sexta-feira, 9 de março de 2012

EMBRAER E O PENTÁGONO



NOSSA REGIÃO
Jornal O VALE
March 9, 2012 - 03:45

Suspensão de contrato da Embraer abre crise no governo dos EUA

Turboélice Supertucano, fabricado pela Embraer
Divulgação
Alto escalão considera ‘constrangedor’ o cancelamento do contrato e indica chance de decisão ser revista em favor do Super Tucano
São José dos Campos


O cancelamento da concorrência vencida pela Embraer, de São José dos Campos, para o fornecimento de aviões militares aos Estados Unidos abriu uma crise no alto escalão do governo norte-americano.
O Pentágono considerou “constrangedor” o cancelamento da compra, que previa o fornecimento inicial de 20 aviões Super Tucano por US$ 355 milhões ao governo de Barack Obama para operações militares no Afeganistão. O acordo ainda poderia chegar a US$ 950 milhões.
O chefe da Força Aérea dos EUA, general Norton Schwartz, alertou ontem que o Pentágono poderá assumir o controle das principais decisões de aquisições após o cancelamento do contrato, anunciado no último dia 28.
“É possível”, afirmou o general ao ser questionado se oficiais do Pentágono poderiam tomar o controle das aquisições de material militar novamente, como fizeram após um escândalo em aquisições importantes em meados da década de 2000.
Schwartz disse que foi “constrangedor” que a Força Aérea tenha encontrado documentação inadequada para o contrato da Sierra Nevada, parceira da Embraer, na compra do Super Tucano.
Ele afirmou que o chefe de aquisições do Pentágono, Frank Kendall, iria fazer uma recomendação sobre a questão de fiscalização após a análise dos fatos do caso para identificar as causas do erro.


Justificativas. Foi a segunda manifestação do governo dos EUA sobre o cancelamento do contrato que deixa clara a insatisfação de membros do alto escalão com a decisão.
Na semana passada, em visita ao Brasil, o subsecretário de Estado americano, William Burns, disse que o governo dos EUA estaria disposto a manter o contrato com o Brasil.
O cancelamento da compra teve como justificativa suposta falta de documentação, versão contestada pela empresa.
Nos bastidores, a concorrente da Embraer, a norte-americana Hawker Beechcraft, fez forte lobby para que o processo fosse suspenso, criticando eventual perda de empregos.
Para o especialista no setor de defesa da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora-MG), Expedito Bastos, a transferência de decisões para o Pentágono pode dar maior fluidez ao processo de compra dos Estados Unidos.
“O Pentágono sabe negociar as necessidades das Forças dos Estados Unidos. O processo flui com mais facilidade”, disse Bastos.
Para o especialista, o país deveria ligar a compra do Super Tucano com o programa F-X2, que prevê a compra de 36 caças à Força Aérea Brasileira. A americana Boeing é uma das finalistas, junto com a francesa Dassault e a sueca Saab.
“A incapacidade de negociar do governo brasileiro é impressionante. Para nós, é vantajoso vender e comprar. Não temos como fugir dos Estados Unidos. É melhor te-los como aliados, como eles nos veem. Isso auxilia a Embraer também.


AVIAÇÃO
Novo modelo vai para feira na Índia
A Embraer participa da terceira Mostra e Conferência Internacional de Aviação Civil, em Hyderabad, Índia, de 14 a 18 de março. A versão 2012 do jato executivo Legacy 650 será mostrada pela primeira vez na Índia. Os jatos executivos Phenom 100 e Phenom 300, que chegaram ao mercado em 2009 e 2010, também estarão na exposição estática.
Bom dia à todos! O comentário do Sr. Expedito Bastos, especialista no setor de defesa da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora-MG, já havia sido comentado aqui neste espaço., não é que o governo brasileiro tem incapacidade de negociar, é que as negociações dos percentuais dos "acertos", propinas, não foram "fixadas" com precisão, pois a cada momento aparece mais subornadores e subornados., são as conhecidas comissões por indicação ou " se eu não ganhar, ninguém ganha..." e não pensem que nos EUA não existe esta especie em constante mutação, enfim, é o nosso dinheiro sendo LEILOADO.Vejam abaixo:- "Senhores, o que pode a vir a acontecer, com certeza, esta será tonica dos encontros políticos tanto nos EUA como no Brasil, a proposta final será esta ( escrevam):- (*) - 50% para a Hawker Beechcraft., (*) - 50% para a Embraer., (*) - E a Boeing fornecerá os F-X2., (*) - E o Brasil continuará a ser uma colônia feliz e saltitante, como já dizia o Raulzito, continua sendo o quintal dos yankees. Sim ou não???" Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 02/03/2012 06:22 http://movimentobrasileirosunidos.blogspot.com/search?q=super+tucano
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 09/03/2012 06:22

Nenhum comentário: