sábado, 25 de maio de 2013

ROLEX FALSIFICADO, VIA E.MAIL, COM SITE


Ricardo Setti - Veja
Quem quer um Rolex baratinho? Pirataria por e-mail, com site e cartão de crédito, e a polícia não faz nada

Patek Philippe, Breitling, Rolex, Montblanc, Tag Heuer…
Escolha a marca de qualquer um desses grandes e caríssimos relógios, e outros mais. A que você quiser, devidamente falsificada, é oferecida a cada dia, pelo preço máximo de 400 e poucos reais, por meio de e-mails de empresas brasileiras que têm sites estabelecidos, devidamente registrados, com “.com.br” e tudo, e trabalham, como comerciantes decentes, com todos os cartões de crédito.
E no entanto, como sabemos, estão pirateando produtos originais e cometendo um crime.
Mas tudo é feito às claras, os emails são enviados a milhares de possíveis compradores, e nada acontece. Sei de amigos que denunciaram o fato pelo email do site da Polícia Federal, encarregada de reprimir esse tipo de crime, e – sem surpresa para mim – nem resposta receberam.
Há recursos para localizar os servidores que abrigam esses sites, bem como para identificar de onde partem os emails e ir atrás dos bandidos. Mas quem é que se interessa? Há crimes muito mais graves por aí, e também não acontece nada, não é mesmo?
Em cidades como São Paulo, Rio, Brasília e Belo Horizonte, até crianças sabem onde se vendem produtos de grife falsificados – menos, é claro, a polícia.
Depois o governo estrila quando nações desenvolvidas colocam o Brasil como país que não combate suficientemente a pirataria.

Nenhum comentário: