quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Hawker Beechcraft x Embraer: A luta será difícil



A Hawker Beechcraft ainda luta para tentar parar o processo do programa de Aeronave de Apoio Leve (LAS) da USAF. (Foto: HBC)


Super Tucano


DIVULGAÇÃO/EMBRAER






Fabricante de aeronaves Hawker Beechcraft Corp entrou com uma ação na terça-feira o Tribunal de Ações Federais EUA depois de ter sido excluído de um concurso da Força Aérea para fornecer um pequeno número de aviões de ataque ao Afeganistão e outros aliados.
O terno é a mais recente reviravolta de um concurso de politicamente para comprar até 20 aviões de guerra para as forças armadas afegãs. Em novembro, a Hawker Beechcraft apresentou um protesto com o Escritório de Responsabilidade do Governo dos EUA sobre a decisão da Força Aérea para cortar Beechcraft da empresa AT-6 aeronaves do concurso, uma decisão que deixou um avião de guerra rival design baseada no Brasil Embraer Super SA Tucano-in a execução. O GAO rejeitou o protesto na semana passada.
A Força Aérea tinha sido esperado para anunciar um contrato para a aeronave neste mês, mas Hawker Beechcraft presidente e CEO Bill Boisture disse que a empresa Wichita, Kansas, a esperança de impedir a Força Aérea de avançar com a adjudicação ou para forçar uma nova concorrência .
"Nossa intenção é interromper o processo e tê-lo revisado por mentes mais objetiva," Mr. Boisture disse em uma entrevista.
Sierra Nevada Corp, que se uniu com a subsidiária nos EUA da Embraer sobre o concurso, não foi capaz de comentar de imediato sobre as especificidades do processo.
A Força Aérea planeja comprar uma frota de aeronaves monomotor turboélice para a força aérea afegã. A aeronave, prevista para início de entrega na primavera de 2013, serviria como os formadores e os aviões de ataque ao solo. Eles também seriam mais baratas de operar e mais fácil de manter do que aviões de combate, um ponto-chave das vendas para o governo sem dinheiro afegão.
O contrato de aeronaves ligeiras, está avaliada em quase US $ 1 bilhão.
De acordo com uma solicitação da Força Aérea, o avião 10 primeiros seriam estacionados na Base Aérea de Shindand, no oeste do Afeganistão, com o restante indo para a Base Aérea Kandahar. Separadamente, a Força Aérea tem planos de adquirir uma pequena frota de aeronaves militares para ajudar a treinar outras.
De acordo com o GAO, a Força Aérea encontrou "deficiências significativas" na proposta da Hawker Beechcraft que fez a sua oferta "tecnicamente inaceitável" e muito arriscado. Mas o Sr. Boisture disse que a Força Aérea não forneceu uma explicação clara sobre os requisitos de licitação.
"O AT-6 é suportado por uma já estabelecida treinamento, manutenção e cadeia de fornecimento de peças que o [Departamento de Defesa] criou e tem existido há anos", disse ele. O avião rival, ele acrescentou, "beneficia de nada disso."
Super Tucano da Embraer já está em serviço com os militares do Brasil, República Dominicana e Colômbia, é amplamente utilizado em operações de combate às drogas.Mas o AT-6, um derivado de um plano de formação que tem sido em serviço com os militares dos EUA durante uma década, tem tido o apoio do Congresso, particularmente da Delegação Kansas.
Mr. Boisture também disse que sua empresa queria enfatizar as perdas de emprego dos EUA se a Força Aérea pega o avião Embraer. Hawker Beechcraft, diz um total de 1.400 empregos nos EUA, incluindo trabalhos de fabricação e fornecedor, estaria diretamente ligado à produção do AT-6. Sierra Nevada e Embraer planeja construir suas aeronaves em Jacksonville, na Flórida
ST Gilbert, vice-presidente de desenvolvimento de negócios para o segmento de Sierra Nevada de inteligência, vigilância e reconhecimento, disse que sua empresa estava "esperando para ver o que a Força Aérea decide fazer", observando que o contrato da Força Aérea só de garantir uma ordem inicial de dois aeronaves.
Super Tucano da Embraer, acrescentou, é um "off-the-shelf" de aeronaves com um histórico de combate.
"Super Tucano está voando com um grande número de nações que estão fazendo perfis de missão semelhante ao que estamos fazendo" com avião da Força Aérea luz ataque planejado, disse ele.

ACESSE:- http://online.wsj.com/article/SB10001424052970204296804577124820631472892.html

Nenhum comentário: