sábado, 29 de outubro de 2011

LULA COM TUMOR NA LARINGE


Edição do dia 29/10/2011
29/10/2011 12h15 - Atualizado em 29/10/2011 12h27

'Tabaco está relacionado a tipo de câncer detectado em Lula', diz médico

Ex-presidente é diagnosticado com tumor localizado na laringe e vai começar um tratamento inicial com quimioterapia nos próximos dias.


O ex-presidente Lula foi diagnosticado neste sábado (29) com um tumor localizado na laringe. Ele está internado no Hospital Sírio-Libanês, Zona Sul de São Paulo. De acordo com a equipe médica que assiste o ex-presidente, o paciente está bem e vai começar um tratamento inicial com quimioterapia nos próximos dias.
O comentarista de saúde da TV Globo, o médico Luís Fernando Correia, falou aoJornal Globo News sobre a natureza do tumor diagnosticado no ex-presidente Lula. “Tumor é qualquer agrupamento de células em qualquer lugar. Pode ser uma bolinha na pele. Já o tumor maligno é câncer. O fato de ser anunciada uma sessão de quimioterapia já fecha um diagnóstico e se configura um câncer maligno”, esclarece o médico.
Luís Fernando Correia explicou ainda como é o diagnóstico e o tratamento para tumores na laringe. O uso do cigarro é um dos fatores, segundo Luís Fernando Correia, relacionados à doença. O presidente Lula fumava cigarrilhas e charutos.
“Os tumores na laringe estão envolvidos nos tumores da região de cabeça e pescoço. Esses tumores têm relação direta com o uso do tabaco. O diagnóstico é feito geralmente de maneira oportunista, ou seja, o paciente procura o médico por outra queixa, com rouquidão crônica. O uso do tabaco, cigarros, cigarrilhas ou charutos é a maior causa de todos os tumores da laringe”, afirmou o médico.

 

Nenhum comentário: