sábado, 8 de setembro de 2012

EXÉRCITO CHILENO DISCRIMINA: GAYS, POBRES, DROGADOS, TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, ETC, ETC...


Escândalo no Exército chileno para a discriminação

POR ARACELI VICECONTE

Ele relatou uma instrução militar recomendável não se inscrever em vigor gay, pobre, viciados em drogas ou Testemunhas de Jeová, entre outros. O comandante-em-chefe teve de se desculpar.
Civil e militar. Piñera eo comandante-em-chefe Juan Miguel Fuente-Alba, que ontem disse que o Exército "não discriminação de qualquer tipo". / Ap

AÇÃO

RELACIONADO

ETIQUETAS

SANTIAGO. ESPECIAL - 08/09/12
O comandante-em-chefe do Exército chileno apresentou ontem suas "sinceras desculpas a qualquer um que tinha sido atingido" por uma instrução que não deve ser aceito em força os homossexuais, viciados em drogas, pobres e Testemunhas de Jeová, entre outros .
"Eu quero ter a certeza de que no (Chile) Exército não discriminação de qualquer tipo ", disse ontem o general Juan Miguel Fuente-Alba disse em Santiago.
Política interna do Exército, divulgado em um programa de televisão, disse que para ser capturado para as suas fileiras "os cidadãos mais adequados moral e intelectualmente qualificado". E este grupo exclui " aqueles que apresentam problemas de usuários de drogas físico, mental, social, econômico, penal,, homossexuais, objectores de consciência e Testemunhas de Jeová. "
20 de fevereiro de 2012, em Antofagasta, no norte do Iraque, a instrução é assinada pelo general da Primeira Divisão do Exército do Chile Cristián Chateau Magalhães.
"O espírito que leva a gerar este documento é estabelecer medidas de segurança determinadas, a fim de tornar o processo de seleção e, acima de tudo, orientar as comissões de seleção", os próprios militares antes do Teletrece câmeras notícia. O texto, segundo ele, foi assinado "no contexto das políticas para a seleção e esquartejar quota".
O ministro da Defesa, é considerado "presidencial" Andres Allamand, ontem falhou ato de içar uma grande bandeira chilena em Santiago para emitir uma declaração de condenação afiada.
"O referido dispositivo é frontalmente contrário à política do governo nesta área e também se contradiz a doutrina do Exército institucional, proibindo qualquer regulamento que estabelece critérios para a discriminação, seja por razões sócio-econômicas, ideológicas, culturais, orientação religiosa e de qualquer outra natureza sexual ", diz o texto assinado por Allamand ontem.
O ministro, o governo de alto perfil de Sebastián Piñera, também ordenou que o exército "trazer toda a sua legislação nacional e ações institucionais com a lei anti-discriminação".
Chile tem, desde julho do ano passado com uma lei anti-discriminação padrão conhecido como Zamudio, em homenagem a um jovem brutalmente espancado por um grupo neo-nazista em 3 de março, em Santiago, e faleceu 24 dias depois das feridas que ele tinha causado.
A lei, diz a imprensa ordens Allamand "todos os órgãos da administração do Estado para desenvolver e implementar políticas para garantir que todas as pessoas, sem relação ao gozo e exercício arbitrário de seus direitos e liberdades."
O Movimento de Libertação Gay do Chile, por sua vez, Movilh emitiu um comunicado em que considera a resposta "inadequada" do governo e alertou que "não é suficiente para rever e remover regras discriminatórias" e chamados a promover uma mudança cultural no Exército .
O grupo também pede a demissão do general Castelo, autor da directiva interna, que ontem estava em silêncio. Apesar da rejeição categórica do texto que ele aprova, nem seus superiores informados se você chamaria de consulta ou o que a sua situação.
O exército directiva escandaloso interna divulgada em um momento em que todo o Chile se prepara para celebrar o Dia da Independência, dois feriados que comemoram o Primeiro Governo e Exército Dia da Marinha. O embandera país inteiro em 18 e 19 de Setembro com as cores nacionais, enquanto as pessoas se reúnem em bares e festas populares e nas ruas de Santiago é feito um grande desfile militar.
A controvérsia sobre o Exército instrutivo acrescenta à crítica do papel da Força Aérea na "tragédia da ilha de Juan Fernandez." Apenas um ano atrás, um avião caiu que força vezes vários vão tentar pousar no Chile ilha. Seus 21 ocupantes, incluindo o famoso apresentador de TV Felipe Camiroaga, morreu no local. A Força Aérea tentou demarcar toda a responsabilidade no incidente e entregue os dados muito rapidamente cruciais para a investigação na justiça.

Nenhum comentário: