segunda-feira, 23 de abril de 2012

LUIZ ALBERTO COSENZA, TATHIENE = YANKA E A SUA CADEIRA DE RODAS


Cadeira de rodas ajuda cachorrinha idosa a caminhar em Araraquara, SP

Yanka fez 16 anos e sofre de artrite e problemas decorrentes da idade.
Equipamento que ajuda animal a andar foi feito pelos próprios donos.

Manoela MarquesDo G1 Araraquara e Região

Na semana em que completa 16 anos de vida, uma cachorra da raça poodle ,que sofre de artrite e outros problemas decorrentes da idade, ganhou dos donos uma cadeira de rodas artesanal em Araraquara (SP).
Cachorra idosa ganha cadeira de rodas em Araraquara (Foto: Manoela Marques/G1)Cachorra idosa ganha cadeira de rodas em
Araraquara (Foto: Manoela Marques/G1)
Yanka não tem firmeza nas patas e quando tenta andar escorrega e cai, algumas vezes batendo a boca no chão. “Ela não sofre de nenhuma doença específica, mas está velhinha e não consegue mais andar, não escuta e enxerga muito pouco”, conta a dona Tathiane Cosenza. A cachorra também precisa usar fraldas descartáveis o tempo todo.
Para amenizar o sofrimento da mascote da família, o pai de Tathiane, o empresário Luiz Alberto Cosenza, pesquisou na internet e construiu uma cadeirinha que ajuda Yanka a andar por onde quiser. “Quebramos a cabeça procurando uma forma de ajudá-la porque a única coisa que podemos fazer por ela nessa fase da vida é dar carinho”, afirma Cosenza.
Utilizando partes de canos e rodas de cadeiras, o equipamento é preso ao animal por meio de uma roupa própria, também confeccionada pela família. “Assim ela consegue andar pela casa toda, como fazia antes”, anima-se a dona da cachorra.
Doença 
Os problemas de saúde de Yanka se agravaram há cerca de seis meses. Veterinários do Hospital de Jaboticabal (SP) realizaram todos os exames possíveis, mas nenhum procedimento pode curar o grau acentuado da artrite.
O animal chegou a tomar remédios por quase dois meses, mas não houve resultado benéfico. “Ela parece que ficava mais agitada. Foi pior e o médico mandou cortar a medicação, pois não resolveria mesmo”, lembra Cosenza.
A poodle sofre também com alguns tumores na região da barriga, mas o tratamento não é aconselhável devido à idade avançada. Segundo os veterinários, a doença se desenvolve lentamente, não oferecendo riscos.
Dedicação
Apesar de a cadeirinha ajudar Yanka a andar, ela precisa de atenção praticamente em tempo integral. “Quando ela se cansa é preciso retirar o equipamento e quando está deitada começa a chorar para se levantar”, explica Tathiane.
O sofrimento é ainda maior durante a noite, quando a família não consegue dormir. “É o período que ela mais sofre porque trocou a noite pelo dia”, lamenta Cosenza. E essa é realmente uma das complicações da velhice seguida por choro, latidos e uivos, afirmam os médicos de Yanka.
“Cada dia é um da família que passa a noite em claro dando atenção a ela o tempo todo”, garante Thatiane, que reveza os cuidados com os pais. “Ganhei a Yanka na infância e ela passou comigo todas as fases da minha vida. Está na hora de retribuir e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para dar o melhor nesse finalzinho de vida que resta a ela”.
Cachorra idosa ganha cadeira de rodas em Araraquara (Foto: Manoela Marques/G1)A cachorrinha Yanka, que completa 16 anos de vida (Foto: Manoela Marques/G1)

Nenhum comentário: