sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CÂMARA DE S. JOSÉ DOS CAMPOS/SP, UMA PIADA SEM GRAÇA!!!



Jornal O VALE
REGIÃO
September 23, 2011 - 04:00

Sob pressão, Câmara desiste de ampliar vagas em São José

Manifestantes entram em confronto com a Guarda Municipal
Antônio Basílio
Articulação para criação de duas novas cadeiras no Legislativo não evolui e vereadores decidem encerrar debate sobre o assunto; com isso, eles deixaram de torrar R$ 41 mil mensais apenas com salários
Beatriz Rosa
São José dos Campos

A pressão de estudantes, Igreja Católica e lideranças empresariais funcionou e a Câmara de São José desistiu ontem, oficialmente, de ampliar o número de cadeiras no Legislativo a partir de 2013. São José poderia ter até 27 vereadores.

Na Casa, já tramitava um projeto que ampliava o número de cadeiras para 23, entretanto não houve consenso e as bancadas do DEM e do PPS, que defendiam o aumento do número de cadeiras, não conseguiram os 14 votos necessários para aprovar a proposta.

A sessão de ontem chegou a ser interrompida para a discussão das novas vagas, em reunião a portas fechadas, na sala Pedro Bala. As negociações incluíram a bancada do PT.

Contrários ao aumento de cadeiras, os tucanos Dilermando Dié, Vadinho Covas e Cristóvão Gonçalves, além dos vereadores Valdir Alvarenga e Walter Hayashi e o petista Tonhão Dutra (PT) nem entraram na sala para discutir a ampliação.

“Não preciso entrar porque irão discutir o aumento de cadeiras e eu vou votar contra”, disse Dutra.

“O PSB fechou contra o aumento de cadeiras por orientação do partido”, disse Walter Hayashi (PSB).

Enquanto isso, estudantes manifestavam sua indignação nas galerias do prédio. Alguns chegaram a chutar os vidros da galeria e entraram em confronto com policiais.

Prazo. Diante da falta de consenso, o presidente da Câmara, Juvenil Silvério (PSDB) encerrou a sessão e descartou convocar sessão extraordinária para dar sequência à votação do projeto.

Ele avaliou que não há mais tempo útil para votar a emenda à Lei Orgânica e definir um novo número de cadeiras.

Para valer a partir de 2013, a ampliação do número de cadeiras dependeria de duas votações com prazo até 6 de outubro --a data foi estipulada pela Justiça Eleitoral.“Os vereadores se reuniram várias vezes e hoje seria o último dia para a votação. Como não houve consenso os vereadores decidiram manter os 21. Já houve tempo suficiente para debater o assunto e agora ele está encerrado na Casa.”

Economia. Com a desistência da Câmara, a economia para os cofres públicos chega a R$ 41 mil mensais apenas com o pagamento de subsídios dos vereadores e salários de assessores das novas vagas. Além disso, torna-se desnecessária a adaptação do prédio do Legislativo para a instalação de mais gabinetes.

Principal articulador do aumento de cadeiras, o DEM afirmou que a manutenção das vagas não representa uma derrota para o partido. “Nós defendíamos desde o início uma maior representatividade na Casa, mas construímos um consenso para a permanência dos 21”, disse a vereadora Renata Paiva (DEM)

Guarda contém protesto de estudantesSão José dos Campos

Enquanto os vereadores negociavam o aumento das cadeiras em São José, estudantes e policiais da guarda municipal travaram confrontos na porta de entrada do prédio. Cerca de 30 homens faziam a segurança. A limitação de acesso as galerias revoltou os estudantes. O bate boca virou confronto e alguns estudantes foram agredidos com cassetete e spray de pimenta. Somente a chegada da Polícia Militar controlou o confronto.

“Eles dizem que a Câmara é a casa do povo, mas quando tentamos entrar somos agredidos pela guarda com cassetetes”, disse o estudante Gabriel Sielawa, 17 anos.

Sessão. Mais uma vez os estudantes incomodaram os parlamentares com gritos e cartazes de repúdio a ampliação do número de cadeiras. As manifestações foram agravadas em razão do painel de votação ter sido desligado.

A mesa diretora gravou os protestos na galeria. “Pelo tom do protesto tomei essa providência para termos elementos de que a manifestação está exagerada. Um menino chutou o vidro que poderia quebrar”, disse Juvenil Silvério (PSDB).

Saiba MaisVagas em 2013
São José tem 21 vereadores. Legislação permite até 27 vereadores, mas definição passa por mudança na Lei Orgânica

Proposta
Depois de dois meses de debate, vereadores pretendiam votar criação de mais 2 vagas.

Impasse
Pressionada pela reação popular à aprovação do supersalário, a bancada governista rachou e inviabilizou aumento das cadeiras

CadeirasEmpresários  comemoram recuo
Empresários ligados ao Gedesp aprovaram o recuo da Câmara no aumento das cadeiras. "Valeu a luta e a conversa. Acho que a sociedade precisa cobrar mais dos vereadores. Eles pensam muito em causa própria, salvo poucos que pensam na cidade. O vereador precisa saber que a população não é boba. Em 2012 tem eleição", disse o diretor do Gedesp, Almir Fernandes. 

Nenhum comentário: