Indústria automotiva
Montadora chinesa JAC vai erguer fábrica no Brasil
Com investimento de 600 milhões de dólares, o objetivo é inaugurar uma unidade em 2014, com capacidade de produzir 100 mil veículos por ano
Beatriz Ferrari
JAC: investimento de 900 milhões de reais em sua primeira fábrica no Brasil (ChinaFotoPress/Getty Images)
Além da JAC, outras montadoras asiáticas como Chery, Suzuki e Hyundai estão instalando suas primeiras unidades produtivas no país
A montadora chinesa JAC anunciou nesta segunda-feira que investirá 900 milhões de reais na construção de uma fábrica no Brasil. A unidade deverá ficar pronta em 2014 e terá capacidade de produzir 100.000 veículos por ano. O empresário Sergio Habib, que comanda a operação da chinesa no país, não quis antecipar onde instalará a fábrica, só afirmou que já conversou com dois estados e que dará preferência a lugares próximos de fornecedores.
Habib não deu detalhes sobre os modelos que serão produzidos. Mas disse que não serão os que já estão no mercado nacional e que custarão menos de 40.000 reais. A intenção é que 60% do produto seja de conteúdo nacional. Mesmo com a nova fábrica, a JAC continuará a importar outros modelos, como o J3, que já está no mercado, o J6, cujo lançamento será nesta quarta-feira, e o J5 e J2, que devem chegar ano que vem. Em 2012 também chegam os primeiros caminhões de até 4,5 toneladas para competir com similares da Volkswagen e da Mercedes-Benz.
O empresário, que chegou a dizer que a construção de uma fábrica no país não deveria ser discutida antes de alcançar 100.000 unidades vendidas, anunciou que deve alcançar esse ritmo já em 2013. Atualmente, a JAC tem 1,04% do mercado nacional, com 8.565 carros vendidos desde o lançamento do J3, em março deste ano. "Não dá para ficar pagando fortunas de frete e correr risco cambial. A partir de um certo volume de vendas, tem que produzir aqui", justifica.
O empreendimento será feito através de uma joint-venture do Grupo SHC, em que Sergio Habib é proprietário, com a JAC. Habib terá uma participação maior que 50% e será o presidente. A nova empresa ainda não tem nome. Habib investiu cerca de 380 milhões de reais para trazer a JAC ao Brasil.
Preço - Questionado se a produção nacional encareceria o carro da JAC, Habib admitiu que perderia vantagem competitiva, mas que se esforçaria para manter o custo-benefício.
Mais fábricas - A fábrica da JAC é a segunda de uma marca chinesa no Brasil. A conterrâneaChery inaugurou as obras de sua primeira unidade no país em 20 de julho, em Jacareí, no interior paulista. A Chery também trará uma nova linha de vans e picapes em 2012.
Juntas, todas as chinesas no Brasil somam 2% de participação no mercado interno.
Além da JAC e da Chery, uma série de outras montadoras anunciaram novas fábricas e ampliações de suas estruturas produtivas no Brasil, um dos maiores mercados de automóveis do mundo. Empresas como a japonesa Suzuki e a sul-coreana Hyundai estão instalando suas primeiras unidades produtivas no país, enquanto marcas como a italiana Fiat e a norte-americana General Motors estão ampliando capacidade. Até o segmento de luxo avalia projetos de instalações no país, como a alemã BMW.
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