparável ao da Heroína para viciar. De 30% a 50% das pessoas que fumam desenvolvem algum tipo de dependência e 70% a 90% dos fumantes regulares são viciados. Apenas 6% dos que tentam parar conseguem ficar mais de um mês sem fumar.

Pele: O cigarro diminui o calibre das veias, oque diminui a irrigação sanguínea da pele e diminui a chegada de oxigênio e nutrientes para as células. O resultado é o envelhecimento precoce da pele, com rugas em média 20 anos mais cedo do que não fumantes.

Boca: Além de dar mal hálito e dentes amarelados, o cigarro aumenta de 4 a 15 vezes a chance de ter câncer de boca, dependendo do quanto se fuma. E mais de 60% das pessoas que diagnosticaram esse câncer não tem a chance de curá-lo.

Olho: Estudos mostram que fumar aumenta até 3 vezes o risco de ter cataratas, doença nos olhos que diminui progressivamente a visão e é a principal causa de cegueira no mundo.

Garganta: Pigarro não é a unica coisa que o cigarro traz para a garganta. Ele também é o principal fator de risco para o câncer de garganta, que só no Brasil registra 6.600 novos casos e é causa de 3.500 mortes por ano.

Pulmão: Quem fuma muito tem de 20 a 30 vezes de ter chances de ter câncer de pulmão. Ele é o câncer que mais mata homens no Brasil, e, desde 2002, o segundo que mais mata mulheres. De 80% a 90% dos casos da doença matam em menos de 5 anos. Além disso, o fumante diminui sua capacidade respiratória e tem maiores chances de ter qualquer doença respiratória como Bronquite e Enfisema.


Estômago: A nicotina aumenta a acidez do estômago e conseqüentemente, as chances de Gastrite e Úlcera. As Úlceras demoram mais para cicatrizar e voltam com mais facilidade nos fumantes. Ah, e o tabaco também é fator de risco para o estômago, que atingiu cerca de 26 mil pessoas no Brasil em 2006.

Coração: O fumo aumenta a pressão arterial, Diminui a capacidade respiratória e aumenta a coagulação sanguínea.
Resultado: chances de 2 a 3 vezes de morrer por doenças cardiovasculares, como derrame e enfarto. Estudos mostram que o risco de enfarto é ainda maior entre mulheres, especialmente para aquelas que usam anticoncepcionais orais.

Ossos: A Osteoporose é um processo de perda de minerais e enfraquecimento dos ossos, que os deixa muito mais fáceis de quebrar. O cigarro é um dos fatores que mais acelera esse processo, mais comum entre as mulheres. Estima-se que uma a cada oito fraturas na cintura não causadas pelo fumo.

Sistema reprodutor: O fumo causa problemas vasculares que aumentam a chance de impotência nos homens. Entre as mulheres fumantes, ele aumenta a chance de menopausa precoce, infertilidade e problemas com a menstruação.

Agora me digam, fumar é legal?
você se sente "descolado" fumando? .....

não, fumar não é legal. Depois de tudo isso que você viu no texto acima, você ainda vai querer dar seu primeiro trago? ..

Pense bem antes de fazer algo que prejudique sua saúde. Obrigado.

Nenhum comentário: