quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

COMPLEXOS E MAIS COMPLEXOS : OCÊ SABI CUM QUEIM TÁ FALANO?



REGIÃO
Jornal O VALE
January 4, 2012 - 02:00

Complexo de "otoridade" produz mau exemplo e vira hit no Facebook

Veículo oficial em vaga onde é proibido estacionar
Divulgação
Policiais e os próprios 'marronzinhos' de São José são flagrados por municípes cometendo abuso ao estacionar veículos e locais proibidos; fotos correram o mundo pela internet
João Paulo Sardinha Bom Dia São José
Quando viu a cena, o funcionário público Renato Giacomo não pensou duas vezes. Sacou o celular do bolso e registrou a infração cometida por um policial civil.
A viatura estava estacionada numa vaga reservada para pessoas com deficiência física no Shopping Colinas, zona oeste de São José dos Campos.
O flagra aconteceu no último dia 29 de dezembro. Giacomo publicou a foto no Facebook -- página de relacionamentos na internet -- e denunciou a  falha  do policial. A partir daí, a imagem correu o Brasil. Mais de 300 pessoas republicaram a informação. Todas se mostraram indignadas com o fato.


Cidadania. Fiscalizar desvios cometidos por agentes públicos virou moda entre os cidadãos. Afinal, basta um celular com câmera fotográfica para dar o flagrante. Depois, é só jogar na internet.
Recentemente, outro  internauta de São José se surpreendeu com uma infração cometida por um agente de trânsito da própria prefeitura. O carro oficial estava estacionado em frente a uma placa que indicava que a parada era proibida.
O flagra aconteceu na avenida Adhemar de Barros, uma das principais vias do centro.
A prefeitura informou que não há como levantar o motivo do estacionamento, pois não há identificação da placa nem de prefixo da viatura na foto.


Exceção. O Código Nacional de Trânsito permite que, em alguns casos, carros oficiais parem em locais proibidos.
“Os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, observadas as seguintes disposições.”
Em nenhum dos casos, porém, os carros oficiais estavam com sinal de alerta ligado.
“Os veículos prestadores de serviços de utilidade pública, quando em atendimento na via, gozam de livre parada e estacionamento no local da prestação de serviço, desde que devidamente sinalizados, devendo estar identificados na forma estabelecida pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito)”, diz outro trecho.
 A partir de agora, os agentes irão pensar duas vezes antes de parar em local proibido. A população está de olho!
Veículo oficial em vaga onde é proibido estacionar

Polícia Civil vai apurar flagra de internauta
A Corregedoria da Polícia Civil vai investigar o flagrante. Segundo o delegado assistente da seccional,  Luiz Segolin Neto, esse caso já era de conhecimento da polícia. “Esse chegou até nós e a Corregedoria instaurou um procedimento para investigar”, disse.

A Secretaria de Transportes de São José informou “que não há como saber se o veículo estava em atendimento, pois não há como identificar o carro.  A Secretaria de Transporte solicita que o munícipe que tenha alguma dúvida quanto ao procedimento de agentes de trânsito, devem informar o dia e hora do fato, para que possamos levantar os dados”, disse ontem à tarde por meio de nota.
Só para completar o meu comentário abaixo, em qualquer país sério, até mesmo as viaturas oficiais, se cometerem irregularidades no trânsito, são multadas e guinchadas, e seus respectivos motoristas (funcionários), são penalizados duramente pelo seus superiores. Na Internet, mostra inúmeras fotos com viaturas policiais, sendo guinchadas por estacionarem em lugares proibidos. É só buscar no Google.
Comentado por CASANOVA, 04/01/2012 08:04
Há um ano atrás mais ou menos, indignado por eu levar uma multa (no meu entender indevida) no centro de São José dos Campos e após perder recurso junto à JARI, resolvi sair com minha máquina fotográfica na mochila e comecei a fotografar as viaturas oficiais (ambulâncias, marronzinhos, veículos da prefeituras, polícias etc...) estacionadas em lugares proibidos. Como eu estava de férias, bastaram apenas dois dias para juntar 18 fotos com as ocorrências proibidas no trânsito da cidade. Fotografei viaturas da polícia e motocicletas dos agentes de trânsito em cima do passeio, viaturas da prefeitura estacionadas em lugares com placa proibitiva, policiais e agentes de trânsito, dirigindo e falando ao celular, etc... Na época, mandei ampliar as fotos e entreguei junto com uma carta, pessoalmente à Rádio Planeta Diário (Jornalista Antônio Leite), solicitando que o mesmo pudesse comentar sobre o assunto em seu programa. Mas infelizmente, ele sequer tocou no assunto, talvez por algum "comprometimento" com essas instituições ou não tinha independência jornalística para denunciar, sei lá. Mandei também as fotos via e-mail à Secretaria de Transportes com as fotos dos agentes de trânsitos comentendo infrações e o que me foi respondido pelo diretor de trânsito, que o "procedimento estava correto e que ele (o diretor), não via nenhuma irregularidade nas fotos". Depois desse "corporativismo", senti-me idiota, gastando meu tempo e dinheiro com as fotos e ninguém tomou providências. Isto é Brasil-sil-sil-sil!!!!!
Comentado por CASANOVA, 04/01/2012 07:57
Pois é, fui um dos que postei a foto acima no meu blog. Complementando a reportagem, faltou o comentário sobre o excelente site chamado MULTAS SOCIAIS, que denuncia fatos como o acima em todo o Brasil. http://www.fabianocosta.com.br
Comentado por Fabiano Costa, 04/01/2012 06:52
otoridade = aquele que chapa o ouvido de quem não presta atenção!.
Comentado por critico, 04/01/2012 03:24
ahahahahahahahahah ehehehehehehehe ahahahahahahah eheheheheheheh Moleque este internauta que tirou as fotos!. Muleque muleque... otoridade (oto vem de ouvido= aquele que ouve demais e ridade vem de autoridade, ou seja: aquele que tem autoridade sobre o ouvido alheio (puxa os ouvidos para demonstrar isto). é o vale inventando a lingua portuguesa!.
Comentado por critico, 04/01/2012 03:23
O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
É expressamente proibida a postagem de comentários discriminatórios, racistas, que ofendam a imagem ou a moral ou que desrespeitem a legislação em vigor. Informamos que seu IP e seus dados serão fornecidos à Justiça, caso seja requisitado por autoridade legal.

Nenhum comentário: