quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

"O jornalismo precisa de um público crítico e exigente"



O NOVO PROVEDOR DO LEITOR DO DN

"O jornalismo precisa de um público crítico e exigente"

por Nuno AzinheiraHoje
"O jornalismo precisa de um público crítico e exigente"

Oscar Mascarenhas inicia sábado o seu mandato como provedor do leitor do DN. Em entrevista, o jornalista diz-se surpreendido pelo convite, mas assume que é o "corolário de uma carreira". Garante que não vai "colocar jornalistas no pelourinho", mas também não lhes vai fazer "'bilu-bilu' no queixo". O objectivo é ajudar os leitores a não comprarem gato por lebre.

Está de regresso ao DN, agora como provedor do leitor. Como recebeu o convite do diretor, João Marcelino?
Recebi com alguma surpresa, devo dizer, uma vez que me julgava já afastado dos circuitos. Já estava a sedentarizar-me, não estava no lufa-lufa das redações.
Este cargo é, contudo, uma espécie de corolário lógico de uma vida dedicada ao jornalismo.
Sim, é verdade. Há muito tempo que me preocupa as questões da ética da profissão. Participei nos primeiros congressos, fui formador do Cenjor, professor de Ética e Deontologia na Escola Superior de Comunicação Social, participei em muitas conferências e, como é do conhecimento geral, fui durante nove anos presidente do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas.
Tendo sido jornalista do DN, sente que vai estar do outro lado da barricada?

Ler Artigo Completo(Pág.1/6)Página seguinte

Nenhum comentário: