sábado, 7 de abril de 2012

Roberto Gurgel, o procurador-geral da República

Procurador-geral da República, Roberto Gurgel (Sérgio Lima - 4.mai.2011/Folhapress)

07/04/2012 - 11h30

Gurgel conhecia inquérito sobre ligação entre Demóstenes e Cachoeira


DE SÃO PAULO
Hoje na FolhaParlamentares da base aliada discutem representar contra o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, no Conselho Nacional do Ministério Público por omissão no caso da Operação Las Vegas, cujo inquérito ficou parado no órgão desde 2009 e que já continha informações sobre a ligação do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) com o acusado de contravenção Carlinhos Cachoeira.
A informação é do "Painel", editado por Vera Magalhães e publicado na Folha deste sábado (a íntegra está disponível
para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita aFolha).
No dia 27, PT, PDT e PSB protocolaram no Ministério Público Federal um pedido de esclarecimentos ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, sobre a demora nas investigações da suposta relação de deputados e senadores com o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira --entre eles o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).
Pressionado, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) a abertura de inquérito para investigar Demóstenes. Ele entende que existem indícios de uma ligação criminosa entre o parlamentar e o contraventor.
Escutas telefônicas da Polícia Federal revelaram que o senador Demóstenes Torres (DEM) atuava no Congresso em favor do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, que está preso sob acusação de exploração de jogos ilegais.
Politicamente, a situação de Demóstenes também se complicou. O PSOL apresentou requerimento ao Conselho de Ética do Senado por quebra de decoro parlamentar. O processo pode resultar na cassação do mandato do senador.
Após a cúpula do DEM, partido do senador, anunciar que abriria um processo interno que poderia resultar na expulsão do parlamentar da sigla, Demóstene pediu sua desfiliação.

Nenhum comentário: