quarta-feira, 8 de maio de 2013

LEITE COM ÁGUA E UREIA - CÂNCER!!!


Ministério Público faz operação contra adulteração de leite no RS

 
Água utilizada na adulteração era retirada de poço artesiano, em Ibirubá

Foto: Fernando Goettems


Segundo as investigações, cinco empresas de transporte de leite adulteravam o produto cru entregue para a indústria, adicionando água e ureia

08 de maio de 2013 | 9h 35
Elder Ogliari - O Estado de S. Paulo
 PORTO ALEGRE - O Ministério Público do Rio Grande do Sul detectou um esquema de adulteração do leite, feito por transportadores, em três regiões do Estado. Depois de um período de investigações, os promotores pediram a prisão temporária de suspeitos de participação na fraude. A Brigada Militar está cumprindo os nove mandados expedidos pela Justiça nesta quarta-feira, em Guaporé, Ibirubá e Horizontina. A operação, denominada "Leite Compen$ado", contou com apoio do Ministério da Agricultura e da Receita Federal.
Segundo o Ministério Público, cinco empresas de transporte de leite adulteravam o produto cru entregue para a indústria. Depois de recolher o leite nas propriedades rurais, eles adicionavam água para aumentar o volume e, para compensar a perda nutricional, acrescentavam ureia, produto que contém formol em sua composição e, por isso, é considerado cancerígeno pela Organização Mundial da Saúde. As empresas investigadas transportaram aproximadamente 100 milhões de litros de leite entre abril de 2012 e maio de 2013.

O MP divulgou a lista com os lotes das marcas que apresentaram adulteração com adição de formol, conforme laudos de laboratórios credenciados pelo Mapa. De acordo com o MP, a empresa LatVida foi interditada nesta manhã e está proibida de comercializar qualquer tipo de produto.


— Italac Integral Lotes:
L05KM3, L13KM3, L18KM3, L22KM4 e L23KM1) 

— Italac Semidesnatado Lote: L12KM1

— Líder/Bom Gosto UHT Integral Lote: TAP1MB

— Mumu UHT Integral Lote: 3ARC

— Latvida UHT Desnatado Lote: 196


Nenhum comentário: