quinta-feira, 5 de julho de 2012

Fernando Gabeira: 'No Brasil, a lei não vale para todos'



GOIS NA FLIP

Gabeira: 'No Brasil, a lei não vale para todos'

O autoritarismo e suas diversas faces estarão no centro de um dos debates da Festa Literária Internacional (Flip), em Paraty, nesta quinta-feira. Vão participar da discussão o cientista político e escritor Luiz Eduardo Soares e o jornalista, escritor e ex-deputado federal Fernando Gabeira. O diálogo será mediado pelo escritor e jornalista Zuenir Ventura, colunista do GLOBO.
Em conversa com o blog, Gabeira destacou os pontos que pretende abordar na conversa. Ele vai fazer uma avaliação dos últimos 50 anos da política brasileira, na qual se formou um novo tipo de autoritarismo, em plena vigência do regime democrático.
-- O autoritarismo se manifesta hoje na impunidade e no distanciamento cada vez maior entre o sistema político e a sociedade -- afirma o jornalista, ressaltando que essa situação se vê claramente na CPI do Cachoeira, em que alguns políticos são protegidos, enquanto que outros são detonados.
-- O sistema político se protege, ele cria mecanismos de proteção das autoridades para impedir sua própria punição. Só o fato de haver um fórum especial para deputados e senadores já quer dizer alguma coisa. A carcaça do autoritarismo continua montada. A lei não vale para todos -- afirma Gabeira, que, para não ser visto como um pessimista, promete tocar tamém nos avanços sociais dos últimos anos.

Nenhum comentário: