E se os Estados brasileiros fossem países?
17:28, 5/09/2011 REDAÇÃO ÉPOCA BRASIL TAGS: 050911, THE ECONOMIST
O site da revista The Economist usou um gráfico para colocar em perspectiva o crescimento do Brasil, apontado por diversos analistas como uma potência mundial do futuro. O que a publicação fez foi comparar cada Estado brasileiro e o Distrito Federal com países, levando em conta o Produto Interno Bruto (PIB), p PIB per capita e a população.
Os três maiores PIBs – São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais – têm valores equivalentes a Polônia, Cingapura e Hungria, respectivamente. Os três menores – Amapá, Acre e Roraima – estão no mesmo patamar de Fiji e Suazilândia. Os três maiores PIB per capita – DF, SP e RJ – são comparáveis a Portugal, Polônia e Rússia. Os três menores – Alagoas, Maranhão e Piauí – estão no nível de China, Tonga e Geórgia. Como se vê, não constam comparações com Alemanha, França, Holanda e países escandinavos. São resultados que, como afirma a Economist, mostram que ainda falta muito para o Brasil ser considerado um país desenvolvido.
[A análise] mostra algumas curiosidades: quem diria que Alagoas, Estado do Nordeste que atualmente é mais famoso por sua taxa de homicídios do que pelas praias magníficas, tem o mesmo PIB per capita que a China? [A comparação] também sugere que mesmo os Estados comparativamente mais ricos do Sul e do Sudeste ainda têm um caminho razoável pela frente antes de serem comparados com lugares mais prósperos do hemisfério norte. Os gaúchos do Rio Grande do Sul não necessariamente vão ficar felizes ao saber que o PIB per capita do Estado está próximo do [PIB] do Gabão. |
A imagem abaixo mostra a comparação PIB per capita. Clique para ir ao site da Economist e ver todos os dados.
José Antonio Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário