quinta-feira, 26 de abril de 2012

QUERO SER PREFEITO DE S. JOSÉ DOS CAMPOS/SP


REGIÃO
Jornal O VALE
April 26, 2012 - 04:05

Aliados do PSDB em São José querem candidatura de Claude

Partidos da base de apoio de Cury apontam a experiência da ex-secretária como diferencial para a disputa do governo
BEATRIZ ROSA
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Pré-candidatos do PSDB

O peso político dos aliados do PSDB de São José na definição do candidato do grupo pode favorecer o nome da ex-secretária de Governo, Claude Mary de Moura, para a disputa ao Paço.
Integrantes da bancada governista iniciaram um lobby em defesa de uma eventual pré-candidatura de Claude em razão de sua experiência no governo e capacidade de articulação política.
A movimentação inclui lideranças políticas do DEM, PTB e PPS e pode servir de contrapeso às mobilizações internas do PSDB em favor da pré-candidatura do ex-secretário de Juventude, Alexandre Blanco.

Experiência. 
Outros cinco nomes disputam indicação tucana --Marina de Fátima de Oliveira, Felício Ramuth, Luiz Paulo Costa, Júlio Rocha e Sebastião Dominguez. Mas para os aliados apenas dois nomes estão de fato na disputa --Claude e Blanco.
"A Claude conhece a máquina e caminhou bem com os partidos nos últimos anos. Tem experiência, porque já passou pelo governo Emanuel e Cury. O PSDB prega o respeito à fila e indicar o Blanco seria atropelar o processo", disse uma liderança do DEM, que preferiu não se identificar.
O PTB fechou pré-acordo com os tucanos para apoiar qualquer um dos nomes escolhido, mas admitiram preferência por Claude.
No PPS, há divisão. A maior parte aposta na experiência da ex-secretaria, mas há quem aposte em Blanco.
"O partido está divido, mas se há alguma esperança de mudança não será com Claude nem como Marina. O Emanuel vai abraçar muito mais a candidatura do Blanco. Ele será seu guru", disse uma fonte do PPS. 

Reação. 
Favorita da base aliada, Claude não foi localizada ontem para comentar o assunto. Já Alexandre Blanco classificou como natural a manifestação dos aliados.
"As citações são normais em um processo de definição de nome. Eles podem ter preferência por um nome. O importante é que não haja rejeição e acredito que ninguém tenha rejeição ao meu nome".
Segundo ele, a manifestação dos aliados é importante, mas é apenas um dos elementos que irá ajudar na definição do nome. Para ele, fatores como pesquisa eleitoral, apoio interno e consulta ao partido e aos segmentos da sociedade podem integrar o processo.
O presidente do PSDB em São José, vereador Juvenil Silvério, minimizou divisões na base aliada.
"É natural que a Claude seja mais aceita, uma vez que teve relação direta com os partidos nos últimos anos em razão da função que exercia. Blanco é um nome novo no cenário e liderança que vem crescendo. São ótimos nomes, assim como os demais", disse Juvenil.

NOMES NA DISPUTA

disputa tucana
Sete nomes tucanos estão na disputa pela indicação do partido à sucessão de Eduardo Cury. Quatro deles são ex-secretários de governo

pré-candidatos
Alexandre Blanco, Claude Mary de Moura, Felício Ramuth, Marina de Fátima de Oliveira, Luiz Paulo Costa, Júlio Rocha e Sebastião Dominguez

Outras legendas
Pelo menos três partidos da base aliada devem lançar pré-candidatos a prefeitura de São José --PV, PP e PSB

PP/PV
Já anunciaram que irão apresentar pré-candidatos. Pelo PP, o nome será o do vereador Alexandre da Farmácia. No PV, o nome forte é do vereador Cristiano Pinto Ferreira 

PSB
Anunciou que pretende lançar o ex-secretário de Governo de Emanuel Fernandes, Antônio Alwan

Oposição
O deputado federal Carlinhos Almeida será o nome do PT e o advogado Antônio Donizete Ferreira, o nome do PSTU

PSB costura nome de Alwan para o Paço
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Aliado histórico dos tucanos, o PSB costura a pré-candidatura do ex-vereador Antonio Alwan como mais uma alternativa à Prefeitura de São José.
Braço direito de Emanuel Fernandes, foi secretário de Governo do tucano por quase seis anos, ficou cinco anos na Secretaria de Estado de Transportes e foi secretário adjunto da Secretaria de Estado de Planejamento durante o período em que Emanuel tocou a pasta. Atualmente, Alwan preside a Fundação João Mangabeira (do PSB).
"Alwan tem condições de agregar partidos. Ele sempre foi o fiel escudeiro do Emanuel e é uma aposta da direção estadual do partido", disse o vereador de São José Walter Hayshi (PSB).
Segundo ele, partido costura apoio de outras legendas para lançar candidato próprio.
Alwan confirmou o interesse do partido em ter um nome na disputa, mas disse que seu nome ainda não foi fechado.

Outros nomes. 
"Estamos em uma fase de costura política. Nosso plano A é ter uma candidatura própria. Mas iremos escolher o nome em uma outra etapa. Queremos agregar parcerias para que possível candidatura não vire uma aventura", disse o socialista.
PP e PV também irão lançar pré-candidatos à Prefeitura de São José. No PV, a candidatura do vereador Cristiano Pinto Ferreira é dada como certa pelo partido.
Já no PP, o presidente do partido e vereador Alexandre da Farmácia tem sustentado ser consenso entre os partidos de sua base aliada o lançamento de candidatura majoritária.
O DEM é outro partido que tem discutido a possibilidade de lançar candidato à sucessão de Cury.

Acendem-se as luzes e os ébrios pelo poder descem ao circo, o espetáculo começará, no palco os políticos, os comerciantes políticos, os oportunistas e os políticos de temporada. Neste espetáculo o que menos interessa é a cidade, o bem estar da população e o progresso planejado. O que vemos e ouvimos é a escalada trôpega de participantes do processo político acotovelando-se e atropelando-se uns aos outros, rasgando discursos de outrora, apagando rastros da memória, esquecendo o que escreveram e matando a romântica ideologia, tudo isto em favor do Poder, do poder vaidoso, arrogante, egocêntrico, pedante e mesquinho, que corrompe e cega tanto, que faz as pessoas esquecerem seus passados de histórias políticas, suas palavras, seus discursos, seus comícios, seus programas eleitorais, somente para satisfazer o ego de se deleitar no Poder. Alcançar um cargo eletivo vale tanto? O Poder temporal de um cargo público é tão essencial à natureza humana que o homem tem que matar seu caráter, sua personalidade, seus sonhos e seus princípios para alcança-lo? Começo a achar que os que pensam diferente, fazem parte de uma minúscula minoria. Em prol dos aspirantes a "poderosos temporários" formiga uma multidão de militantes, verdadeiros torcedores, que engolem esta variação constante de alternância de conceitos, que muitos chamam de alianças políticas sob o pretexto de comerem um taco dele. Para muitos os políticos que ontem eram ruins para a cidade, hoje são os melhores, os que hoje são os melhores amanhã não prestarão mais, isto é a conveniência e essência dos políticos atuais que contrariam completamente os históricos de políticos autênticos e naturais que ajudaram a construir a democracia que hoje em São José está uma anarquia. S. José dos Campos vive este momento, as pessoas se assustam e não entendem, mas isto é a nossa política do toma lá, da cá, sem luta, sem discursos, sem amor, sem nada. Vamos assim, quem sabe no futuro o passado possa servir de emblema para os novos que, sem conceito e personalidade, fazem qualquer tipo de jogo para chegar ao perigoso Poder de ser prefeito. Mas, como um profeta arredio e dado as manifestações duras, às vezes sem sentido, mas com o peito apertado de tanto ver as nulidades se aflorarem nesta cidade, com homens de cara de cedro, reluzente e indecentes, digo que, o eleito será uma pessoa, que apesar dos pesares, tem mais sociabilidade e espirito humanitário. Enganam-se(como estão enganados), os que já pensam ocupar o 7º andar., têm que começar pelo sub-solo, não se chega ao último degrau sem escalar o primeiro. Pobres seres, todos mutáveis e perenes... muita água ainda passará por debaixo desta ponte, se a ponte não desabar! Sorte a S. José dos Campos, ela vai precisar muito. "Blog do Antonio Augusto Rebouças e inserções de APNP"
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 26/04/2012 10:19

Nenhum comentário: