sexta-feira, 13 de abril de 2012

HIPÓCRATES E A SECRETARIA DE SAÚDE DE S.J. DOS CAMPOS/SP


NOSSA REGIÃO
Jornal O VALE
April 13, 2012 - 12:36

Falta de médico faz usuário esperar mais de 4 horas por consulta

Pacientes esperam mais de 4 horas por atendimento na UPA do Campo dos Alemães
Thiago Leon
Pacientes que estiveram na UPA do Campo dos Alemães, na zona sul de São José, relatam que estavam sendo encaminhados para o PS da Vila Industrial, na zona leste, porque só havia um médico para atender emergências
São José dos Campos
Pacientes que foram procurar atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Campo dos Alemães, na zona sul de São José dos Campos, tiveram que esperar por mais de quatro horas para serem atendidos na manhã desta sexta-feira.

Segundo eles, havia apenas um médico para atender todos os casos de emergência e alguns estavam sendo encaminhados para o Pronto-Socorro da Vila Industrial, na zona leste, ou seja, do outro lado da cidade. Os pacientes se revoltaram.

A auxiliar de limpeza, Ednilda Raimunda da Silva, 41 anos, que acabou de ter um filho esteve na UPA com sintomas de virose e não foi atendida. "Eu estou amamentando,  meu filho tem só um mês de idade, estou com medo de passar o que eu tenho para ele. Cheguei aqui e me disseram que estava sem médico, que era para eu ir para o PS da Vila. Para quem tem carro é fácil, mas eu não tenho", reclamou.

Já o  motorista A.D., 25 anos - que preferiu não se identificar - conta que sua mulher chegou a desmaiar dentro do hospital e nem assim foi atendida de imediato. "Eu deixei minha  esposa aqui às 7 horas, ela chegou a vomitar e desmaiar e ninguém fez nada. Ela só foi chamada às 11h30", disse.

O aposentado Cláudio Malta, 55 anos, foi levar a mãe que sentia dores no peito e foi e também foi aconselhado a levá-la para o PS da Vila. "Minha mãe tem 70 anos e problema de coração inchado, ela chegou aqui com dor no peito e falaram para eu ir para a Vila", contou indignado.

Procurada por O VALE, a Secretaria de Saúde ainda não se posicionou quanto ao assunto.

A Secretaria de Saúde ( saúde???) de S. José dos Campos/SP é administrada por pessoas insensíveis, que recebem orientação totalmente contraditória aos princípios do cristianismo. São fatos como da reportagem que dá-nos a dimensão escandalosa e aterrorizante de como o povo, a população é tratada nesta cidade. E os ingênuos joseenses acreditam no juramento dos médicos e do secretário de saúde, deste município, conhecido por Juramento de Hipócrates., leiam o texto abaixo e cheguem as suas conclusões: Texto do juramento Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higeia e Panaceia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes. Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva. Conservarei imaculada minha vida e minha arte. Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam. Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados. Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça. — Hipócrates O Juramento de Hipócrates foi atualizado em 1948 pela Declaração de Genebra, a qual vem sendo utilizada em vários países por se mostrar social e cientificamente mais próxima da atual realidade .
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 13/04/2012 13:58

Nenhum comentário: