quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

PINHEIRINHO VAI VIRAR CANUDOS


FILME: GUERRA DE CANUDOS, foto de Estevam Avellar (1997)
Com Paulo Betti, Marieta Severo, José Wilker e Cláudia Abreu no elenco, chega aos cinemas, em 3/10/1997, Guerra de Canudos. Dirigido por Sérgio Resende, o filme foi rodado em uma cidade cenográfica. A fotografia é de Estevam Avellar, com produção de Marina Leal.
Betti, Marieta e Wilker, em foto de Estevam Avellar (1997).

REGIÃO
Jornal O VALE
January 5, 2012 - 04:00

Ameaça de reintegração põe Pinheirinho em alerta máximo

População do bairro clandestino Pinheirinho se prepara para a reintegração de posse do local
Victor Moriyama
Ordem de desocupação da área pode ser cumprida após o recesso do Judiciário, que termina na próxima segunda-feira; moradores do acampamento se dizem preparados para resistir a uma possível ação da PM
Beatriz RosaSão José dos Campos
Com o risco iminente da desocupação, moradores do acampamento sem-teto do Pinheirinho, na zona sul de São José, se preparam para resistir e não descartam a possibilidade de confrontos com a Polícia Militar.
Desde julho do ano passado, as 1.577 famílias que vivem no local aguardam apreensivas a reintegração de posse determinada pela juíza da 6ªVara Cível de São José, Márcia Loureiro.
A expectativa é que a desocupação ocorra após o recesso do Poder Judiciário, que termina segunda-feira.
No acampamento o clima é de preocupação. Moradores se revezam 24 horas percorrendo a área para não serem surpreendidos com a chegada da Polícia Militar.
A estratégia irá garantir que todas as famílias sejam alertadas por meio de apito sobre a chegada da PM.
Os sem-teto planejam formar uma corrente humana ao redor da ocupação com sindicalistas e religiosos, para impedir o acesso dos policiais à gleba.
Há boatos de que alguns moradores também estariam estocando gasolina para um eventual confronto, mas as lideranças não comentam o caso.

Estratégias.Líder do acampamento sem-teto Pinheirinho, Valdir Martins, o Marron disse que a batalha pela casa própria não terá fim. “Não temos plano B porque ninguém tem para onde ir. Então a estratégia é de resistência até o fim”, disse.
Ele acredita que não serão necessários confrontos.
“Ninguém aqui irá partir para a violência. O diálogo será nossa principal estratégia. Os governos Federal e Estadual já acenaram interesse em regularizar a área.”
No caso de confronto, ele afirma que as crianças serão levadas para um lugar seguro.

União. Um dos coordenadores do acampamento, Juarez Silva, 44 anos, afirmou estar preparado para o confronto.
“Eu não tenho medo. O povo está unido para se defender. Aqui construi minha casa e montei o meu negócio. Acho que temos que lutar pela nossa casa que é um sonho realizado. Estamos bem preparados.”
Silva é um dos responsáveis pelo monitoramento da área.
O vendedor Luciano Paulino Gomes, 30 anos também está disposto a lutar para garantir a casa que construi para a família. Sua esposa, Maria Fernanda dos Santos, 25 anos, está grávida de quatro meses do segundo filho. “Vou resistir para garantir a casa da minha família.”
Seu vizinho, o motorista Jeremias Fernandes da Silva, 43 anos, espera por um confronto pacifico. “A gente não quer violência, mas o pessoal que quer nos retirar daqui não tem coração. Aqui é nosso lar e temos que resistir.”
A dona-de-casa Ana Cristina Bezerra, 38 anos, não teme a tropa de choque. “Eu não me preocupo. Se tiver de lutar, vou lutar para conseguir permanecer na minha casa com os meus filhos. Estamos aqui e preparados para enfrentar qualquer coisa.” Cristina é mãe de oito filhos.

Apoio. O assessor da Secretaria Geral da Presidência, Wlamir Martines, condenou a possível desocupação da área e reafirmou o interesse do governo na aquisição da gleba.
Ele afirmou que, em um caso de emergência, irá acionar a Secretária Nacional de Direitos Humanos para intervir e evitar a desocupação.

PLANEJAMENTO
'Ação ocorrerá em momento oportuno', diz major da PMSão José dos Campos
A Polícia Militar diz que ainda trabalha no planejamento da desocupação do Pinheirinho. Por nota, o major Paulo Henrique Domingues, comandante interino 46° Batalhão, informou que a PM dará apoio ao oficial de justiça encarregado da desocupação.
“A Polícia Militar está realizando um cuidadoso planejamento da operação, avaliando o emprego dos meios humanos e materiais, buscando que os resultados se deem voltados para a legalidade e segurança de todos os envolvidos, inclusive os ocupantes.”
Ele não revelou quando a ação será realizada e de quem dará a ordem final.
“A ação da PM em apoio aos oficiais de justiça será feita no momento mais oportuno e adequado, para o sucesso da operação”, informou.

Amparo. A Prefeitura de São José informou, também por meio de nota, que, caso ocorra a reintegração, dará apoio às famílias sem-teto por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Em visita à São José na sexta-feira, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) descartou intervenções do Estado.
“Ali é uma área privada, que a Justiça determinou a desocupação. O que o Estado puder fazer para buscar uma solução o fará, oferecendo alternativas para as famílias que realmente não tenham casa.”
 
é sempre a mesma ladainha.
Comentado por Antonio, 05/01/2012 06:06
O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
É expressamente proibida a postagem de comentários discriminatórios, racistas, que ofendam a imagem ou a moral ou que desrespeitem a legislação em vigor. Informamos que seu IP e seus dados serão fornecidos à Justiça, caso seja requisitado por autoridade legal.

Nenhum comentário: