sexta-feira, 30 de setembro de 2011

MALUF, 80 ANOS DE " $ERVIÇO$" AO BRASIL!!!


Política

Maluf tentou tirar nome da lista de procurados da Interpol

Em troca, o deputado admitiria a autoria de um crime pela primeira vez na vida: a falsificação de registros contábeis praticado nos EUA

Paulo Maluf: acordo frustrado
Paulo Maluf: acordo frustrado (William Volco / AE)
Paulo Maluf, que vai celebrar 80 anos em 3 de setembro com pompa e estilo na elegante Sala São Paulo, na capital paulista, negociou ao longo de quase um ano acordo com a promotoria de Manhattan, nos Estados Unidos, para ter seu nome excluído do alerta vermelho, o lendário índex dos mais procurados da Interpol em todo o mundo. Em troca, o ex-prefeito e deputado pelo PP admitiria a autoria de um crime pela primeira vez na vida - no caso, delito classificado formalmente de falsificação de registros contábeis praticado nos Estados Unidos.
A confissão histórica se daria perante o Tribunal Criminal de Nova York e de viva voz pelo réu. Sob a condição de não correr nenhum risco de ser algemado, nem mantido em cela prisional, Maluf viajaria para a audiência nos Estados Unidos.
Ele também estava disposto a declarar que "não tem interesse" em 22 milhões de dólares do Macdoel Trust, na Ilha de Jersey - fundo controlado por três empresas offshore cuja titularidade o Ministério Público de São Paulo atribui ao ex-prefeito e ao filho mais velho de Maluf, Flávio.
Mas o pacto malogrou há duas semanas, à beira do ato final - assinatura do documento pelas partes envolvidas, os defensores de Maluf, ele próprio e a promotoria americana. Flávio, presidente da Eucatex, ficaria à mercê do Ministério Público brasileiro para eventual ação de natureza penal.
O fracasso da negociação frustra planos da Prefeitura de São Paulo, que pretende investir na área social recursos supostamente desviados de seus cofres na gestão Maluf. A Procuradoria do Município já se havia manifestado favoravelmente ao acordo, do qual a prefeitura seria parte. O município seria consultado pela promotoria de Nova York por ser o destinatário final de valores resgatados em Jersey. Advogados foram contratados no Reino Unido pelo governo municipal para acompanhar o caso. 
(Com Agência Estado)

Nenhum comentário: