sexta-feira, 9 de março de 2012

VEREADORES FURAM FILA DO SUS



Vereadores de Sorocaba, SP, 'furam filas' no atendimento da saúde

Quem procura a ajuda de um vereador consegue consulta mais rápido.
Parlamentares disseram que apenas questionam Secretaria sobre demora.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Para a maioria dos moradores de Sorocaba, interior de São Paulo, conseguir consulta com um médico especialista do SUS (Sistema Único de Saúde) é algo que pode demorar até um ano. Mas, para as pessoas que têm contato com alguns vereadores da cidade, esse tempo de espera praticamente não existe.


A reportagem do Tem Notícias apurou que alguns parlamentares de Sorocaba têm feito uso do cargo para driblar a fila de espera do SUS, beneficiando moradores que os procuram.


Os vereadores emitem ofícios à Secretaria da Saúde nos quais pedem agilidade na marcação de consultas ou exames com especialistas. A reportagem teve acesso a estes documentos. O vereador Cláudio do Sorocaba 1 (PR) pede, em ofício enviado à Secretaria da Saúde, a consulta com um “especialista em glaucoma”. Uma das assessoras de Cláudio explica como funciona a “ajuda” parlamentar. Segundo ela, enquanto no SUS há uma fila única, com o vereador dá para “pegar um atalho”.


No documento emitido em nome do parlamentar Pr. Luís Santos (PMN), há a ressalva de que a consulta com o cardiologista precisa ser “urgente”. Já o vereador Emílio Souza de Oliveira pede que a consulta com um especialista seja adiantada. Em conversa, o vereador explica como é fácil furar a fila do SUS: “É feito um ofício no meu gabinete. Eu subo lá, assino e já encaminho. Tudo muito rápido”.


O parlamentar Francisco Moko Yabiku (PSDB) solicita, em um único documento, consultas e exames para nove pessoas. O presidente da Câmara, José Francisco Martinez, também faz uso do cargo para pedir o agendamento de uma consulta com um ortopedista.


Imoral
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) diz que este tipo de atitude é imoral. “O problema começa a partir do momento em que há privilégios de uns em prejuízo da grande maioria. O cidadão comum, que procura o SUS, enfrenta fila de três meses, seis meses, um ano, enquanto os que procuram o vereador acabam passando na frente, tendo um atendimento prioritário, sem enfrentar fila”, afirma Alexandre Ogusuku, presidente da OAB em Sorocaba. Para Ogusuku, a  questão precisa ser levada ao Ministério Público, “para que se apurem as responsabilidades de cada um dentro deste processo”.


O prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi (PSDB), diz que não há reserva de vagas para atender os vereadores. “Isso não é incentivado por nós, mas é uma forma de fazer com que o SUS tenha não apenas uma ampliação do acesso para as pessoas, mas também tenha a governabilidade necessária. Então o vereador tem influência, sim, queiramos ou não. Isso existe em todos os lugares do mundo. Mas não existem cotas para vereador X ou Y.”


Resposta dos vereadores
Em nota enviada à reportagem, os vereadores citados negaram fazer uso do cargo para privilegiar alguns moradores. Segundo eles, há apenas o “encaminhamento dos casos que chegam para a avaliação da Secretaria da Saúde”.


O Presidente da Câmara, José Francisco Martinez (PSDB), disse que, em seu gabinete, "nenhum ofício é expedido para obter qualquer privilégio no atendimento médico". Segundo ele, quando recebe alguma reclamação por parte de moradores, procura a Secretaria da Saúde apenas para saber as causas da demora e para que sejam tomadas as providências necessárias, visando “sanar as falhas”, e que tudo isso é documentado de forma transparente.


http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2012/03/vereadores-de-sorocaba-sp-furam-filas-no-atendimento-da-saude.html

Nenhum comentário: