terça-feira, 23 de outubro de 2012

PETROBRAS ( REVAP) E A POLUIÇÃO EM S.J. DOS CAMPOS/SP


Nossa Região
October 23, 2012 - 11:33

Chaminé da Revap volta a poluir o ar de São José

Revap libera fumaça preta mais uma vez. Foto: Cláudio Vieira
Revap libera fumaça preta mais uma vez. Foto: Cláudio Vieira
Labareda atingiu mais de 10 metros de altura; poluição intensa e só começou a diminuir depois de uma hora
São José dos Campos
Uma grande mancha de fumaça preta foi dissipada nesta terça-feira pela manhã da chaminé da Revap (Refinaria Henrique Lage), na zona leste de São José dos Campos. A fumaça foi acompanhada por uma forte labareda, que atingiu mais de 10 metros de altura. A poluição foi intensa por pelo menos uma hora, entre 9h30 e 10h30 --momento que a fumaça preta começou a diminuir.
Revap libera fumaça preta mais uma vez. Foto: Thiago Leon
Foto: Thiago Leon
O VALE esteve nos bairros próximos à refinaria, onde moradores acompanhavam o fato de perto. "Isso (fumaça preta) às vezes acontece, mas assim desse jeito eu nunca tinha visto", disse o pintor Donizetti Nunes da Silva, 51 anos, morador da Vila Tatetuba (leste).
Outro lado. Por meio de nota, a assessoria da  Petrobras informou que uma instabilidade operacional foi a causa do inconveniente. 
Veja a nota na  íntegra:
A Petrobras informa que a Refinaria Henrique Lage (Revap), Unidade de Operações no Vale do Paraíba, registrou nesta terça-feira (23), às 9h40, instabilidade operacional que gerou variação de ruído e da chama da tocha.

Os sistemas de proteção e segurança foram prontamente acionados. A refinaria está, neste momento, em fase de normalização de suas unidades de processos.
INFORMEM-SE MELHOR POLUIÇÃO:-Resultante dos resíduos de siderúrgicas, fábricas de cimento, indústrias químicas, usinas de gás e fundição de metais ferrosos. Entre esses resíduos encontram-se substâncias tóxicas e irritantes, poluentes fotoquímicos, poeiras etc. Além da poeira de natureza química, com partículas dos mais diferentes tamanhos, os principais poluentes industriais encontram-se no estado gasoso, sendo que os mais freqüentes são: dióxido de carbono, monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, compostos fluorados, anidrido sulfuroso, fenóis e álcoois de odores desagradáveis.ACESSEM:- http://darllan-uriel.blogspot.com.br/p/quimica-ambiental.html "Estes são meus princípios. Se você não gostar deles, eu tenho outros" Grouxo Marx
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 23/10/2012 15:36
Todo processo produtivo é passível de falha, seja uma falha humana operacional, seja a falha em algum tipo de equipamento comprado e instalado no ciclo produtivo. Provavelmente deve ter acontecido alguma falha no processo da refinaria e os sistemas de segurança atuaram fazendo com que o produto que esta em processamento no momento da falha seja conduzido para a queima evitando maiores danos na instalação da planta. Dizer que o pessoal que esta la na refinaria cuidando de todo o processo é incompetente é um pouco pré-maturo sem saber o que realmente aconteceu . Podemos até questionar a competência de algumas pessoas que trabalham na Petrobras, vejam o acidente com a P36 no RJ, conseguiram fazer o mais dificil, colocaram a plataforma no fundo do mar, e sera que algum responsavel pela manutenção foi punido pelas mortes dos funcionarios na epóca ???????? Acho que a maior incompetência é sair por ai destruindo os carros particulares e paralizando todas a cidade e tirando o direito de ir e vir das pessoas que não tem nada a ver com o problema dos outros como fizeram um bando de arruaceiros na semana passada .
Comentado por David, 23/10/2012 14:53
rss... corretores...
Comentado por mota, 23/10/2012 14:52
Até onde sei, falando xucramente, essa chaminé faz parte de um sistema de segurança; quando solta fogo, é sinal que está funcionando. Ainda bem que houve competência para projetá-la e torná-la funcional, senão, os moradores que viram essa "fumacinha" não teriam tempo para comentar que a viram pela primeira vez.
Comentado por Alien, 23/10/2012 14:52
Sr. Alvaro, por acaso você conhece algo do processo de uma refinaria de petróleo ? Conhece algo para chamar os funcionários de incompetentes ? Você sabe pra que serve essa "chaminé que solta fogo"?
Comentado por Bruno Ferreira, 23/10/2012 13:14
É senhor resumindo td que o senhor disse tem muita história além dessa fumaça preta rsrsrsrs hoje é uma fumacinha, amanhã uma explosãozinha, depois calotes nos terceirizados kkkkkkkk, que mais vai acontecer, será que a Dilma vai ter que vir aqui tomar conta das caldeiras rsrsrs, essa administração da refinaria é a pior de todos os tempos.
Comentado por ana, 23/10/2012 13:12
O que os Senhores acham de adotarmos a "Filosofia Curyana", DESAPROPRIAR toda a área da Petrobras e a mesma, e CONSTRUIR ( ou usar as instalações) um belo de um SHOPPING? Os DESEMPREGADOS de S. José dos Campos/SP ( acham que não???) teriam onde passar as "lindas tardes de domingo" "comprando bugigangas", comendo pipocas, "sorrindo" e como formigas ( somente que elas tem coordenação) atropelando uns aos outros. Então, sim, acabaria esta MALDITA CHAMINÉ e esta conversa CRETINA da "diressão da Petrobrais" que é uma "instabilidade operacional", traduzindo, FALTA DE COMPETÊNCIA, tanto da DIREÇÃO, quanto dos funcionários que são intocáveis.
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 23/10/2012 12:51

Nenhum comentário: