terça-feira, 3 de janeiro de 2012

FALECIMENTOS DE PERSONALIDADES EM 2011



OBITUÁRIO

As personalidades que nos deixaram em 2011

DN - PORTUGAL
As personalidades que nos deixaram em 2011
Fotografia © Alexander Demianchuk - Reuters

Maria José Nogueira Pinto, Steve Jobs, Amy Winehouse, Gerry Rafferty, Carlos Castro, Susannah York, Artur Agostinho, Salvador Fernandes Caetano ou Itamar Franco, são algumas das personalidades que nos deixaram em 2011.


JANEIRO
Dia 1
Arnaldo Mesquita, advogado de presos políticos, tendo ele mesmo estado detido pela PIDE durante 24 meses, em três momentos diferentes. Tinha 80 anos.
Paulo Lowndes Marques, fundador do CDS e secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros num dos governos de Francisco Pinto Balsemão, aos 69 anos.
Dia 2
Anne Llloyd Francis, actriz norte-americana, aos 80 anos, vítima de cancro.
Dia 3
Pete Postlewaite, actor britânico nomeado em 1994 pelo filme "Em nome do pai", vítima de cancro. Tinha 64 anos.
Georges Staquet, actor francês, aos 78 anos.
Dia 4
Coen Moulijn, antigo futebolista holandês campeão europeu pelo Feyenoord em 1970, aos 73 anos, na sequência de um acidente vascular cerebral.
Dia 5
Gerry Rafferty, cantor e compositor escocês, após doença prolongada. Tinha 63 anos
Malangatana, pintor moçambicano, aos 74 anos, no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, vítima de doença prolongada.
Mick Karn, baixista dos Japan, aos 52 anos, em Londres.
Dia 6
Gary Mason, antigo campeão britânico de boxe, aos 48 anos, vítima de um acidente automóvel.
Dia 7
Carlos Castro, aos 65 anos. O colunista social é encontrado morto num quarto de hotel em Nova Iorque.
Dia 8
John William, cantor francês intérprete do "Tema de Lara" do filme "Doutor Jivago", de David Lean (1965), aos 88 anos, em Antibes, no sudeste de França.
Dia 9
Vítor Alves, antigo capitão de abril, aos 75 anos, no Hospital Militar, em Lisboa, vítima de doença prolongada.
Peter Yates, cineasta britânico que realizou o célebre "Bullit", com Steve McQueen, e "O Maior Roubo de Sempre", aos 82 anos.
Debbie Friedman, cantora e compositora, aos 57 anos, de pneumonia.
Dia 14
Martha De La Cal, jornalista norte-americana da revista "Time" e a correspondente mais antiga em Portugal, aos 84 anos, vítima de um acidente vascular cerebral.
Manuel Marques, o barbeiro de Oliveira Salazar, aos 95 anos, nos Inválidos do Comércio, em Lisboa, onde se encontrava desde 1997.
Trish Keenan, vocalista da banda indie Broadcast, aos 42 anos, vítima de pneumonia, após ter contraído o vírus H1N1 da gripe A.
Dia 16
Augusto Algueró, compositor, arranjador e maestro espanhol conhecido no Brasil pela trilha sonora de filmes do menino cantor Joselito, na década de 50, aos 76 anos, sua casa de Torremolinos (Andaluzia, sul).
Susannah York, actriz britânica que se destacou nos anos 70, aos 72 anos, na sequência de um cancro.
Dia 17
Jean Dutourd, romancista francês, aos 91 anos, na sua casa em Paris.
Dia 18
Don Kirshner, lendário produtor de música norte-americano conhecido como o "homem com ouvido de ouro", aos 76 anos, na Florida.
Marcel Marlier, criador de Anita. Tinha 80 anos.
Dia 19
Daniel Lam, jornalista, aos 46 anos. Lam é encontrado morto na sua casa na Amadora, depois de colegas do Diário de Notícias, onde trabalhava, terem alertado polícia e bombeiros ao estranharem a sua ausência, sem aviso, na redação.
Dia 20
Vítor Vasques, ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, aos 73 anos.
Dia 21
Dennis Oppenheim, artista norte-americano considerado uma das referências da arte na segunda metade do século XX, escultor, pioneiro da arte conceptual, da chamada art e da body art, aos 72 anos, devido a um cancro no fígado.
Odón Alonso, maestro espanhol que dirigiu a Orquestra Filarmónica de Madrid, a Orquestra Nacional de Espanha e foi diretor do Teatro da Zarzuela. Tinha 86 anos.
Dia 23
Morro Bay, considerado o fundador do fitness moderno, aos 96 anos, na Califórnia, devido a uma paragem respiratória na sequência de uma pneumonia.
Dia 25
Aldina Costa, artista plástica, aos 82 anos, vítima de problemas cardíacos.
Daniel Bell, sociólogo autor de "O Fim da Ideologia" e professor emérito da Universidade de Harvard, aos 91 anos na sua casa em Cambridge.
Bernd Eichinger, cineasta alemão produtor de "O Quarteto Fantástico", "O Surfista Prateado" e "O Nome da Rosa", aos 61 anos, vítima de um ataque cardíaco em Los Angeles, onde vivia, enquanto jantava com amigos.
Charlie Louvin, influente músico country que gravou vários sucessos trazendo influências gospel para seu estilo tradicional de canto, aos 83 anos.
Dia 26
John Herbert, actor brasileiro, aos 81 anos, vítima de efisema pulmonar.
Dia 27
Dariush Homayoon, fundador do diário Ayandegan e ministro do Turismo iraniano entre 1977 e 1978, aos 81 anos.
Dia 28
José Pedro Barreto, jornalista, aos 62 anos. Desempenhava funções de editor de internacional na TVI.
Sushil Kumar Dhara, aos 99 anos. Foi uma das figuras históricas da independência da Índia, combateu os britânicos e passou 12 anos nas prisões antes de 1948.
Margaret Price, soprano galesa considerada como uma das maiores vozes do mundo, aos 69 anos, vítima de ataque cardíaco em sua casa, próximo de Cardigan, no País de Gales.
Dia 30
John Barry, compositor, cinco vezes vencedor de um Óscar que escreveu músicas para uma dúzia de filmes do James Bond, entre eles "Só se vive duas vezes" e "007 contra Goldfinger", aos 77 anos, em Nova Iorque.
Dia 31
Eunice Sanborn, a mulher mais velha do mundo, aos 115 anos, nos Estados Unidos. A anciã norte-americana ostentou o título apenas durante cerca de três meses, depois da morte de Eugenie Blanchard, uma religiosa nascida na ilha de Guadalupe que morreu a 04 de Novembro, com 114 anos.
FEVEREIRO
Dia 3
Maria Schneider, atriz francesa, protagonista, ao lado de Marlon Brando, de "Último Tango em Paris", aos 58 anos, em Paris.
António Borges Coutinho, último governador civil do Distrito de Ponta Delgada, nomeado na sequência do 25 de abril de 1974, aos 77 anos.
Dia 4
Lena Nyman, atriz sueca, uma das protagonistas do filme "Sonata de Outono", de Ingmar Bergman, aos 66 anos.
Dia 5
Mário Nunes da Silva, antigo presidente da mesa da assembleia-geral do Sporting Clube de Portugal, sob a direção de José Sousa Cintra, aos 81 anos.
Charles E. Silberman, jornalista e veterano da Segunda Guerra Mundial que ficou especialmente conhecido pelas análises que fez de temas fraturantes, como racismo, educação e justiça, em três livros que escreveu. Tinha 86 anos.
Dia 6
José Martins, antigo ciclista algarvio que venceu a Volta a Portugal em bicicleta em 1946 e 1947, aos 93 anos.
Gary Moore, guitarrista, aos 58 anos. O artista foi encontrado no hotel de luxo onde estaria a passar férias, na cidade espanhola de Estepona, perto de Málaga.
Dia 9
Eugénio Toussaint, compositor e pianista mexicano, aos 56 anos, na sua casa da Cidade do México, vítima de uma paragem cardíaca.
Dia 10
Alberto Oliveira e Silva, advogado e fundador do Partido Socialista, aos 86 anos, vítima de doença prolongada.
Dia 11
Coronel Viana de Lemos, antigo subsecretário de Estado do Exército, no governo de Marcelo Caetano.
Dia 12
Gérard Castello-Lopes, fotógrafo e distribuidor de cinema que sempre se reclamou como um discípulo apaixonado pela obra humanista de Henri Cartier-Bresson, aos 85 anos.
Betty Garrett, atriz norte-americana e estrela da Broadway que contracenou com Frank Sinatra em dois musicais, aos 91 anos.
Kenneth Mars, ator norte-americano conhecido pelas suas participações na versão original do filme "Os Produtores" e "Frankenstein Júnior", aos 75 anos.
Dia 14
George Shearing, pianista, compositor e orquestrador de jazz que compôs "Lullaby of Birdland" em 1952 e liderou um quarteto com o próprio nome, aos 91 anos, em Nova Iorque.
Jigme Norbu, sobrinho do dalai-lama, atropelado por um automóvel quando participava numa passeata pela liberdade do Tibete, numa estrada do Estado americano da Flórida. Tinha 43 anos.
Dia 15
François Nourissie, escritor francês, aos 84 anos.
Dia 16
Len Lesser, actor, aos 88 anos, vítima de cancro. Veterano da TV e do cinema, Lesser nasceu em Nova York e começou a carreira na TV nos anos 1950. Atuou no cinema ao lado de Steve McQueen, em Papillon, e Clint Eastwood, em Os Guerreiros Pilantras e Josey Wales - O Fora da Lei. Nos últimos anos, Lesser participou da série Everybody loves Raymond.
Dia 17
Arnold Kalinin, diplomata que estabeleceu as relações diplomáticas entre a União Soviética e Portugal em 1974, aos 81 anos, vítima de doença prolongada.
Perry Moore, mais conhecido por ser um dos produtores da saga "As Crónicas de Nárnia", aos 39 anos.
Dia 21
Jerónimo Ponciano, presidente da Junta de Freguesia de São Nicolau, aos 76 anos. Era militante do Partido Socialista e autarca na freguesia desde 1976, tendo sido secretário do executivo até 1982.
Dia 22
Nicholas Courtney, ator conhecido pelos fãs de Doctor Who por interpretar o Brigadeiro Alistair Gordon Lethbridge-Stewart, amigo próximo do Doctor Who. Tinha 81 anos.
Dia 25
José Freire, fadista, aos 65 anos, vítima de doença prolongada, no Hospital do Barreiro.
Dia 26
Arnost Lustig, escritor checo autor de vários romances sobre o Holocausto do qual sobreviveu, aos 84 anos, em Praga, após doença prolongada.
Dia 27
Moacyr Scliar, escritor brasileiro autor de livros como "O Exército de Um Homem Só", "O Centauro no Jardim" e "Max e os Felinos" (ed. Caminho), aos 73 anos.
Dia 28
Jane Russell, atriz norte-americana celebrizada por filmes como "Os homens preferem as loiras", aos 89 anos, devido a problemas respiratórios, na sua casa em Santa Maria, no estado da Califórnia.
Annie Girardot, atriz que se destacou no cinema francês dos anos 1970 e sofria há vários anos de Alzheimer, aos 79 anos, no hospital Lariboisière, em Paris.
MARÇO
Dia 2
José Luís Pinto, antigo jornalista da Lusa, aos 64 anos, vítima de doença prolongada.
Dia 3
Aldo Clementi, compositor, um dos grandes nomes da verdadeira geração da vanguarda musical italiana, aos 86 anos.
Dia 5
Alberto Granado, bioquímico argentino que acompanhou Ernesto Che Guevara durante uma viagem de mota por diversos países da América do Sul nos anos 50, aos 88 anos, em Havana.
Dia 6
Charles Jarrott, cineasta britânico, aos 83 anos, vítima de doença prolongada. "Mary, Queen Of Scots" e "Anne Of A Thousand Days" são os trabalhos mais conhecidos deste realizador que venceu com "Anne Of A Thousand Days" o Globo de Ouro de Melhor Realizador em 1969.
Dia 7
Candido Bidó, pintor dominicano e um dos artistas plásticos mais representativos, aos 75 anos, na República Dominicana, de ataque cardíaco.
Dia 8
Mike Starr, antigo baixista do grupo rock norte-americano Alice in Chains, Estados Unidos, aos 44 anos.
Dia 10
Owen Laster, agente de literário de escritores como Gore Vidal, James A. MIchener, Judy Blume e William Morris, e considerado um dos melhores na sua geração na área, aos 72 anos.
Issufo Sanha, antigo ministro das Finanças da Guiné-Bissau, vítima de doença prolongada, em Dacar, Senegal, onde se encontrava em tratamento nos últimos meses.
Dia 11
David Viñas, escritor argentino, referência dos círculos intelectuais de Buenos Aires, aos 83 anos, após o agravamento de um quadro infecioso resultante de pneumonia.
Dia 13
Joe Morello, baterista norte-americano, um dos mais famosos músicos da história do jazz, aos 82 anos.
Dia 14
José Guimarães, um dos músicos mais conhecidos de Moçambique, na sua residência no Bairro de Malhazine, arredores de Maputo, aos 71 anos.
Pinto Machado, médico, professor universitário e ex-governador de Macau, aos 80 anos, no Hospital de São João, no Porto, onde encontrava internado há algum tempo.
Dia 17
Michael Gough, ator inglês que foi "Alfred", o mordomo de "Batman" na série iniciada por Tim Burton em 1999, participou em quase 200 trabalhos para cinema e televisão. Tinha 97 anos.
Dia 18
David Nevin, romancista norte-americano que se popularizou com o best seller de 1984 "Dream West", aos 83 anos.
Jet Harris, músico britânico que tocou baixo na banda de Cliff Richard The Shadows, aos 71 anos.
Warren Christopher, antigo secretário de Estado norte-americano, aos 85 anos, vítima de um cancro nos rins.
Dia 21
Ladislav Novák, considerado um dos melhores defesas-esquerdo da sua geração, que capitaneou a Checoslováquia rumo à final de 1962 do Campeonato do Mundo, aos 79 anos.
Nikolai Andrianov, ex-ginasta dono de 15 medalhas olímpicas, sete delas de ouro, aos 58 anos. O russo sofria de uma doença degenerativa que provocava atrofia muscular, impedindo-o de mover mãos e pés.
Joe Willie "Pinetop" Perkins, cantor e pianista ícone do blues americano, aos 97 anos.
Loleatta Holloway, cantora americana e uma das maiores vozes da dance music, aos 64 anos.
Dia 22
Artur Agostinho, radialista, actor e jornalista desportivo, aos 90 anos, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde estava internado.
Adriano Lucas, diretor do Diário de Coimbra, aos 85 anos.
Dia 23
Elizabeth Taylor, atriz, aos 79 anos, no Hospital Cedars-Sinai, em Los Angeles". A atriz tinha sido hospitalizada, com problemas no coração, que a afetavam há anos.
Dia 24
Dorothy Young, última assistente viva do famoso ilusionista Harry Houdini, nos Estados Unidos, aos 103 anos.
Dia 25
Olga Ulyanova, professora de Química e autora de vários livros sobre o seu avô Lenine, aos 89 anos.
Dia 26
Frantisek Hravanek, antigo treinador checoslovaco de futebol medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Moscovo em 1980, aos 87 anos.
Dia 27
Farley Granger, actor famoso por suas colaborações com o diretor Alfred Hitchcock, de causas naturais. Tinha 85 anos.
Geraldine Ferraro, a primeira mulher que se candidatou à vice-presidência dos Estados Unidos, em 1984, aos 75 anos.
Dia 29
Ângelo de Sousa, pintor, sua casa no Porto, vítima de cancro. Tinha 73 anos.
Maria do Pilar Ribeiro, matemática sócia fundadora da Sociedade Portuguesa de Matemática, aos 99 anos, em Cascais.
José Alencar, ex-vice-presidente do Brasil, aos 79 anos, por falência múltipla de órgãos, em São Paulo.
Dia 30
Jorge Camacho, pintor surrealista cubano, aos 97 anos.
Dino Anagnost, histórico diretor artístico da nova-iorquina Little Orchestra Society, aos 67 anos.
ABRIL
Dia 1
Manning Marable, um dos mais influentes académicos dos Estados Unidos na área dos estudos afro-americanos, aos 60 anos, dias antes de lançar a sua última obra -- uma biografia de Malcom X.
António Duarte Silva, ex-presidente da Câmara da Figueira da Foz e antigo ministro da Agricultura e do Mar no Governo de Cavaco Silva, aos 69 anos, de ataque cardíaco.
Dia 3
Calvin Russell, compositor texano músico de blues e country, aos 62 anos Austin, no Texas, EUA, vítima de cancro.
Dia 4
Scott Columbus, ex-baterista da banda de heavy metal norte-americana Manowar, aos 54 anos.
Dia 5
Nuno Miguel Silva, radialista na Antena 3 e DJ, aos 46 anos, após ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória no decorrer de uma aula na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa.
Dia 6
Baruch Blumberg, Prémio Nobel da Medicina que descobriu o vírus da hepatite B, aos 85 anos.
L. J. Davis, jornalista e romancista norte-americano que chegou a ser editor da revista 'Harper's' e escreveu ainda no New York Times e na The New Republic. Tinha 70 anos.
Dia 7
Maria Emília Tito de Morais, que esteve no grupo que fundou o PS e foi a segunda mulher de Tito de Morais, destacado dirigente do partido, do qual chegou a ser presidente. Aos 87 anos, em Lisboa, na sequência de complicações pós-operatórias.
Dia 9
Sidney Lumet, realizador norte-americano autor de filmes como "Serpico" e "Um Dia de Cão", aos 86 anos, em Nova Iorque, Estados Unidos.
Dia 11
Daniel Catán, compositor mexicano que recentemente tinha estreado a ópera "Il Postino" com Plácido Domingo", aos 62 anos, na sua casa em Austin, Texas, de morte súbita.
Dia 12
Luís Benedit, arquiteto argentino, aos 73 anos, vítima de pneumonia.
Sidney Harman, o magnata que espantou o mundo ao comprar a revista Newsweek por US$ 1, aos 92 anos, na sequência de uma leucemia mieloide aguda.
Dia 14
Muanamosi Matumona, jornalista e padre recém-nomeado diretor-geral da Rádio Eclesia, aos 46 anos, em Luanda, vítima de doença.
William Lipscomb, professor da Universidade de Harvard que recebeu o Nobel da Química em 1976 pelas pesquisas que realizou sobre a estrutura e a ligação de compostos de boro. Tinha 91 anos.
Dia 16
Sanai Bhawani Singh, o último Marajá de Jaipur (Índia), que continuava a ser venerado como ícone social, cultural e religioso, aos 79 anos.
Dia 18
Olubayo Adefemi, futebolista internacional nigeriano, aos 25 anos, num acidente de viação na Grécia, onde representava o Xanthi.
Dia 19
Grete Waitz, atleta norueguesa que rivalizou com a portuguesa Rosa Mota, aos 57 anos, no hospital universitário Ullevaal de Oslo, na Noruega.
Dia 20
Hubert Schlafly, o principal responsável do grupo de engenheiros que inventou o teleponto, aos 91 anos no Hospital de Stamford, no estado do Connecticut, nos Estados Unidos. Detentor de 16 patentes relacionadas com a televisão, Schlafly foi também responsável pela invenção do primeiro sistema de televisão por cabo que permitia aos assinantes ver programas a pedido.
Dia 21
Zé Leonel, músico e um dos fundadores dos Xutos & Pontapés e dos Ex-Votos, aos 50 anos, vítima de cancro no fígado.
Dia 22
João Maria Tudela, cantor e apresentador de televisão, aos 81 anos, no hospital de Cascais, dois dias depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral "fulminante".
Dia 23
Peter Lieberson, compositor norte-americano, aos 64 anos, em Israel, vítima de um linfoma.
Dia 24
Guru Sathya Sai Baba, um dos mais populares líderes religiosos da Índia, aos 85 anos, na sequência de problemas cardio-respiratórios.
Dia 25
Gonzalo Rojas, poeta chileno Prémio Cervantes em 2003, aos 93 anos.
María Isbert, atriz e um dos rostos históricos do cinema espanhol, aos 94 anos.
Poly Styrene, cantora britânica antiga vocalista do grupo punk rock X-Ray Spex, aos 53 anos, vítima de cancro.
Dia 26
Vitorino Magalhães Godinho, historiador e antigo ministro da Educação e Cultura de 1974. Tinha 92 anos.
Dia 28
Alice Ward, mãe do pugilista Micky Ward, retratada na personagem interpretada por Melissa Leo no filme "The Fighter -- O último Round", com que venceu o Óscar de Melhor Atriz Secundária, aos 79 anos.
Dia 29
David Lopes Ramos, jornalista, aos 63 anos, no Hospital Curry Cabral, em Lisboa. Era um dos mais respeitados críticos de gastronomia e vinhos do país.
Ernesto Sábato, escritor argentino, aos 99 anos, em Buenos Aires, em casa, onde permanecia recolhido desde há anos devido a problemas de saúde.
Dia 30
João Chaves, cabeleireiro, vítima de cancro nos intestinos. Tinha 51 anos
MAIO
Dia 1
Henry Cooper, antigo pugilista britânico famoso por ter derrubado Muhammad Ali em 1963, quando este ainda era Cassius Clay, aos 76 anos.
Agustín García Gasco Vicente, cardeal espanhol antigo arcebispo de Valência, pouco antes da beatificação do papa João Paulo II, à qual tinha ido assistir, aos 80 anos.
Dia 3
Jackie Cooper, que se tornou aos 9 anos o mais novo ator nomeado para um Oscar com o filme "Skippy". Tinha 88 anos.
Dia 4
Claude Stanley Choules, o último combatente da I Guerra Mundial que era vivo, aos 110 anos, na Austrália.
Dia 7
Severiano Ballesteros, espanhol e uma das maiores lendas do golfe mundial, aos 54 anos, na sua casa de Pedreña, Espanha, três anos depois de ser operado a um tumor no cérebro.
John Walker, músico norte-americano e um dos fundadores do grupo Walker Brothers, aos 67 anos, em Los Angeles, Califórnia, vítima de cancro.
Dia 9
Wouter Weylandt, ciclista belga, aos 26 anos, vítima de uma forte queda na 3.ª etapa do Giro (Volta à Itália).
Dia 15
Samuel Wanjiru, queniano detentor da melhor marca olímpica na distância, aos 24 anos. O atleta suicidou-se ao saltar da varanda da sua casa, em Nyahururu.
Dia 21
Paul Gillon, autor francês de banda desenhada que criou a série "Os náufragos do tempo", aos 85 anos, em Amiens.
Dia 22
Kenneth Frazer, músico coordenador de naipe adjunto de violoncelos da Orquestra Sinfónica Portuguesa, aos 63 anos, vítima de acidente de viação.
Joseph Brooks, compositor e realizador norte-americano, autor de uma canção popular nos anos 1970, "You Light Up My Life", distinguida com um óscar, aos 73 anos, encontrado morto em Nova Iorque.
António Lima Fernandes, antigo ciclista que venceu oito etapas na Volta a Portugal e foi duas vezes campeão português de velocidade, aos 76 anos.
Dia 23
Xavier Tondo, ciclista espanhol vencedor da Volta a Portugal em 2007, aos 32 anos, depois de ter sido atingido pela porta da garagem de sua casa, quando se preparava para ir treinar.
Dia 26
Leonora Carrington, pintora e escultora mexicana de origem inglesa, aos 94 anos, na Cidade do México.
Dia 27
Fernando Correia, antigo dirigente do PSD, aos 81 anos.
Gil Scott-Heron, músico, poeta e romancista, aos 62 anos, num hospital em Nova Iorque.
Dia 28
Manuel Brito, antigo internacional português de andebol, aos 62 anos.
Dia 29
Serguéi Bagapsh, presidente da região separatista georgiana da Abjasia, aos 62 anos, em Moscovo, depois de complicações após uma operação cirúrgica.
Dia 31
Hans Keilson, escritor germano-neerlandês, aos 101 anos, no Hospital de Hilversum (Holanda).
JUNHO
Dia 2
Oliveira e Castro, jornalista, antigo diretor adjunto do Diário de Notícias e chefe de redação do Jornal de Notícias, aos 61 anos.
Dia 3
Albertina Sisulu, um dos maiores ícones da luta de libertação do povo sul-africano, aos 92 anos, em sua casa em Joanesburgo.
Jack Kevorkian, activista norte-americano que defendia o direito ao suicídio assistido. Tinha 83 anos.
Dia 4
Maurice Garrel, actor que trabalhou com grandes nomes do cinema como François Truffaut e Claude Chabrol, aos 88 anos, em Paris.
Dia 5
Gianfranco Espejo, futebolista peruano, jogador do Sporting Cristal de Lima, aos 23 anos, na sequência de um acidente de viação quando se dirigia para o aeroporto de Tumbes, no norte do Peru.
António Manuel dos Santos, jornalista, assessor do ex-Presidente da República Jorge Sampaio, aos 52 anos, em Bruxelas, vítima de doença. Era à data da sua morte adjunto do Grupo Socialista no Parlamento Europeu.
Dia 6
Andrew Gold, cantor, músico e compositor, aos 59 anos.
Dia 7
Jorge Semprún, escritor e político espanhol, aos 87 anos.
Igor Turcan, presidente da Federação de Ténis da Moldávia, vítima dos ferimentos causados pela explosão de um veículo estacionado à porta daquele organismo, em Chisinau.
Martin Rushent, produtor musical que trabalhou com bandas como os Stranglers, Human League e Fleetwood Mac, aos 63 anos, em casa, em Berkshire, no Reino Unido.
Dia 9
Maqbool Fida Husain, pintor conhecido como o "Picasso da Índia", aos 95 anos, em Londres, onde estava exilado há cinco anos.
Dia 12
Brito de Matos, antigo presidente da Câmara de Resende, aos 81 anos.
Dia 13
Baía Reis, antigo jornalista do Correio da Manhã, aos 66 anos, na sua casa, no Porto, devido a problemas cardíacos.
Dia 18
Elena Bonner, ex-dissidente soviética, viúva do prémio Nobel da paz Andrei Sakharov, aos 88 anos, na sequência de uma longa doença.
Clarence Clemons, saxofonista que acompanhou durante anos Bruce Springsteen, aos 69 anos.
Dia 20
Pedro Hestnes, actor que se revelou no filme "O Sangue", de Pedro Costa, aos 49 anos.
Ryan Dunn, actor norte-americano conhecido pela série e filmes "Jackass", de acidente de viação, aos 34 anos.
Dia 21
Maria Gomes Valentim, aos 114 anos, brasileira que havia sido reconhecida como a mulher mais velha do mundo pelo Guinness Book.
Dia 23
Tomislav Ivic, antigo treinador do Benfica e do FC Porto, aos 77 anos, na Croácia, na sequência de complicações renais.
Dia 24
Peter Falk, ator norte-americano que ficou conhecido como o detetive Columbo numa série televisiva, aos 83 anos, em Beverlly Hills, Califórnia.
Monsenhor José de Freitas, membro do clero do Patriarcado de Lisboa, aos 92 anos.
Dia 27
Salvador Fernandes Caetano, empresário fundador da Salvador Caetano, aos 85 anos, vítima de doença prolongada.
Elaine Stewart, actriz, morre aos 81 anos, em Los Angeles, EUA.
Dia 28
Angélico Vieira, cantor e actor, no Hospital de Santo António, após um acidente de viação três dias antes, aos 28 anos.
JULHO
Dia 2
Itamar Franco, senador brasileiro, tendo entrado para história do Brasil como o presidente do período em que foi lançado o Plano Real, programa que trouxe de volta a estabilidade económica do país. Tinha 81 anos.
Dia 4
António Jorge Branco, jornalista e um dos fundadores da TSF, aos 74 anos.
Otto von Habsburg, o filho mais velho do último imperador da Austro-Hungria que era um dos últimos representantes daquela que foi uma das famílias mais influentes na história da Europa nos últimos séculos, aos 98 anos.
Dia 5
Cy Twombly, artista plástico norte-americano, aos 83 anos, num hospital de Roma.
Joaquim Lobo, um dos nomes com mais história no fotojornalismo português, aos 67 anos.
Dia 6
Maria José Nogueira Pinto, deputada independente eleita pelas listas do PSD, aos 59 anos.
Dia 7
Diogo Vasconcelos, ex-vice presidente do PSD e diretor da Cisco Systems em Londres, aos 43 anos, em Londres, Inglaterra, vítima de uma paragem cardíaca.
Dia 8
Billy Blanco, cantor e compositor brasileiro, aos 87 anos, de paragem cardíaca no Hospital Pan Americano no Rio de Janeiro.
Dia 9
Jorge Lima Barreto, músico, vítima de uma pneumonia. Tinha 61 anos.
Betty Ford, antiga primeira-dama norte-americana, aos 93 anos.
Dia 10
Roland Petit, bailarino e coreógrafo francês criador de mais de uma centena de bailados, aos 87 anos, em Genebra, na Suíça.
Dia 11
Fernando Augusto Morais, presidente da Associação Nacional das Pequenas e Médias Empresas, aos 57 anos, vítima de enfarte.
Dia 12
Fernando Luís Simões, fundador do grupo de transportes e logística Luís Simões, aos 92 anos, vítima de doença prolongada.
Dia 14
Leo Kirch, magnata alemão dos meios de comunicação, aos 84 anos, em Munique.
Dia 15
Googie Withers, actriz britânica conhecida pela participação no filme "The Lady Vanishes" ("Desaparecida"), de Alfred Hitchcock, aos 94 anos.
Dia 16
António Banha, actor, 70 anos. Foi encontrado morto na sua residência em Lisboa.
Dia 17
Juan Maria Bordaberry, antigo ditador do Uruguai, aos 83 anos.
Dia 18
Magnus Malan, o general que foi o último ministro da Defesa do regime do "apartheid" na África do Sul, aos 79 anos.
Fernando Pinto de Sousa, pai do ex-primeiro-ministro José Sócrates, aos 84 anos, no Hospital de Santo António, do Porto, vítima de doença súbita.
Dia 19
Pierre Jonquéres d'Oriola, duplo campeão olímpico de saltos de obstáculos, aos 91 anos.
Dia 20
Lucian Freud, pintor britânico que se distinguiu na arte figurativa, nomeadamente através das suas representações cheias de corpos nus, aos 88 anos, em Londres.
Dia 21
Elliot Handler, pai da boneca "Barbie" e dos carros "Hot Wheels", aos 95 anos, na sua residência em Los Angeles.
Dia 23
Amy Winehouse, cantora britânica, aos 27 anos. Foi encontrada morta no seu apartamento em Londres.
Linda Christian, atriz norte-americana, ex-estrela de Hollywood dos anos 1940, então conhecida como "a bomba anatómica" pela revista Life, aos 87 anos, em Palm Springs nos Estados Unidos.
Dia 24
Maria Lúcia Lepecki, escritora e ensaísta brasileira, aos 71 anos, em Lisboa, vítima de cancro.
David Servan-Schreiber, neuro-psiquiatra francês que se tornou célebre por defender a utilização de métodos paralelos contra a depressão e o cancro, aos 50 anos, devido a uma recaída de um cancro do cérebro diagnosticado em 1992.
Dia 25
Michael Cacoyannis, realizador cipriota que dirigiu em 1964 o filme "Zorba, o Grego", protagonizado por Anthony Quinn, que viria a tornar-se um clássico da história do cinema, aos 89 anos, no hospital de Atenas.
Dia 26
António Medeiros, treinador de futebol, aos 78 anos, vítima de cancro.
Agota Kristof, escritora de origem húngara, aos 75 anos, autora de "Caderno Grande", em Neuchâtel, na Suíça.
Frank Foster, saxofonista de jazz que tocava com a Orquestra de Count Basie e compôs o êxito "Shiny Stockings", aos 82 anos, na sua casa no estado norte-americano da Virgínia.
Margaret Olley, pintora australiana, aos 88 anos, na sua casa em Sidney.
Dia 27
Polly Platt, que foi nomeada para um Óscar pela direção artística do filme "Laços de Ternura" e que produziu dezenas de filmes de sucesso, aos 72 anos.
Dia 30
Miguel Rivero, jornalista cubano-português que trabalhou em vários órgãos de comunicação cubanos, espanhóis e portugueses, aos 72 anos, em Lisboa, vítima de cancro.
Dia 31
Eliseo Alberto, escritor de origem cubana, aos 60 anos, num hospital da capital mexicana onde se encontrava em terapia intensiva depois de ter recebido um rim.
AGOSTO
Dia 2
Naoki Matsuda, antigo futebolista internacional japonês, aos 34 anos, devido a uma paragem cardiorrespiratória sofrida durante um treino que estava a realizar num clube da zona de Nagano.
Dia 3
Bubba Smith, antiga estrela do futebol americano e ator da saga cómica "Academia de Polícia", aos 66 anos, na sua residência de Los Angeles, na Califórnia.
Rudolf Brazda, último sobrevivente conhecido dos "Triângulos Rosa", deportados por homossexualidade pelos nazis, aos 98 anos.
António José Pinto de Sousa, irmão do ex-primeiro-ministro José Sócrates, aos 49 anos, num hospital da Corunha, Espanha, onde estava internado.
Nikolai Petrov, pianista russo, aos 69 anos, em Moscovo.
Dia 5
Francesco Quinn, actor, filho de Anthony Quinn, aos 48 anos, em Malibu (Califórnia).
Dia 6
Annette Charles, mais conhecida pelo seu papel de Cha Cha DiGregorio em "Grease", aos 63 anos, nos Estados Unidos, vítima de cancro.
Hélène Rochas, que assumiu a direção da casa de perfumes Rochas após a morte do marido Marcel, em 1955, aos 84 anos.
Dia 7
Nancy Wake, espia australiana e heroína da resistência francesa, aos 98 anos.
Marshall Grant, baixista do grupo Tennesse Two, conjunto original de Johnny Cash, aos 83 anos, nos Estados Unidos.
Dia 10
Joaquim Botica, fadista artisticamente conhecido como Quim Botica, aos 72 anos, no Hospital do Entroncamento.
Dia 11
José Manuel Osório, fadista e estudioso de fado, aos 64 anos.
Dia 13
Jesús del Pozo, estilista e um dos nomes mais conceituados da moda espanhola, aos 64 anos, em Madrid.
Dia 15
José Fontes Rocha, guitarrista que tocou com a fadista Amália Rodrigues durante 12 anos, aos 85 anos.
Dia 17
Faria Martins, actor, aos 61 anos, no Instituto Português de Oncologia, no Porto.
Michel Mohrt, romancista francês que era também ensaísta, editor, historiador da literatura e membro da Academia Francesa desde 1985. Tinha 97 anos.
Dia 18
Pierre Quinon, ex-atleta francês campeão olímpico de salto à vara nos Jogos de Los Angeles'84, aos 49 anos, em le Var, no sul de França, alegadamente por suicídio.
Dia 19
Raúl Ruiz, realizador de cinema chileno, aos 70 anos, vítima de doença prolongada.
Dia 20
Beatriz Cal Brandão, uma das fundadoras do Partido Socialista, aos 97 anos, em Gaia.
Dia 22
Jack Layton, líder do maior partido da oposição canadiano que levou o Novo Partido Democrático aos seus melhores resultados eleitorais, aos 61 anos, vítima de cancro.
Jerry Leiber, americano letrista de vários sucessos de Elvis Presley, Beatles e Frank Sinatra, aos 78 anos, num hospital de Los Angeles, devido a insuficiência cardiopulmonar.
Maria Lucília Moita, pintora considerada uma das últimas herdeiras dos grandes pintores naturalistas portugueses como Silva Porto e Henrique Pousão, aos 82 anos, em Abrantes.
Nick Ashford, compositor norte-americano que escreveu vários êxitos editados pela Motown, interpretados por Marvin Gaye ou Diana Ross, aos 70 anos, em Nova Iorque, vítima de cancro.
Dia 23
Vicco von Bülow, desenhador, autor e actor mais conhecido sob o nome "Loriot", considerado o maior humorista alemão, aos 87 anos.
Dia 24
Esther Gordy Edwards, irmã do fundador da Motown Records, Berry Gordy que tinha fundado o Museu Motown e foi diretora da instituição durante três décadas. Tinha 91 anos.
Frank Dileo, empresário da música que dirigiu a carreira de Michael Jackson na década de 80, depois do lançamento de "Thriller", e que regressou como representante do cantor em 2009, aos 63 anos.
Dia 27
Victor Serra, um dos membros fundadores da Associação José Afonso e do Círculo Cultural de Setúbal, aos 60 anos.
Dia 29
Fernando Ramôa Ribeiro, reitor da Universidade Técnica de Lisboa, aos 64 anos, vítima de doença.
Dia 30
David Edwards, guitarrista norte-americano considerado como um dos últimos nomes do blues da geração dos anos 1930, os 96 anos, em Chicago, nos Estados Unidos.
SETEMBRO
Dia 5
Vann Nath, pintor que imortalizou nos seus quadros o horror do genocídio perpetrado pelos Khmer Vermelhos e um dos sete sobreviventes da mais atroz das suas prisões, a S-21. Tinha 66 anos.
Dia 6
Michael Hart, norte-americano fundador da mais antiga biblioteca eletrónica do mundo, aos 64 anos, em Illinois.
António Adélio Magalhães Pinto, escritor e antigo vice-presidente do extinto Banco Português do Atlântico.
Dia 9
Vo Chi Cong, ex-presidente do Vietname e cofundador da Frente de Libertação do Vietname do Sul, aos 99 anos, de doença prolongada.
Gonçalves Sapinho, antigo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, aos 73 anos.
Dia 10
Cliff Robertson, actor conhecido por desempenhar o papel de John F. Kennedy em "PT-109," e pelo Óscar no filme "Charly", aos 88 anos, em Nova Iorque.
Dia 12
Pedro Vieira de Almeida, arquiteto, aos 78 anos, na sua casa do Porto, vítima de doença súbita.
Dia 13
Richard Hamilton, artista plástico britânico considerado um dos nomes pioneiros da pop art, aos 89 anos.
Dia 19
Fernando Monteiro, escritor e jornalista cabo-verdiano, aos 60 anos, na Cidade da Praia, vítima de doença prolongada.
Dia 21
Júlio Resende, pintor, aos 93 anos, em Valbom, Gondomar.
Dia 22
Aristides Pereira, primeiro Presidente da República de Cabo Verde, aos 87 anos, nos Hospitais da Universidade de Coimbra.
Dia 23
José Niza, compositor e ex-deputado, aos 73 anos.
Dia 25
Wangari Maathai, queniana Nobel da Paz em 2004 pela sua intervenção na defesa do ambiente, aos 71 anos.
Teresa Rosmaninho, fundadora do Clube Soroptimist Internacional Porto Invicta, aos 55 anos, no Porto, vítima de cancro.
Maria Luiza Nunes da Silva, a mulher mais velha de Portugal, aos 113 anos, no lar da Ordem Terceira de São Francisco, em Lisboa.
Dia 27
Wilson Greatbatch, americano que inventou o pacemaker há mais de meio século, aos 92 anos, em Buffalo, Nova Iorque.
David Croft, argumentista e produtor britânico co-autor de séries cómicas clássicas como "'Allo 'Allo", aos 89 anos, na sua casa em Portugal.
Dia 30
Eduardo Guennes Tavares de Lima, jornalista brasileiro conhecido como Duda Guennes, e autor da mais antiga coluna da imprensa de Lisboa "Meu Brasil Brasileiro" do jornal "A Bola", em Lisboa, vítima de doença prolongada. Tinha 74 anos.
Gaspar Henaine, actor e comediante mexicano popularmente conhecido como "Capulina", aos 85 anos, na Cidade do México.
OUTUBRO
Dia 1
Linda Silva, atriz, membro da direção da Casa do Artista, aos 69 anos, em Lisboa.
François Abou Salem, actor, dramaturgo e encenador franco-palestiniano, aos 60 anos.
Dia 4
Mário Alberto, cenógrafo co-fundador do Teatro Adoque e do grupo de A Barraca, aos 86 anos.
Kenneth Dahlberg, empresário ligado ao caso Watergate, que levou à demissão do presidente americano Richard Nixon, aos 94 anos.
Dia 5
Steve Jobs, fundador da Apple e criador de produtos como o Macintosh, o iPad ou o iPhone, aos 56 anos, vítima de um cancro no pâncreas.
Dia 7
Ramiz Alia, último presidente comunista da Albânia a quem é atribuída a abertura à democracia de um dos sistemas políticos mais isolacionistas do mundo, aos 85 anos.
Dia 8
Padre Luís Archer, antigo presidente do Conselho de Ética para as Ciências da Vida e especialista em genética, aos 85 anos, em Lisboa.
Dia 9
Augusto Nogueira Pereira, antigo presidente da Câmara e da Assembleia Municipais de Góis, aos 84 anos, na sua residência em Oeiras.
Dia 10
Virgílio Duarte Barros, uma das vozes dos extintos Parodiantes de Lisboa, celebrizado pela personagem "Delicadinho da Silva", aos 88 anos.
Dia 11
Ion Diaconescu, antigo dissidente anticomunista e importante figura da direita na Roménia pós-comunista, aos 94 anos.
Mário Elias, poeta e pintor, aos 77 anos, no Hospital de Beja, vítima de doença prolongada.
André Mingas, músico e compositor angolano, aos 61 anos, no Brasil.
Dia 13
José António Pereira Júnior, ex-presidente da Câmara Municipal de Óbidos, aos 69 anos, vítima de doença prolongada.
Dia 14
Laura Pollan, líder das Damas de branco (esposas e mães de prisioneiros políticos cubanos), aos 63 anos em Havana, onde estava hospitalizada devido a insuficiência respiratória.
Dia 16
Dan Wheldon, piloto britânico, aos 33 anos, devido às graves lesões sofridas num acidente que envolveu 15 carros durante a corrida de Indycar, no circuito oval de Las Vegas.
Dia 18
Andrea Zanzotto, poeta, considerado um dos mais importantes das letras italianas atuais, aos 90 anos, no hospital de Treviso.
Maria do Rosário Coelho, cantora lírica, aos 85 anos.
Dia 20
Muammar Kadhafi, líder líbio, é capturado gravemente ferido em Sirte, pelas forças rebeldes, acabando por ser morto com um tiro na cabeça.
Dia 22
Sultan ben Abdel Aziz, príncipe herdeiro da Arábia Saudita, aos 86 anos.
Dia 23
Marco Simoncelli (Honda), piloto italiano, aos 24 anos, na sequência das sequelas de uma violenta queda na segunda volta do Grande Prémio da Malásia, em Sepang.
Rui Tomás, general ex-comandante geral da GNR, aos 70 anos.
Dia 28
Juan María Bandrés, fundador do partido Euskadiko Ezkerra e uma das personalidades centrais durante a transição espanhola, aos 79 anos, no País Basco.
Dia 29
Walter Vidarte, actor uruguaio, de 80 anos, na Clínica da Concepción.
Dia 30
Axel Axgil, defensor dos direitos dos homossexuais que ajudou a fazer da Dinamarca o primeiro país a legalizar as relações entre parceiros do mesmo sexo. Tinha 96 anos.
Dia 31
Florian Albert, antigo avançado húngaro distinguido com a Bola de Ouro em 1967, aos 70 anos, em Budapeste.
NOVEMBRO
Dia 7
Segóvia, poeta espanhol Tomas, aos 84 anos, vítima de cancro, no México, para onde se exilou em 1940.
Dia 8
Joe Frazier, ex-campeão do mundo de pesos pesados, aos 67 anos, em Filadélfia, vítima de cancro no fígado.
Dia 10
Ivan Martin Jirous, poeta e ex-dissidente checo, aos 67 anos, em Praga.
Dia 11
Francisco Blake Mora, ministro do Interior mexicano e segunda figura do Estado, aos 45 anos, num acidente de helicóptero.
Dia 12
Evelyn Lauder, vice-presidente da marca de cosméticos Estée Lauder e impulsionadora da luta contra o cancro da mama, aos 75 anos, na sua casa em Manhattan, vítima de cancro.
Dia 21
Danielle Miterrand, viúva do antigo presidente francês François Miterrand, aos 87 anos, em Paris.
Dia 22
Paul Motian, baterista de jazz norte-americano que tocou com os pianistas Bill Evans e Keith Jarrett, co-autor de "For a free Portugal", aos 80 anos, em Nova Iorque.
Dia 23
Montserrat Figueras, soprano espanhola que dedicou grande parte da carreira à música antiga, aos 63 anos, em Barcelona.
Dia 26
Ana Maria, "fadista negra", aos 59 anos, em Lisboa.
Dia 27
Ken Russell, realizador britânico autor de vários filmes sobre compositores de música erudita, aos 84 anos.
José Tibúrcio, um dos fundadores da Frente de Libertação do Enclave de Cabinda-Renovada, aos 57 anos.
Emeka Odumegwu-Ojukwu, líder da guerra de secessão do Biafra, no fim dos anos 1960, aos 78 anos, na Grã-Bretanha.
Gary Speed, antigo jogador de Leeds, Everton, Newcastle, Bolton e Sheffield United, aos 42 anos (suicídio).
Dia 28
Hermínia Tojal, atriz, 72 anos, no Instituto Português de Oncologia, em Lisboa, vítima de cancro.
Dia 30
João Oliveira Martins, antigo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações entre 1985 e 1990, em dois executivos chefiados pelo então primeiro-ministro Cavaco Silva. Tinha 77 anos.
DEZEMBRO
Dia 1
Christa Wolf, escritora considerada a maior romancista leste-alemã, aos 82 anos, num hospital de Berlim, após doença prolongada.
Dia 2
José Mensurado, antigo jornalista, aos 80 anos, "de morte natural".
Dia 3
Artur da Silva Quaresma, antigo futebolista internacional português, que fez a sua carreira integralmente no Belenenses, aos 93 anos.
Dia 4
Sócrates, antigo futebolista que brilhou nos Mundiais de 1982 e 1986 ao serviço da seleção brasileira, aos 57 anos no hospital Albert Einstein.
Dia 5
Hubert Sumlin, guitarrista cujas ideias e solos inovadores deram vida aos blues de Howlin' Wolf, aos 80 anos, hospital em New Jersey, EUA.
Dia 7
Melo Egídio, general que foi governador de Macau entre 1974 e 1979 e CEMGFA entre 1981 e 1984, aos 89 anos.
Harry Morgan, actor que ganhou fama por seus papéis na TV, especialmente como o do coronel Sherman Potter na série Mash, aos 96 anos.
Jerry Robinson, desenhador co-criador dos personagens de Batman - Robin e Joker, aos 89 anos.
Dia 8
Luiz Francisco Rebello,advogado, dramaturgo e crítico teatral, aos 87 anos.
Manuela Câncio Reis, companheira de Soeiro Pereira Gomes, aos 101 anos.
Dia 10
Maria Helena Pires de Matos, maestrina e musicóloga, vítima de doença prolongada.
Lourenço, antigo futebolista que alinhou no FC Porto durante a década de 1940, aos 89 anos.
Dia 11
José Manuel Serra Formigal, jurista e ex-presidente do conselho de administração do Teatro Nacional de São Carlos, no Hospital da Luz, em Lisboa.
Dia 12
John Foley, cardeal norte-americano que foi porta-voz do Vaticano durante mais de duas décadas, aos 76 anos, em Filadélfia, nos Estados Unidos.
Carlo Peroni, autor de banda desenhada criador do pintainho Calimero, aos 82 anos.
Dia 13
John Atterberry, promotor musical que trabalhou com as Spice Girls e Jessica Simpson, morre aos 40 anos, em Los Angeles, depois de ter sido atingido a tiro uma semana antes em Hollywood.
Dia 14
Roland Dubillard, escritor, dramaturgo e comediante francês, autor, de entre outras, da peça de teatro "Les Diablogues", aos 88 anos, em Paris.
Dia 15
Joe Simon, autor de banda desenhada norte-americano que, com Jack Kirky, criou o super-heróí Capitão América, aos 98 anos, em Nova Iorque.
Dia 17
Cesária Évora, cantora cabo-verdiana, aos 70 anos, no hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, Cabo Verde, onde se encontrava internada.
Kim Jong-il, líder norte-coreano, aos 69 anos, de ataque cardíaco quando realizava uma viagem de comboio.
Sérgio Borges, cantor que interpretou "Onde Vais Rio que Canto", música vencedora do VII Grande Prémio da Canção de 1970, aos 67 anos de idade, no Funchal, vítima de doença prolongada.
Sergio Britto, actor e diretor teatral brasileiro, aos 88 anos.
Joasinho Trinta, um dos encenadores dos desfiles carnavalescos apontado como renovador da tradição, nos finais da década de 1980, aos 78 anos, em S. Luís do Maranhão (nordeste do Brasil).
Dia 18
Vaclav Havel, ex-presidente checo e líder da Revolução de Veludo na ex-Checoslováquia, morre aos 75 anos, durante o sono, na sua casa no norte do país.
Carlos Menezes, guitarrista e um dos pioneiros da introdução da guitarra elétrica em Portugal, aos 91 anos.
Barata Moura, pintor, aos 100 anos.
Ralph MacDonald, compositor e percussionista norte-americano, criador da canção "Just the Two of Us", aos 67 anos.
Dia 19
Dan Frazer, actor norte-americano, um dos protagonistas da série televisiva dos anos 1970 "Kojak", aos 90 anos, na sequência de paragem cardio-respiratória.
Hector "Pichón" Núñez, antigo futebolista e treinador uruguaio que conduziu a seleção do seu país à vitória na Copa América de 1995, aos 75 anos, em Madrid.
Dia 20
Yoshi-mitsu Morita, realizador japonês, aos 61 anos, num hospital de Tóquio, vítima de insuficiência hepática aguda.
Dia 21
Eurico Corvacho, antigo capitão de Abril e membro do Conselho da Revolução, morre em Lisboa, "vítima de doença prolongada".
Conotado com a chamada Esquerda Militar (ligada a Vasco Gonçalves) e com o PCP, Eurico Corvacho foi comandante da Região Militar do Norte (RMN) durante o Verão Quente de 1975, tendo sido substituído por Pires Veloso, "moderado" que tinha acabado de regressar de S. Tomé e Príncipe, onde hasteou a última bandeira portuguesa.
John Chamberlain, escultor norte-americano, famoso pelos trabalhos que fez a partir de sucata, aos 84 anos, em Nova Iorque.
Werner Otto, industrial alemão fundador de uma das maiores empresas do mundo de vendas por catálogo, a Otto, aos 102 anos, em Berlim.
Dia 24
Emídio Pinto, antigo ciclista, director-desportivo e selecionador nacional, conhecido como "Velha Raposa", aos 79 anos, vítima de falha cardíaca.
Johannes Heesters, o cantor de operetas de origem holandesa que fez carreira na Alemanha e considerado o artista em atividade mais velho do mundo, aos 108 anos.
Dia 25
Giorgio Bocca, um dos fundadores do prestigiado jornal romano La Repubblica, aos 91 anos.
Dia 26
Pedro Armendariz, actor mexicano filho do ator com o mesmo nome, que participou em mais de 140 filmes no México e no estrangeiro, aos 71 anos, em Nova Iorque, vítima de um cancro.
Sam Rivers, saxofonista norte-americano de Jazz, aos 88 anos em Orlando, no estado da Florida, vítima de uma pneumonia.
James Rizzi, norte-americano ligado ao movimento da Pop Arte, aos 61 anos, em Nova Iorque.
Dia 27
Helen Frankenthaler, pintora norte-americana da corrente do expressionismo abstrato, aos 83 anos.
Dia 30
Kim Geun-tae, ex-activista democrático e proeminente político liberal conhecido na Coreia do Sul como o "padrinho" da democracia sul-coreana, aos 64 anos, vítima de doença cerebral.
Artigo Parcial

Nenhum comentário: