segunda-feira, 2 de abril de 2012

GAFISA E TENDA: PREJUÍZOS E COMPRADORES " ESQUECIDOS"


Empresas

Gafisa tem prejuízo líquido R$ 1,09 bi em 2011 por ajustes

O resultado, segundo a empresa, foi decorrente principalmente por causa da aquisição da Tenda

Empreendimento da construtora Gafisa
Empreendimento da construtora Gafisa. Prejuízo de 1,093 bilhão de reais em 2011 (Folhapress)
A Gafisa encerrou o ano passado com prejuízo líquido de 1,093 bilhão de reais, comparado a lucro de 416,05 milhões de reais em 2010, conforme dados divulgados no domingo, em meio à tentativa da companhia de revisar sua estrutura e suas operações para retornar ao crescimento.
A construtora e incorporadora apresentou números preliminares, justificando que, após realizar "profunda análise dos impactos econômicos das mudanças estratégicas adotadas e da revisão orçamentária requerida (...) os auditores vão necessitar de tempo adicional para completar seus trabalhos".
Os dados consolidados auditados e incluindo resultados do quarto trimestre devem ser divulgados até 9 de abril.
O prejuízo em 2011, segundo a empresa, foi decorrente principalmente de ajustes de 889,5 milhões de reais, sendo 69% equivalente à Tenda -unidade voltada ao segmento econômico que, desde que foi adquirida pela companhia, vem impactando os resultados do grupo- e 31% à Gafisa.
No quarto trimestre, a Gafisa informou ter feito reajuste de orçamento de custos de construção no valor de 587 milhões de reais, equivalente a 6% da base original de custos total. Segundo a empresa, empreendimentos executados por terceiros e franqueados representaram 49% dos desvios preliminares de custos, 26% estão em regiões que foram descontinuadas e 25% por construções gerenciadas internamente. Com isso, o impacto nos resultados do trimestre foi de 440,9 milhões de reais.
A construtora informou ainda ter realizado análise detalhada da carteira de recebíveis de Tenda.
"A Gafisa realizou alterações significativas em sua estrutura e gestão que posicionam a companhia para o desenvolvimento no longo prazo e para um melhor desempenho financeiro. Os resultados financeiros consolidados do ano refletem as ações corretivas necessárias, como a redução do negócio Tenda, o destrato com potenciais proprietários de imóveis que já não se qualificavam mais para financiamento bancário e um foco geográfico reduzido", afirmou a companhia no balanço.
A revisão orçamentária de custo de construção dos segmentos Tenda e Gafisa, segundo a empresa, ocorreu por meio de foco nas regiões geográficas onde há maior controle de sua cadeia de suprimentos.
"Apesar dos impactos terem sido relevantes, não houve impacto no nosso fluxo de caixa atual, e nossa liquidez se mantém suficiente para cumprirmos com nossas obrigações e executarmos nosso novo plano estratégico", acrescentou a Gafisa no documento.
(Com agência Reuters)

Nenhum comentário: