segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Mahmoud Ahmadinejad


Foto: Carlos Garcia Rawlins / O Globo
 




Presidente persa Mahmud Ahmadinejad arribó a Venezuela

El presidente iraní, Mahmud Ahmadinejad, realiza el lunes un intenso programa de actividades en Venezuela al inicio de una gira por la región que incluye Nicaragua, Cuba y Ecuador en medio de críticas de Estados Unidos.




O Globo

À frente de um governo envolvido numa recente troca de ameaças com os EUA, e cada vez mais pressionado por países europeus, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, começou ontem uma visita de cinco dias pela América Latina.

Ele se encontrará com dirigentes aliados da região, como o venezuelano Hugo Chávez, o equatoriano Rafael Correa, o cubano Raúl Castro e o nicaraguense Daniel Ortega.

O Brasil, com quem o governo de Ahmadinejad manteve um forte vínculo durante os dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não está incluído no roteiro.

O início da viagem por busca de apoio na região coincidiu com uma nova escalada das tensões entre Washington e Teerã acerca do estratégico Estreito de Ormuz, por onde passam 20% do petróleo mundial.

— As relações existentes entre o Irã e os países da América Latina são cordiais e estão em pleno desenvolvimento — disse Ahmadinejad, antes de embarcar.




Nenhum comentário: