sábado, 17 de março de 2012

TUCUMÃ, DINHEIRO SOCIAL USADO EM MANAUS


Manauenses criam moeda própria com nome de fruta amazônica

Moradores da Zona Sul fazem compras com moeda chamada tucumã.
Nome homenageia forma como era conhecido bairro Morro da Liberdade.

Do G1 AM

Moeda utilizada é uma iniciativa do Ministério do Trabalho.  (Foto: Reprodução/TV Amazonas)Moeda utilizada é uma iniciativa do Ministério do Trabalho (Foto: Reprodução/TV Amazonas)
Os moradores do bairro Morro da Liberdade, na Zona Sul de Manaus, aderiram a uma nova maneira de realizar trocas e compras. Em seis meses, o comércio local já movimentou mais de dois mil tucumãs, o nome da nova moeda utilizada no banco comunitário Liberdade.
A iniciativa tem a participação de 59 comerciantes que identificam os estabelecimentos com um adesivo da fruta amazônica. Segundo os moradores mais antigos, o nome homenageia o bairro, que era chamado de "Morro dos Tucumãs" devido a grande quantidade de árvores existentes no local. A agência bancária comunitária representa uma alternativa para os moradores que apontam o projeto como uma conquista e fonte geradora de empregos.
 As cédulas são de valores entre 50 centavos até de 10 reais. O dinheiro social tem o mesmo valor na hora da troca e quem utiliza o tucumã tem 10% de desconto em compras nos estabelecimentos credenciados.
De acordo com o coordenador do banco, Aidenor Maciel, a meta é que todos os pequenos e grandes comércios locais passem a utilizar a moeda para que o dinheiro circule no bairro. "Os bancos tradicionais não querem vir para o Morro da Liberdade porque já existem agências no bairro do Educandos, mas é distante para os nossos moradores. Quando as pessoas recebem o dinheiro, a tendência é utilizá-lo em supermercados do outro bairro e o nosso comércio fica fraco", afirmou o comerciante.
Preparo da tapioca com tucumã (Foto: Ana Graziela Maia/G1AM)Tucumã é utilizado em diversas receitas regionais
(Foto: Ana Graziela Maia/G1AM)
Depois da instalação do banco comunitário na Agência de Desenvolvimento Social local, foram implementados uma base do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e centros de formação profissional. As iniciativas são coordenadas pelos comunitários com auxílio de associações, igreja católica, liga desportiva, secretaria municipal de trabalho e Grêmio Recreativo Escola de Samba do Reino Unido da Liberdade.

O banco comunitário é um projeto do Ministério do Trabalho e da Justiça. A iniciativa está presente em diversas comunidades brasileiras e passaram a contar também com o apoio da prefeitura da cidade.

Nenhum comentário: