sábado, 17 de março de 2012

SÍRIA - ASMA E AS SUAS LUXUOSAS COMPRAS


Síria bombardeada; e primeira-dama só pensa em comprar

E-mails divulgados por jornal mostram real preocupação da mulher de Assad

O ditador Bashar Assad e a sua mulher Asma
O ditador Bashar Assad e a sua mulher Asma (Reuters)
Enquanto o mundo assistia escandalizado ao bombardeio das forças armadas sírias em Homs, na segurança da sua casa o ditador Bashar Assad e a sua mulher, Asma, faziam compras de luxo. Arquivos divulgados pelo jornal Guardian revelam que o casal gastou muito dinheiro pela internet no último ano. Alheios às mortes e destruições que aconteciam em seu país, Asma escolhia artigos de design e vestimentas caras de lojas de Paris e Londres, enquanto o marido comprava músicas e filmes pelo iTunes.
Em 3 de fevereiro, quando a oposição contava mais de 200 mortos no "massacre de Homs" e um dia antes de o Conselho de Segurança da ONU ter programado uma reunião sobre a Síria, a primeira-dama perguntava a uma amiga se deveria comprar sapatos Christian Louboutin que custavam até 7.000 dólares (12.600 reais) cada par. "São peças realmente icônicas para a primavera e de estilos fabulosos", diz ela no e-mail.
Divulgação
Sapatos Christian Louboutin
Sapatos Christian Louboutin
Dois dias depois, morteiros e foguetes choveram sobre Homs, após o Conselho de Segurança não conseguir aprovar uma resolução para conter a violência. Paralelamente, o presidente Assad enviava por e-mail à mulher letras de música e arquivos de áudio - inclusive uma canção do cantor country Blake Shelton - seguida das palavras: "Deus me deu você para os altos e baixos, Deus me deu você para os dias de dúvida".
Artes plásticas - Em uma troca de e-mails com um vendedor de arte em Londres, Asma, aparentemente usando um nome falso, pergunta o preço de seis obras. O comerciante respondia que os trabalhos custavam entre 5.000 e 10.500 libras (de 14.000 a 30.000 reais). No mesmo dia, em 28 de outubro, os manifestantes sírios realizavam um grande protesto na cidade de Hama, em que pediam o fim da era Assad.
Asma também teria gastado 10.000 libras (28.500 reais) em castiçais, mesas e candelabros de Paris, 2.600 libras (7.400 reais) em um vaso e pedido a um auxiliar para comprar um novo jogo de fondue na loja virtual americana Amazon. A mulher síria nascida e criada em Londres também teria tentado obter descontos e reaver parte do imposto pago em mercadorias.

Nenhum comentário: