sexta-feira, 7 de setembro de 2012

EDUARDO CURY E A " ÇAÚDE" EM S. JOSÉ DOS CAMPOS/SP


Home
September 7, 2012 - 02:37

Campanha amplia percepção do eleitorado sobre ‘gargalos’

Anel Viário em São José
Foto: Warley Leite / O Vale
Percentual de eleitores que consideram a saúde o principal problema de São José praticamente dobrou nos últimos oito meses, revela pesquisa O VALE/Mind;
Filipe ManoukianSão José dos Campos
 
A corrida eleitoral colocou em evidência os principais problemas enfrentados por São José dos Campos, no ponto de vista dos eleitores da cidade. Para eles, saúde e segurança são as áreas mais preocupantes.
Pesquisa O VALE/Mind, realizada entre os dias 29 e 30 de agosto, mostra que 40% do eleitorado do município veem na saúde o grande gargalo a ser combatido pelo futuro prefeito.
Em janeiro deste ano, também em sondagem realizada por O VALE/Mind, a fatia dos que enxergavam na saúde o principal problema de São José era de 22,8%.
O crescimento de quase 20 pontos percentuais entre as pesquisas, segundo o diretor da Mind Pesquisas, Alexandre Lima, se deve ao debate mais acentuado do tema no período eleitoral.
“Na eleição, você costuma ter um candidato situacionista e outros de oposição, que trabalham em suas campanhas os temas que mais preocupam a população. É natural que esse debate, em pauta, amplifique a percepção social da existência do problema”, afirmou.
Em ambas as sondagens O VALE/Mind, a saúde liderou a lista dos principais problemas de São José.

Segurança. Na sequência, como segundo item mais preocupante, também nas duas pesquisas realizadas, aparece o item “violência”.
Em janeiro, 16,5% dos entrevistados afirmaram que o maior problema de São José é a violência. Agora, o índice pulou para 21,8%.
A Região Metropolitana do Vale do Paraíba lidera o ranking de assassinatos do interior do Estado de São Paulo --São José é a segunda cidade da região em número de casos. Entre maio e junho, O VALE promoveu uma campanha para cobrar ações efetivas das autoridades contra o problema.
A preocupação com a violência é mais acentuada entre homens, idosos e moradores da zona oeste (Jardim Aquarius e Urbanova).
A saúde, por sua vez, é o maior problema da cidade para quase a metade das mulheres. O item foi o mais citado, ainda, por pessoas entre 45 e 59 anos. A zona leste (Vista Verde) demonstrou maior preocupação.


REAÇÃO

Resultados dividem candidatos à prefeitura
São José dos Campos
 
Os candidatos a prefeito de São José concordam que a saúde é um dos temas mais preocupantes na cidade.
“A saúde é uma preocupação de todos nós, joseenses. Por isso, vou tratá-la pessoalmente”, disse Carlinhos Almeida (PT), líder nas pesquisas de intenção de voto.
Para o candidato do PSDB, Alexandre Blanco, segundo colocado nas sondagens, é natural que a saúde seja apontada como principal gargalo do município atualmente. 
“Saúde é o tema mais comentado entre os eleitores não somente em São José, como na maioria dos municípios do país”, disse. 
Os candidatos também consideram normal os temas saúde e violência dispararem na liderança dos priores problemas da cidade.
“Na campanha, a população começa a discutir mais os problemas que as afligem”, afirmou Antonio Alwan (PSB).
 
Soluções. Alwan afirmou ainda que, para combater o segundo problema mais citado pelos eleitores, chamou um vice para trabalhar focado na questão da segurança.
“Chamei o Coronel Mauro (PTB) para trabalhar muito a questão da segurança. Infelizmente, a região ocupa o topo no que diz respeito à violência”, disse Alwan.
O candidato do PSDB, por sua vez, afirmou que se compromete com “a ampliação da rede de atendimentos com especialistas e com a conclusão do Centro de Referência de Especialidades”. 
“Vamos avançar na gestão e qualidade dos serviços de saúde oferecidos ao munícipe.” 
Já Carlinhos Almeida disse que vai valorizar os profissionais da área e buscar convênios para “desafogar as filas por exames, consultas com especialistas e cirurgias”.
arte0609

Especialistas cobram soluções

 
O especialista em saúde pública Gilson Carvalho resumiu a grande insatisfação dos eleitores com a área ao “alto nível de demanda, de causas variadas, à insuficiência de resposta satisfatória”.
“O modelo de fazer saúde, o jeito de fazer saúde, está equivocado. O sistema não pode ser baseado em pronto-atendimento de queixas. ‘Dói aqui’, ‘toma este remédio’. ‘Aqui’, ‘toma este outro’. As pessoas têm que ser vistas com calma na integralidade de seres humanos”, disse.
Para ele, é importante reforçar políticas que priorizem o atendimento preventivo. Carvalho também afirmou ser importante considerar “a possibilidade de acompanhar as pessoas tanto para evitar agravos e doenças, como para tratar no começo delas”, referindo-se à humanização do sistema.

Violência.Membro da comissão de Segurança Pública da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Taubaté, Marcos Vinícius dos Santos Mingard afirmou que a Segurança Pública das cidades da região precisam ser tratadas com mais atenção e carinho. 
“A violência pode ser combatida. Esse combate, contudo, precisa ser bem pensado e planejado. A ação de combate precisa ser constante”, afirmou o advogado.


 

Cury, bom dia! Ainda dá tempo! Demita secretário e todos os aspones da saúde de S. José! É inacreditável que você não sabia ou alega não saber (sei do seu EXCELENTE plano de saúde e dos seus pseudos assessores ou vulgarmente conhecidos como puxa-sacos), mas você teve todo o tempo do mundo, repito, todo o tempo do mundo para reparar esta falta ou farsa com a saúde em S. José. Não fez porque ou é incapaz, medroso ou totalmente "desligado" do dia à dia da cidade. E agora quer correr? Você está correndo atrás do próprio rabo... fico indignado com um prefeito que não precisa e não precisa ser perfeito, mas se já fosse uma "l/2" boca no setor da saúde, já teria desempenhado à contento o seu objetivo. Mas, não! Deixou a coisa correr frouxa e agora está amargando as consequências. Ainda dá tempo? Não sei! As urnas dirão!!!
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 07/09/2012 06:24

Nenhum comentário: