segunda-feira, 8 de outubro de 2012

OS "NOVOS" E OS NOVOS VEREADORES DA CÂMARA DE S. JOSÉ DOS CAMPOS/SP


Eleições 2012
Jornal O VALE
October 8, 2012 - 02:00

Eleitor de São José renova 33% das vagas na Câmara em 2013

Vereadores de São José dos Campos. Foto: Aaron Kawai
Vereadores de São José dos Campos. Foto: Aaron Kawai
Índice de renovação supera a média das últimas eleições; em Jacareí, dos 13 vereadores atuais, apenas 5 foram reeleitos
João Paulo Sardinha
São José dos Campos
O índice de renovação na Câmara de São José dos Campos foi de 33%. Dos 21 vereadores da atual legislatura, 14 foram reeleitos. Outros sete debutam no Legislativo da cidade a partir de 2013.
O índice de renovação na Câmara está acima da média das últimas eleições. Em 2008, apenas quatro vereadores novos foram eleitos.
O vereador mais votado foi Wagner Balieiro (PT), com 9.420 votos. Ele se disse surpreso com o resultado de ontem.
“Eu esperava ter uma boa votação, mas jamais imaginei ser o número 1 da cidade. Este resultado, sem dúvida nenhuma, aumenta a minha responsabilidade. Agora, vamos continuar nosso trabalho, ouvir mais as pessoas”, afirmou o vereador reeleito.
Em São José, apenas o vereador Cristiano Pinto Ferreira (PV) não tentou reeleição. O parlamentar concorreu ao cargo de prefeito de São José.
Ferreira terminou na terceira colocação com 8.260 votos, o que representa 2,33% dos votos válidos.
O PT e o PSDB foram os partidos que mais elegeram vereadores na cidade. Cada um ganhou quatro cadeiras. O DEM e o PP conquistaram três vagas cada um.

Metade. Em Taubaté, que ganhou cinco cadeiras para a próxima legislatura, a mudança foi ainda maior que em São José. Dos atuais 14 parlamentares, sete voltaram (50%).
O vereador Chico Saad (PMDB), que entrou com recurso após ter seu registro indeferido, aguarda julgamento. Um resultado favorável ao candidato, pode mudar a configuração do legislativo da cidade.
Mario Ortiz (PSD), candidato a prefeito, e Henrique Nunes (PV) não disputaram uma vaga na Câmara.
Na cidade, a vereadora Maria das Graças Oliveira (PSB) foi a recordista de votos. Ela recebeu 6.247 votos.
“Agradeço a todos os que acreditaram em mim. Acho que a vitória foi decorrente do meu trabalho sério na Câmara, com honestidade e defendendo a população. No ano que vem, teremos uma Câmara mais renovada e isso será bom para a cidade. Temos que ter um legislativo mais independente do Executivo”, afirmou a vereadora.

Renovação. Das três maiores cidades do Vale do Paraíba, Jacareí foi o município que registrou a maior taxa de renovação no Legislativo.
Dos 13 vereadores, apenas cinco continuam para a próxima legislatura. Adriano da Ótica (PPS) não tentou a reeleição já que concorreu ao cargo de prefeito de Jacareí.
Na cidade, o candidato mais votado foi Maurício Haka (PSDB), com 2.437. Ele foi o único tucano eleito.
O PT, do candidato a prefeito reeleito Hamilton, foi o partido que mais elegeu vereadores: quatro. O PMDB ficou em segundo, com três vagas na Cãmara a partir de 2013.

Taubaté amplia o número de cadeiras

Taubaté

A Câmara de Taubaté sofreu uma renovação forçada nesta eleição. Em 2013, o Legislativo passa a ter 19 cadeiras. Atualmente, a cidade conta com 14 parlamentares.
Dos atuais vereadores, Henrique Nunes (PV) decidiu não buscar reeleição e Mário Ortiz (PSD) concorreu à prefeitura.
O aumento de cadeiras possibilitou a entrada de novos candidatos e a volta de candidatos derrotados em eleições passadas. Caso de Joffre Neto (PSB), Gorete (DEM) e Noilton Ramos (PSD).
Outra novidade foi a vitória da atual vice-prefeita Vera Saba (PT), que, a partir de 2013, dará expediente no Legistativo da cidade.
Além de Vera Saba, a sigla ainda elegeu Salvador Soares, que já chegou a presidir o partido no município.

Partidos. O PSB, impulsionado por Maria das Graças, elegeu três vereadores. Ao lado do PSDB, foi o partido com o maior número de cadeiras no município.
O PMDB conseguiu duas vagas, com Alexandre da Rádio Metropolitana e Carlos Peixoto. O vereador Chico Saad, que pertence à sigla, aguarda julgamento, após ter sua candidatura indeferida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O vereador Ary Filho, que pertence ao PMDB, não conseguiu se reeleger, depois de duas legislaturas na Câmara de Taubaté.

COMENTÁRIO:-

RECADO MATINAL - Bom dia a todos! - Uma coisa é certa, a vontade do povo prevaleceu, mas que fique bem claro aos velhos reeleitos e aos novos eleitos vereadores e ao prefeito eleito que os eleitores desta fase que o mundo atravessa, onde os acontecimentos pipocam em flash,as decisões são tomadas em um quark, que serão auditados,monitorados, deverão terem uma vida politica ilibada e que estão lá pois os seus eleitores o colocaram e somente a eles devem respeito, portanto são empregados dos seus eleitores e como tal, devem fazerem a vontade do seu patrão. Vereadores mascarados e picaretas e que pensam que estão lá para se locupletarem, terão seus dias contados, mesmo que venha a faltar meses ou anos para terminarem seus mandatos. “O presente é o que constantemente já era, o passado o que constantemente já é" Fiquem espertos e trabalhem e bem para a comunidade., recado para o prefeito e vereadores.
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 08/10/2012 06:36

Nenhum comentário: