terça-feira, 27 de setembro de 2011

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE S. PAULO


NOSSA REGIÃO
September 27, 2011 - 04:01

Assembleia vai investigar a denúncia de venda de emenda

Hélio Nishimoto e Marco Aurélio
Antonio Basílio
Trabalho de apuração será comandado pelos deputados do Vale Hélio Nishimoto e Marco Aurélio, do Conselho de Ética
Filipe Manoukian
São José dos Campos

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo pretendei instaurar hoje uma sindicância para apurar suposto esquema de vendas de emendas parlamentares.

A prática, segundo denúncias do deputado estadual Roque Barbiere (PTB), contaria com a participação de “25% a 30%” dos 94 deputados da Casa.

Ao destinar emendas a prefeituras e entidades, os parlamentares cobrariam propina dos beneficiados --cada deputado tem direito a cerca de R$ 2 milhões por ano em emendas.

A sindicância terá início após representações protocoladas ontem solicitando a investigação. Um dos pedidos foi articulado em conjunto pelas lideranças partidárias da Assembleia e outro foi protocolado pelo PSOL.

Investigação. Os trabalhos serão conduzidos por dois deputados do Vale do Paraíba -- Hélio Nishimoto (PSDB), enquanto presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, e Marco Aurélio de Souza (PT), que é o vice. O Conselho de Ética é composto por nove parlamentares.

Nishimoto afirmou, por meio da assessoria, que só comentará o assunto após analisar as representações que pediram abertura da sindicância.

Marco Aurélio disse que o Conselho de Ética deverá ouvir os denunciantes para verificar a existência de provas e depois convocar testemunhas.

“Temos informação de que ele \[Barbiere\] tem documentos que comprovam as propinas. A punição máxima em caso de comprovação da prática é a perda do mandato.”

Memória. Barbiere afirmou em entrevista no mês passado ao jornal Folha da Região, de Araçatuba, que a suposta comercialização de emendas teria “enriquecido” colegas parlamentares.

“Tem bastante fazendo isso. Não é a maioria. Mas tem um belo de um grupo que vive, sobrevive e enriquece fazendo isso”, disse o petebista na ocasião, sem citar nomes.
Ontem, ele foi procurado por O VALE para comentar o assunto, mas não foi localizado nem retornou as ligações.

Deputados como Bruno Covas (PSDB) --atualmente licenciado para comandar a Secretaria de Estado de Meio Ambiente-- e major Olímpio (PDT) têm concedido entrevistas reforçando as denúncias.

Bruno Covas teria recebido oferta de propina, enquanto major Olímpio teria escutado do presidente de uma entidade que o esquema de vendas de emendas é real.

ONG quer que denúncias sejam apuradas
São José dos Campos

A ONG (Organização Não-Governamental) Voto Consciente, que acompanha os trabalhos da Assembleia Legislativa de São Paulo, defendeu ontem a instauração de uma sindicância para apurar as denúncias de suposta venda de emendas parlamentares.

“Temos que cobrar do deputado Roque Barbiere explicações sobre esta afirmação de que há corrupção”, afirmou a presidente da ONG, Celina Marrone.

Também integrante do grupo, Tereza Fotim cobrou transparência nos trabalhos de apuração que serão conduzidos pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

“Eles \[deputados\] costumam trabalhar entre quatro paredes, sempre sem atas das reuniões. Fica complicado, já que podem conduzir esta investigação do jeito que bem entenderem. Por vezes, os grandes líderes da Assembleia se reúnem e dizem ao Conselho de Ética o andamento que deve ser dado às investigações e pronto, é isso o que acontece.”

Avaliação. Também representante do Vale do Paraíba na Assembleia Legislativa, o deputado Afonso Lobato (PV), em seu terceiro mandato, afirmou que “nunca” ouviu falar sobre venda de emendas na Casa.

“Desconheço isso. Agora, se o Roque \[Barbieri\] disse, ele tem que citar nomes, colocar os envolvidos na mesa. Não pode ficar assim, porque essa situação prejudica a imagem de todo o parlamento. Mão podemos generalizar”, disse.

SAIBA MAIS SOBRE AS DENÚNCIAS
Denúncia
O deputado Roque Barbiere (PTB) afirmou no mês passado, em entrevista ao jornal Folha da Região, de Araçatuba, que deputados teriam enriquecido ao cobrar propinas a partir da destinação de emendas parlamentares a prefeituras e entidades

Reforço
Denúncias ganharam reforço de outros dois deputados, que afirmaram ao jornal O Estado de São Paulo ter vivenciado situações em que o esquema teria sido explicitado

Conselho de Ética
Após pressão popular e anúncio de que o Ministério Público instaurou um inquérito para investigar as supostas práticas de corrupção, os deputados se mobilizaram ontem através de reunião de todos os partidos. Eles decidiram acionar o Conselho de Ética da Casa e solicitar que uma sindicância apure as denúncias de Roque Barbiere

Investigação
Os trabalhos de investigação serão conduzidos pelos deputados do Vale Hélio Nishimoto (PSDB) e Marco Aurélio Souza (PT)



COMENTÁRIOS:-


A sociedade brasileira tem que se manisfestar, sair às ruas, gritar, agitar, pois caso contrário as malandragens nunca irão definitivamente acabar neste país de picaretas e esta sindicância NÃO VAI DAR EM NADA!
Querem apostar?
Então, guardem este comentário...


Arvão

Nenhum comentário: