terça-feira, 16 de outubro de 2012

LULA QUERIA APENAS UM AFRO-BRASILEIRO NO STF., COMO ESTÁ ARREPENDIDO!


LEIAM COM CALMA QUE O TEXTO É MUITO BOM.
Taís Araújo Ordem de Rio Branco Cropped.pngLázaro Ramos cropped.jpgPelé.jpg
Ronaldinho061115.jpgGilberto Gil (São João 2011 no Pelourinho).jpgRobinho061115-2.jpg
Joaquim barbosa stf.jpgSandrasa21032007.jpgErnesto Carneiro Ribeiro.jpg
Cruz e Sousa.jpgDjavan - Cantor e compositor.jpgDaiane dos Santos 13072007.jpg
 
Lula queria apenas um negro no STF ao indicar Barbosa.
 
Agosto, 2012 - Pedro Marinho
Lula mal tomara posse, em janeiro de 2003, quando lhe caiu no colo a oportunidade de escolher o primeiro dos oito ministros que indicaria para o STF durante seus dois reinados. Incumbiu o ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos de garimpar um nome.  Manifestou um desejo:  gostaria muito de enviar ao Supremo um negro.
No mês seguinte, fevereiro de 2003, Joaquim Barbosa, então professor visitante da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, foi alcançado por um e-mail enviado por um desconhecido:  Sérgio Sérvulo.  A mensagem viraria do avesso sua rotina e abriria em sua biografia um capítulo novo.
Então assessor de Thomaz Bastos, Sérvulo fez saber a Barbosa que seu chefe desejava reunir-se com ele em Brasília.  Ao tomar contato com o currículo do seu achado, o ministro da Justiça de Lula reagira como se houvesse bamburrado, como dizem os garimpeiros quando a sorte lhes sorri no serviço de mineração.
Além da coloração de pele requerida pelo presidente, Barbosa exibia bom currículo.  De origem humilde, primogênito de oito filhos de um pedreiro com uma dona de casa da cidade mineira de Paracatu, o escolhido formara-se e pós-graduara-se na Universidade de Brasília.  Melhor:  era doutor pela Sorbonne, a prestigiosa usina de canudos de Paris. 
Antes de chegar à Universidade da Califórnia, lecionara como visitante na faculdade de Direito de Columbia, em Nova York. Como se fosse pouco, era também eleitor de Lula, Thomaz Bastos ficaria sabendo depois.
Barbosa voou para Brasília.  Foi ter com o titular da Justiça, a quem não conhecia senão de nome e de fama.  Retornaria a Los Angeles apenas para providenciar a mudança e vender um carro.  Em junho de 2003, tomou posse no Supremo. 
Decorridos nove anos, tornou-se um algoz do PT, uma pedra no sapato do ex-minerador e uma ameaça ao verbete que a enciclopédia reserva ao governo do ex-mandachuva da mina.
Nesta segunda-feira (20), na pele de advogado de um dos réus da ação penal do mensalão, Thomaz Bastos protocolará no STF, junto com defensores de outros acusados, petição contra uma tese cara ao relator Barbosa. 
Na peça, os doutores classificam de aberração o julgamento fatiado.  Reivindicam a leitura integral dos votos dos juízes, não a análise por capítulos.
Em texto veiculado aqui, explicou-se o por quê da aversão dos advogados ao fatiamento.  Julgado à moda de Barbosa, o processo do mensalão ganha lógica, realça a tese de formação de quadrilha e potencializa a hipótese de condenações em série. 
Algo que, se confirmado, faria da história do governo Lula uma ponte ligando o sucesso ao “por outro lado”.  Com um escândalo no meio.
Quanto pudesse finalmente se pronunciar sobre o passado ainda em suspenso, o verbete da enciclopédia teria de anotar que Lula distribuiu renda como nunca antes na história desse país.  Por outro lado, permitiu que fossem distribuídas também as valerianas de má origem azeitaram o apoio no Congresso. 
Ao contribuir para derrubar o lero-lero de que o escândalo é uma lenda, Joaquim Barbosa deve inspirar no ex-presidente que ajudou a eleger uma irremediável sensação de arrependimento.
De repente todo o sentimento de justiça deste país ficou canalizado nas mãos deste SENHOR JUIZ!
Que se espraie a todos os demais Juízes daquela casa  e puna todos aqueles bandidos e maléficos mentores  do mensalão!  É o sonho de todos nós, Brasileiros....
Independente do “julgamento jurídico“ em andamento, o “julgamento político“, tão importante quanto aquele, já se faz sentir em todos os lares brasileiros, quando mostram-se as “caras“ daqueles lobos que se vestem de ovelhas tentando enganar a todos nós, os bobos.
E ele não precisou de cota para cursar a Universidade !
Esta é a prova maior de que, quando queremos, tudo podemos.  Um grande exemplo de dignidade e honradez.  Ex faxineiro... ele limpava banheiros no TRE do DF.  Filho de uma dona-de-casa e de um pedreiro...  Dividia o tempo entre os bancos escolares e a faxina no TRE do Distrito Federal. 
Apaixonado por línguas.  Um dia, na certeza da solidão, cantava uma canção em inglês enquanto limpava o banheiro do TRE.  Naquele momento, um diretor do tribunal entrou e achou curioso uma pessoa da faxina ter fluência em outro idioma.
A estranheza se transformou em admiração e, na prática, abriu caminho para outras funções.  É fluente em francês, inglês, alemão e espanhol.  Formou-se em Direito pela UNB, sendo a época o único negro da faculdade. 
Passou nos concursos de Oficial da Chancelaria, Advogado do Serviço Federal, Procurador da República, Professor da Universidade do Rio de Janeiro.
Ah, ele toca piano e violino desde os 16 anos de idade.
 
 

Nenhum comentário: