segunda-feira, 17 de setembro de 2012

CAMPO DE CONCENTRAÇÃO EM PINDAMONHANGABA/SP/BRASIL


Campo de Concentração de Pinda é destaque em jornal nacional
24/08 - 18h
Espaço utilizado em Pindamonhangaba para prisioneiros da segunda guerra mundial foi destaque no Jornal da Cultura.
Odirley Pereira
Uma equipe de jornalismo da TV Cultura veio a Pindamonhangaba, dia 24 de agosto, para uma reportagem sobre o campo de concentração que existia no Pólo Regional do Vale do Paraíba – APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) durante a segunda guerra mundial.
A reportagem, que foi ao ar no jornal do dia 24, foi baseada no livro “Prisioneiros da Guerra – Os súditos do Eixo nos campos de concentração brasileiros (1942-1945)”, da historiadora e doutora pela USP (Universidade de São Paulo), Priscila Ferreira Perazzo.
Na obra, a autora relata dezenas de pontos que serviram como campo de concentração para prisioneiros de guerra. “É um apanhado de vários relatos e documentos que representam uma pesquisa minuciosa sobre o ‘silêncio’ da história e outras questões relevantes, como repressão e o tratamento dado às minorias apontadas como súditos do Eixo”, disse Priscila.
Segundo ela, a reportagem abordou a questão global sobre os campos de concentração, porém com ênfase no de Pindamonhangaba – que recebeu alemães que estavam aprisionadas em Santos. È uma situação que foi muito comum durante a guerra, porém em alguns locais havia mais prisioneiros e com isso eles passaram a desenvolver atividades culturais como a música – por exemplo. E há muitos relatos disso para o campo de Pindamonhangaba”, completou a doutora.
O repórter Aldo Quiroga disse que fazer a matéria foi como voltar aos tempos da guerra. “A gente tenta passar ao telespectador um pouco de como foi o período, como eram as acomodações, a rotina e a toda a situação. É uma reportagem de 4 minutos sobre um livro que foi escrito durante cinco anos e utilizou material de 60 anos”. O repórter comentou que o mais difícil é o processo de edição. “É uma situação riquíssima em elementos históricos e culturais e temos relatos, documentos e ótimas imagens. Daria para fazer um documentário, mas temos que copilar tudo em 4 minutos”.
Além do jornalista, a TV Cultura enviou Marcelo Sinésio, Marcelo Scano, José dos Anjos e Alexandre Cavalcanti.
A pesquisadora e a equipe da TV Cultura agradeceram a Prefeitura de Pindamonhangaba pelo fornecimento de material e acompanhamento durante a reportagem e também a diretoria do Pólo Regional do Vale do Paraíba – APTA – Governo do Estado de São Paulo, por permitir a entrada e fornecer apoio durante o trabalho.

http://www.pindamonhangaba.sp.gov.br/noticias_0809.asp?materia=4118

Nenhum comentário: