sábado, 25 de maio de 2013

ASPIRINAS ADULTERADAS: CUIDADO, MUITO CUIDADO!!!




Estão a circular no mercado de Angola, lotes de aspirina adulterada


4 de Abril, 2013

Fotografia: AFP

A Inspecção Geral da Saúde alertou, em comunicado, para a existência no mercado de três lotes de aspirina de 500 miligramas e um lote de ácido acetilsalicílico, ambos em comprimido, com características impróprias para o consumo humano.
Num documento enviado terça-feira à noite ao Jornal de Angola, a Inspecção Geral da Saúde informa que se trata dos lotes números 110313, 120205 e 1202 de aspirina e do lote número Tome-279 de acido acetilsalicílico, importados da China e Índia.
A instituição, pertencente ao Ministério da Saúde, adiantou que, após detectar os medicamentos adulterados, proibiu a sua importação, distribuição e consumo.
A nota sublinha que o lote número 110313 de aspirina de 500 miligramas pertence à empresa farmacêutica David Pharma Co. LTDA, da China, e, no rótulo, aparece como data de caducidade o mês de Fevereiro de 2014. Os lotes números 120205 e 120206 também de aspirina são do fabricante Wuhukangqi Pharmaceutical Co. LTDA, sedeado na China. Os dois lotes têm como data de caducidade o mês de Janeiro de 2015.
Já o lote Tome-279 de acido acetilsalicílico é do fabricante indiano Om Biomedic Pvt LTDA e a sua validade expira em Outubro de 2014.
Na semana passada, as autoridades haviam alertado para a existência de medicamentos falsificados para o combate à malária.

OBS:- No Brasil ainda não foi constatado nenhum caso ou apreensão, mas é bom ficar atento!


25/05/2013 20h33 - Atualizado em 25/05/2013 20h48

Polícia da França apreende 1 milhão de aspirinas falsificadas da China

Apreensão de remédios é maior já feita na União Europeia, diz governo.
Feitos de glicose, os comprimidos não continham ingredientes ativos.

Da France Presse

Agentes alfandegários franceses apreenderam mais de 1,2 milhão de comprimidos de aspirina falsificada procedentes da China. É maior apreensão de remédios adulterados já realizada na França e na União Europeia, anunciou o Ministério da Economia neste sábado (25).
A carga, retida em 17 de maio no porto do Havre, estava escondida em um cargueiro de chá. De acordo com a nota oficial, o navio é de procedência chinesa. Feitos de glicose, os comprimidos não continham ingredientes ativos.
O Ministério acrescentou que o carregamento de aspirina falsificada deveria ter sido enviado para uma empresa espanhola, baseada nas ilhas Baleares para distribuição na Península Ibérica
.

Nenhum comentário: