quarta-feira, 3 de julho de 2013

FAÇA SUA ANTENA PARABÓLICA DE CARTOLINA LAMINADA

Faça uma antena de papel para apontar para o seu satélite preferido
De vez em quando ensinamos aqui no GPS.Pezquiza.com como você pode construir a sua própria antena. Já houve antena de madeira, antena de fibra de vidro, antenas teladas cobertas com chapas para que melhore o sinal.
No entanto, desta vez, não ensinaremos a fazer uma antena resistente ao tempo, mas sim uma antena de cartolina laminhada para que você possa testar um novo jeito de captar o sinal dos satélites de televisão.
Essa antena de papel é em formato de cone, conhecida como conical horn, elas conseguem um bom papel na captura de sinal dos satélites de televisão, e são relativamente simples de se fazer, este tipo de antena pode ser encontrada em metal no exterior, e é a que podemos fabricar de maneira mais fácil com materiais simples, como a cartolina.
Como vocês podem ver na foto acima, uma antena em forma de cone contém uma abertura de diametro correto na parte de uma lado, na sua parte mais aberta, e uma abertura onde se encaixa a boca do LNBF no seu lado mais fechado.
Durante muito tempo houve disponível na internet um programa para se calcular os diametros das antenas em forma de cone em relação ao ganho em dbi que se gostaria de ter. Esse programa infelizmente foi retirado do site onde era hospedado e não pude recuperar o link aqui para vocês.
Felizmente consegui num fórum internacional uma medida de uma antena que corresponde em ganho a uma antena de 75cm offset, conseguindo fazer ela da maneira certa ela tem ganho de 32dBi.
Para o mesmo ganho da antena offset de 75cm, uma antena cone necessita ter diametro de abertura frontal entre 35 a 40 cm, no entanto, o comprimento dela deve ser de 2 metros, isto mesmo, dois metros.
Para fazer a antena você precisará usar cartolina laminada por dentro com aquele papel brilhante, e já que não se achará uma só cartolina que seja capaz de cobrir todo o tamanho da antena necessário, você pode ir fazendo a antena em partes e unir tudo até chegar no tamanha que você precisa, como no exemplo abaixo.
Se assustou com o tamanho da antena que citamos acima? Não se preocupe, demos uma exemplo de uma antena que será 100% funcional ao se apontar para um satélite banda ku, locando todas as TPS do satélite.
No entanto, é possível fazer antenas de cone bem menores que também serveria para se locar algumas tps mais fortes de alguns satélites.
Melhor ainda, o tamanho da antena pode ser bem menor, pois o aumento do tamanho da antena não é proporcional ao ganho da antena.
Então, se você fizer uma antena de 10cm de comprimento, terá um ganho de 21dBi, uma antena de 15cm de comprimento terá um ganho de 22.5dBi e uma antna de 18cm de comprimento terá um ganho de 24dBi, aí você precisará escolher um satélite com sinal forte, de 54dBW de força de transmissão, para que possa captar algum canal
Veja exemplos de cones pequenos abaixo:
Estas antenas pequenas também são mais fáceis de se testar a abertura necessário do diâmetro maior dos cones, que neste caso deverão estar entre 20cm e 25cm de diametro.
Então? Animou-se? Mãos a obra e nos mande fotos de suas antenas cone de papel/cartolina.
E lembre-se, para saber para onde apontar a sua antena cone não precisa sair do nosso site, você pode usar o aplicativo de calculos de dados de apontamento de antenas parabólicas Dishpointer, que está no nosso seguinte artigo: http://gps.pezquiza.com/satelite/calcule-aqui-os-dados-de-apontamento-de-sua-antena-para-o-satelite-que-voce-precisar/



Read more: http://gps.pezquiza.com/satelite/apontamento-de-antenas-parabolicas-faca-uma-antena-de-papel-para-apontar-para-o-seu-satelite-preferido/#ixzz2XWgFlehm

Nenhum comentário: