segunda-feira, 23 de julho de 2012

LUA - O LADO OCULTO DA LUA - LRO


O lado oculto da Lua - Em vídeo de tirar o fôlego

O lado oculto da Lua - Em vídeo de tirar o fôlegoFoto: Chris Meaney/NASA

23 de Julho de 2012 às 09:44
Vídeo: Lunar Reconnaissance Orbiter – Nasa
O lado oculto da Lua (também chamado de lado negro ou lado escuro do nosso satélite) é o hemisfério lunar que não pode ser visto da Terra devido ao fato de a translação e rotação lunares possuírem o mesmo tempo de duração. É a chamada órbita síncrona. Contudo, sabe-se que toda a superfície da Lua recebe iluminação do Sol, em períodos distintos, sendo que seu chamado lado escuro recebe luz durante a fase da lua nova. A Lua fica totalmente escura apenas em períodos de eclipse total lunar, quando a sombra da Terra impede que os raios solares iluminem o satélite. Claro, a Lua na verdade é toda escura, uma vez que não tem luz própria. Toda face iluminada se deve à luz solar. O lado escuro é, na verdade, um lado não visível da Lua, quando a observamos a partir da superfície terrestre.
O hemisfério oculto da Lua foi fotografado pela primeira vez pela sonda espacial soviética Luna 3 em 1959, e primeiramente observado por olhos humanos durante a missão Apollo 8 na órbita da Lua em 1968. O hemisfério possui diversas crateras, resultado de vários impactos na sua superfície.
O Lunar Reconnaissance Orbiter (Orbitador de Reconhecimento Lunar, LRO) é uma espaçonave robótica lançada pela Nasa, que atualmente está orbitando a Lua. O lançamento não tripulado do Lunar Precursor Robotic Program (Programa de Precursores Robóticos Lunares) ocorrido em 18 de junho de 2009, é a primeira missão dos Estados Unidos para a Lua em mais de dez anos. O LRO é a primeira missão do programa  Vision for Space Exploration (Visão para Exploração Espacial) dos Estados Unidos.
Para cumprir com sucesso os objetivos do “The Vision”, incluindo a exploração humana da Lua, o LRO vai orbitar nosso satélite, pesquisar os seus recursos, e identificar possíveis locais de pouso para uma próxima nova expedição tripulada. A sonda será capaz de fornecer um mapa 3D da superfície lunar e já forneceu algumas das primeiras imagens de alguns equipamentos do projeto Apollo deixados na Lua. O foguete Atlas V usado para lançar o LRO também carregou o Lunar Crater Observation and Sensing Satellite (Satélite de observação e sensoreamento de crateras lunares - LCROSS), que é projetado para detectar a presença de água quando o estágio superior do veículo de lançamento atingir uma cratera lunar. Juntos, o LCROSS e o LRO formam a vanguarda do returno à Lua do Lunar Precursor Robotic Program da Nasa. As primeiras imagens feitas pela LRO foram publicadas em 2 de julho de 2009.
Vídeo:
O Lunar Reconnaissance Orbiter, da Nasa, forneceu novas imagens da Lua que revelam dados antes completamente desconhecidos da sua superfície.

Nenhum comentário: