sábado, 25 de maio de 2013

RIHAM SAID A APRESENTADORA EGÍPCIA CORAJOSA!!!


Mundo islâmico

Egito: jornalista  tira véu e confronta clérigo que quer fechar TV



Bate-boca entre apresentadora e religioso fundamentalista ilustra a arte da "não-entrevista" - uma peça jornalística rara, mas em geral incrivelmente reveladora

Apresentadora de TV egípcia expõe clérigo islâmico que queria fechar canal de televisão
Apresentadora de TV egípcia expõe clérigo islâmico que queria fechar canal de televisão (Reprodução)
Com mais de 400 000 visualizações no Youtube desde que ganhou legendas em inglês, há poucos dias, o vídeo do bate-boca entre uma famosa apresentadora do canal egípcio Al-Nahare o clérigo muçulmano fundamentalista Yousuf Badri tem seu lugar garantido na galeria das grandes "não-entrevistas" - uma peça jornalística rara, mas em geral muito mais reveladora que as entrevistas diariamente publicadas pela imprensa.
Desde o começo, o objetivo do canal parece ter sido enervar e expor o clérigo que, como vem à tona durante o programa, processa a emissora e pretende vê-la de portas fechadas. A estratégia foi bem-sucedida.
Antes mesmo de começar a gravação, a apresentadora Riham Said contesta Badri, que havia lhe pedido que usasse o véu hijab durante a conversa. "Fora do estúdio, em sua vida cotidiana, você lida toda hora com mulheres muçulmanas que não usam o véu. Eu tenho que colocá-lo para a entrevista? Eu aceitaria se o pedido fosse feito para que eu satisfizesse Alá”, diz a jornalista. "Talvez você continue a usá-lo depois, quem sabe?", responde um ainda comedido Badri.
Durante a entrevista, contudo, uma pergunta sobre abusos sexuais perpetrados por religiosos em rituais de exorcismo tira Badri do sério. Ele diz que se trata de provocação e exige que se mude de assunto. Em resposta, a jornalista arranca o véu e rebate: "Desde o momento em que sentou aqui você tem gritado e zombado de mim, apesar de ter aceito 1.000 libras egípcias para dar uma entrevista. Que tipo de clérigo pede 1.000 libras?"
Badrid então questionou se o canal tinha por objetivo constranger seus convidados. "Você convida as pessoas para constrangê-las? Eu processei a TV Al-Nahar, como você bem sabe. Eu vou fechar o seu canal".
O bate-boca prosseguiu por mais alguns instantes até que a jornalista disse que quem deixaria a entrevista seria ela. Antes sair do estúdio, Riham disse: "Esse é o tipo de pessoa que processa canais de televisão, ataca a imprensa e confessa isso em um programa para os espectadores. É lamentável ver esse tipo de gente propagando nossa religião.” Nocaute.










Nenhum comentário: